04/06/2026 09:38:04
https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/11450/

Familiares recebem homenagem em memória à médica veterinária da UPC

Érica Fernanda de Jesus Fernandes atuou diretamente na castração de mais de 480 cães e gatos e era apaixonada pela causa animal
Por Ascom Prefeitura/Gabriela Corsino
04/04/2023 08:30

(Foto: Rayan Nicacio)


Ajustar tamanho da fonte:

Carinho, acolhimento e saudade foram alguns dos sentimentos possíveis vivenciados na manhã desta segunda-feira (03), durante a sessão na Câmara dos Vereadores. Isso porque um dos momentos foi marcado pela homenagem à memória da médica veterinária Érica Fernanda de Jesus Fernandes, que faleceu no dia 08 de agosto de 2022.

Na ocasião, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente entregou aos familiares da médica veterinária uma placa de homenagem, além de um quadro emoldurado com a Lei Municipal nº 3.484/2023. Com a aprovação do projeto, a UPC passou a se chamar Unidade de Permanente de Castração de Cães e Gatos “Érica Fernanda de Jesus Fernandes”.

De acordo com o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Paulo Nunes, o sentimento de gratidão pelo trabalho da Érica Fernanda é imenso. “Sei que mesmo que eu diga que esse sentimento de dor vai passar, isso pode não acontecer, como foi no caso do meu filho que faleceu há 10 anos, vítima de latrocínio. Sei que a gente pode até se acostumar com a dor, mas passar não dá. A Drª Érica tinha um carinho imenso pelos animais e, em nome do prefeito Miguel Vaz e vice Marcio Pandolfi, resolvemos prestar essa homenagem para alguém que tanto se dedicou em vida pelas causas animais”, pontua.

Como única médica veterinária da UPC, Érica atuou diretamente na castração de mais de 480 cães e gatos e era apaixonada pela causa animal. Ela era entusiasmada pelo projeto, teve papel importante para que a unidade iniciasse os atendimentos em dezembro de 2021 e tinha como propósito aumentar cada vez mais o número de animais castrados mensalmente pela unidade.

Em uso da palavra, a prima de Érica leu uma carta aberta onde, em um trecho, exaltou qualidades expressivas da funcionária pública. “Desejamos que ela brilhe no céu como brilhou na terra, ela foi embora e levou um pedaço de mim, mas sempre te levarei comigo, eu sempre cuidarei da sua mãe e dos nossos ‘dindos’. Deus decidiu te levar antes para junto dele e ser o anjo mais lindo dos afilhados, nós sabemos que você deixou um bom legado, isso não é um adeus, um dia nos reencontraremos”, diz a prima Janaina Fernandes Fontes.

AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


04/06/2026 07:00

Mutirão do CAR Digital acontecerá em Lucas do Rio Verde na próxima semana

Atualizações relacionadas ao Cadastro Ambiental Rural serão apresentadas


03/06/2026 15:56

Curso gratuito na área da beleza abre vagas em Lucas do Rio Verde

As aulas começam no dia 8 de junho e as vagas são limitadas


03/06/2026 15:19

Secretaria de Educação apresenta projeto Green School para famílias de estudantes da rede municipal

Iniciativa tem como objetivo desenvolver competências e habilidades voltadas para a economia verde e o agronegócio


03/06/2026 12:36

Merendeiras de Lucas do Rio Verde vencem Concurso Nacional de Melhores Receitas da Alimentação Escolar

As profissionais, da Rede Municipal de Educação, serão premiadas com R$ 5 mil, e as escolas receberão R$ 8 mil para investir em melhorias na cozinha escolar


03/06/2026 11:18

Associação Antigos Fortes entrega 900 quilos de alimentos para a Assistência Social de Lucas do Rio Verde

Doações ajudarão famílias atendidas pelo município


03/06/2026 10:03

Circuito Bem-estar Viva Lucas: Aulão Junino acontecerá dia 18

Atividades físicas e diversão para toda a comunidade no Lago Municipal Harri Muller


02/06/2026 16:35

Feiras itinerantes impulsionam economia criativa e artesanato luverdense bate recorde de faturamento em 2026

Vendas cresceram cerca de 80% nos cinco primeiros meses de 2026, na comparação com igual período do ano passado.


02/06/2026 15:43

Lucas do Rio Verde participa de encontro regional para fortalecimento das Ouvidorias

Encontro tem como objetivo fortalecer a atuação das Ouvidorias e a troca de experiências


02/06/2026 13:53

UBS Parque das Araras será inaugurada dia 15 de junho

A unidade é de Porte IV, com 1.100 m² de construção e estrutura para abrigar até quatro equipes de saúde


02/06/2026 11:12

Lucas do Rio Verde conquista 54 medalhas no Estadual de Jiu-jitsu disputado em Sorriso

Equipe luverdense garantiu o segundo lugar na classificação geral da competição


02/06/2026 11:08

Equipe da Secretaria de Assistência Social e Habitação participa do 26º Encontro Regional do Congemas Centro-Oeste

Evento reuniu gestores para debater os desafios e os avanços do Sistema Único de Assistência Social