19/05/2024 10:58:08

Equipes de Lucas do Rio Verde e Tapurah participam de curso sobre qualificação da gestão pública

A qualificação faz parte do 1º módulo do Programa Quali-MT Gestão Pública
Por Ascom/Francieli Cela
09/10/2013 11:05

(Foto: )

hamid.soltani

Com o objetivo de qualificar a gestão pública, servidores da Prefeitura de Lucas do Rio Verde e de Tapurah estão participando hoje (09) de uma capacitação oferecida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-MT), no Paço Municipal.

A capacitação faz parte do 1º módulo do Programa Quali-MT Gestão Pública Ciclo 2013 da categoria Cristal. O programa está alinhado ao Prêmio Nacional da Gestão Pública, que é desenvolvido pela Secretaria de Gestão Pública do Governo Federal.

De acordo com o consultor do Senai, Paulinho Waldemar Schneider, o treinamento repassa para os facilitadores (servidores) as informações sobre o programa e como vai atuar nas instituições. “Vamos mostrar as vantagens e desafios voltados à implantação do programa na gestão pública, princípios constitucionais, responsabilidade fiscal, atendimento e muito mais”, ressaltou Schneider.

Desde 2007, o Programa Quali-MT é implantado em empresas privadas e, a partir desse ano, o Senai-MT está implantando nas prefeituras que se inscreveram para participar dos projetos.

Schneider destacou que o programa busca que a gestão pública alcance todos os critérios do Modelo de Excelência em Gestão Pública (MEGP). “Esta é uma oportunidade que as prefeituras têm de inserir no setor público os conhecimentos que o Senai possui sobre o setor privado”, evidenciou o consultor.

A secretária municipal de Planejamento, Gestão e Orçamento, Solimara Moura, ressaltou que o grupo de servidores que está realizando a capacitação vai repassar o aprendizado para todos os setores do poder executivo. “A implantação desse programa vai proporcionar à população um melhor atendimento, com mais agilidade e transparência”, declarou Solimara.

A secretária ainda afirmou que a Prefeitura de Lucas do Rio Verde vai se adequar ao Programa 5S, que tem por objetivo promover mudanças nas atitudes e hábitos dos colaboradores visando a melhoria contínua nos processos, produtos e no ambiente como um todo, garantindo assim a excelência.

O 5S surgiu no Japão no início dos anos 1950. Seus principais papéis são liberar áreas, evitar desperdícios, melhorar relacionamentos, facilitar as atividades e localização de recursos disponíveis. Trata de uma sigla formada pelas iniciais de cinco palavras japonesas: Seiri, Seiton, Seisou, Seiketsu e Shitsuke. No Brasil elas significam Senso de Utilização, Senso de Ordenação, Senso de Limpeza, Senso de Saúde e Senso de Autodisciplina.

As equipes de Lucas do Rio Verde e Tapurah participam também dos próximos módulos do Quali-MT Gestão Pública, que serão realizados no dia 18/10, em Cuiabá, e em 14/11, em Sinop.

18/05/2024 13:35

Maio amarelo: Prefeitura realiza operação sobre segurança no trânsito

Foram 86 veículos abordados e destes, 23 apreendidos.

17/05/2024 14:01

Lucas do Rio Verde: Projeto Municipal abre caminho para construção de estacionamento para caminhões

Proposta visa dar mais qualidade de vida aos trabalhadores do setor de transporte

17/05/2024 13:19