07/05/2026 17:08:01
https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/4234/

Execução orçamentária do 2º quadrimestre de 2014 e Lei Orçamentária Anual de 2015 serão apresentadas no dia 25

As audiências serão realizadas no auditório da Câmara Municipal, às 17h
Por Ascom/Cláudia Sarubo
19/09/2014 16:29

(Foto: Ascom)


Ajustar tamanho da fonte:

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde realizará no próximo dia 25, duas audiências públicas, às 17h. A Controladoria Interna irá apresentar o balanço das atividades referentes ao 2º quadrimestre de 2014. E em seguida, é a vez da população discutir com o poder público a Lei Orçamentária Anual (LOA), exercício 2015. As audiências serão realizadas no auditório da Câmara Municipal.

O controlador interno, Rudimar Rubin, explica que a audiência pública é a oportunidade da população saber em que áreas foram aplicados os recursos públicos nos últimos quatro meses (maio, junho, julho e agosto) deste ano.

Na audiência serão apresentadas as receitas arrecadadas e quanto foi gasto em cada área, incluindo a folha de pagamento do servidor. Segundo ele, além da audiência pública, estabelecida pela Lei de Responsabilidade Fiscal, todos os dados referentes às contas do município estão disponíveis no site do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso.

Se na audiência referente às contas do quadrimestre, a prefeitura presta contas dos investimentos e receitas, na audiência da LOA, o poder público convida a população a participar da elaboração do orçamento do ano seguinte.

De acordo com a secretária municipal de Planejamento, Gestão e Orçamento, Solimara Moura, a Lei Orçamentária Anual é um dos instrumentos de planejamento do poder público, para administrar o município com responsabilidade. “Na LOA, a prefeitura faz uma estimativa das receitas e em cima desse cálculo, são fixados os gastos.”

O orçamento tem como base as receitas provenientes de arrecadação própria, convênios, repasses estaduais e federais e alienação de bens, para o ano de 2015.

Segundo a secretária, a audiência pública é a oportunidade da população participar através de sugestões na aplicação dos recursos. Após essa etapa, o poder público elabora o projeto de lei, encaminha para a Câmara Municipal, onde os vereadores analisam, propõem mudanças quando necessário, discutem com a população, aprovam e encaminham para a sanção do executivo.

Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


07/05/2026 16:51

Equipes da Assistência Social de Lucas do Rio Verde recebem capacitação do Governo de MT

Visita técnica da Setasc destacou bons resultados do município e experiência pode ajudar outras cidades


07/05/2026 16:47

Lucas do Rio Verde abre inscrições para cursos gratuitos em áreas de beleza, gastronomia e liderança

As capacitações serão oferecidas gratuitamente e iniciam ainda no mês de Maio


07/05/2026 16:33

Prefeitura promove encontro e fortalece parcerias para a 5ª Festa do Milho

Evento reuniu patrocinadores, apoiadores e parceiros na manhã desta quinta-feira (7), no Paço Municipal


07/05/2026 15:52

Referência: Comitiva de Rondônia visita Lucas do Rio Verde para conhecer modelo de desenvolvimento e agroindustrialização

Prefeito Miguel Vaz apresentou as potencialidades do município à prefeita de Ariquemes, Carla Redano, destacando infraestrutura, agregação de valor e visão de futuro


07/05/2026 14:46

Segurança reforçada garantirá tranquilidade ao público da 5ª edição da Festa do Milho

Atuação integrada das forças de segurança e equipes de apoio irá assegurar proteção e organização durante todos os dias do evento


07/05/2026 13:46

Educação promove ação para apoiar famílias de alunos atendidos pelo programa Anjos da Escola

Através de cinco encontros, iniciativa visa auxiliar os pais a enfrentar os desafios do cotidiano


07/05/2026 08:28

Supercopa Mato Grosso de Futebol abre inscrições e promete reunir mais de mil atletas em Lucas do Rio Verde

Competição acontece de 9 a 12 de julho, reunindo equipes de várias regiões e observadores de grandes clubes do futebol brasileiro em Lucas do Rio Verde


06/05/2026 17:06

Dr. Giorgio Trentin assume a supervisão da Atenção Primária à Saúde

O anúncio foi realizado na manhã desta quarta-feira (06), pelo secretário Welligton Souto


06/05/2026 16:16

Cerimônia de apresentação dos aprovados no Bolsa Atleta 2026 aconteceu nesta quarta-feira (06)

Programa contempla 12 modalidades esportivas em quatro categorias


05/05/2026 16:06

Atração de investimentos: Lucas do Rio Verde fortalece desenvolvimento econômico com novo complexo logístico

Grupo investiu mais de R$ 50 milhões e deve gerar 165 empregos diretos


05/05/2026 15:40

Número de participantes de corrida de rua cresce em Lucas do Rio Verde e registra recorde de inscritos em uma única etapa municipal

Corrida de outono, marcada para o próximo sábado (9), contará com a participação de 2.200 atletas