18/10/2026 22:48:10
https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/14100/

Entre municípios acima de 50 mil habitantes, Lucas do Rio Verde é o que mais cresceu no Centro-Oeste e o 2º no Brasil

Segundo estimativa do IBGE, cidade passou de 92.256 habitantes em 2024 para 95.792 em 2025, um aumento de 3,83%
Por Ascom Prefeitura/Olga Kunze
01/09/2025 10:28

(Foto: Ascom Prefeitura/Anderson Lippi)


Ajustar tamanho da fonte:

Lucas do Rio Verde segue em ritmo acelerado de crescimento populacional e desenvolvimento. Segundo atualização da estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada na última semana, o município passou de 92.256 habitantes em 2024 para 95.792 em 2025, um aumento de 3,83% – o maior percentual do Centro-Oeste e o segundo maior do Brasil entre cidades com mais de 50 mil habitantes. No país, ficou atrás apenas de Barra Velha (SC), com 4,20%. 

A análise é da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade. Os dados reforçam que o avanço populacional é resultado de um conjunto de investimentos estratégicos em infraestrutura, geração de emprego, inovação e serviços públicos de qualidade.

Sob a gestão do prefeito Miguel Vaz, Lucas do Rio Verde consolidou pilares importantes, entre eles: educação, saúde, segurança pública, habitação e inovação. Programas como o Ser Luverdense Habitação já possibilitaram mais de 4 mil oportunidades de moradia popular nos últimos quatro anos, fortalecendo o compromisso com a qualidade de vida da população.

Reconhecida como “Capital da Agroindústria” e “Cidade de Oportunidades”, a cidade é referência na agregação de valor às commodities agrícolas, impulsionando a economia local e gerando emprego e renda. O município também se destaca pelo sólido crescimento econômico, pelos excelentes índices educacionais e pelo constante investimento em saúde, que sempre supera o mínimo exigido por lei.

Na área de segurança pública, Lucas do Rio Verde se tornou referência ao implantar, em 2023, a primeira Guarda Civil Armada de Mato Grosso, autorizada pela Polícia Federal. A corporação atua de forma integrada às forças de segurança, após rigoroso treinamento, e conta com apoio de um moderno sistema de videomonitoramento. Atualmente são cerca de 400 câmeras instaladas, reforçando a proteção da população e contribuindo para atrair novos investimentos.

Outro destaque é o InPacto Lucas, um pacto pela inovação que posiciona o município como protagonista em inovação e prevê metas ambiciosas para tornar Lucas do Rio Verde uma referência internacional em economia verde na próxima década, alinhando crescimento econômico e sustentabilidade.

Além dos muitos avanços, os desafios acompanham o crescimento populacional. Demandas de novas escolas, creches, unidades de saúde e habitação popular são constantes. 

Projetos estratégicos como o contorno viário, a implantação de uma Zona de Processamento de Exportação (ZPE), a duplicação em andamento da BR-163, a chegada das ferrovias e da Universidade Federal de Mato Grosso são considerados fundamentais para sustentar o ritmo de desenvolvimento e consolidar Lucas do Rio Verde como um dos principais polos econômicos e logísticos do Brasil.

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, PLANEJAMENTO E CIDADE GABINETE
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


18/10/2026 12:17

“O Mágico de Oz” valoriza artistas locais e aproxima comunidade da cultura em Lucas do Rio Verde

Espetáculo reuniu alunos das oficinas culturais em duas apresentações no fim de semana


16/10/2026 12:21

Lucas do Rio Verde prorroga prazo para agricultores participarem do PAA

Nova data permite que agricultores familiares entreguem os documentos até 21 de outubro


16/10/2026 11:15

Obras de ampliação da UBS Bandeirantes serão concluídas em até 60 dias

O projeto contempla a ampliação em quase 200 m², a reforma e readequação dos espaços


15/10/2026 11:17

Cemitério municipal terá horário especial para visitação no Dia de Finados em Lucas

Serviços de construção e reforma serão suspensos a partir de 23 de outubro; nos dias 31 de outubro, 1º e 2 de novembro, os portões ficarão abertos das 6h às 18h


15/10/2026 10:06

Restaurante do Trabalhador supera 500 mil refeições servidas em Lucas do Rio Verde

Parceria entre a Prefeitura e o Sesi MT garante alimentação acessível aos trabalhadores há dois anos e sete meses; unidade também recebeu ação gratuita de saúde


15/10/2026 10:05

Natal da Esperança 2026: inscrições para comercialização de alimentos e bebidas seguem até 23 de outubro

Seleção contemplará oito empresas; o evento será realizado de 5 de dezembro a 3 de janeiro de 2027


14/10/2026 14:33

Cultura apresenta o espetáculo “O Mágico de Oz” nesta sexta (16) e sábado (17) em Lucas do Rio Verde

Adaptação do clássico da literatura infantil será encenada por alunos da Oficina de Teatro, na Câmara Municipal


14/10/2026 11:01

Atleta do Programa Viva Lucas conquista medalha de bronze no Brasileiro Interclubes Sub-16 de Atletismo

Ruan Cristian garantiu o terceiro lugar na prova dos 1.000 metros, enquanto Maria Luisa ficou entre as dez melhores atletas do país na mesma modalidade


14/10/2026 08:17

Pesquisa social sobre esgotamento sanitário teve início nesta terça-feira (13) em Lucas

Questionário levantará informações socioeconômicas dos moradores e integra o Trabalho Social vinculado às obras de saneamento


13/10/2026 15:36

Desafio Agro de MTB chega à última etapa com Prova da Soja em Lucas do Rio Verde

Competição será realizada no dia 15 de novembro, com percurso de 45 quilômetros


13/10/2026 14:53

Lucas do Rio Verde revisa Plano Diretor com visão estratégica para as próximas décadas

Cinco leis complementares foram sancionadas, com mudanças na expansão urbana, no sistema viário, no zoneamento e nas regras para novos loteamentos