24/05/2024 01:10:05
https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/12820/

Fase municipal dos Jogos Escolares inicia com 31 equipes

Jogos seguem de quarta-feira a sábado em dois espaços esportivos da cidade
Por Ascom Prefeitura/Patrícia Kluge Marchi
11/04/2024 08:10

(Foto: Ascom Prefeitura/)


Ajustar tamanho da fonte:

Teve início nesta quarta-feira (10), os Jogos Escolares – etapa municipal. A competição reúne 31 equipes de escolas da rede municipal, estadual e particular de Lucas do Rio Verde. São ofertadas as modalidades de voleibol, basquetebol, futsal e handebol, para os alunos nascidos de 2010 a 2012.

Ao longo dos próximos dias, os jogos acontecem simultaneamente no ginásio Pimpão e Rio Verde.

A realização dos Jogos Escolares tem como objetivo selecionar as equipes destaques para participar dos Jogos Escolares Mato-grossenses – Etapa Regional Centro Norte (modalidades coletivas) que acontecerão de 26 de abril a 1ºde maio em Lucas do Rio Verde.

A competição é realizada pela Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer e Secretaria de Educação, possibilitando o incentivo a atividade esportiva desde a sala de aula. “O esporte ocupa um espaço importante dentro das unidades escolares e desde o início da gestão sempre procuramos fazer com que o esporte tivesse esse espaço de destaque, de envolvimento e de engajamento dos estudantes”, completou a Secretária de Educação, Elaine Lovatel.

 De acordo com Elaine, o trabalho em conjunto permite que o aluno receba orientação técnica e prática nas modalidades esportivas ofertadas e incentiva a busca por novos desafios. “É dentro da escola onde o estudante tem contato com as modalidades esportivas. Ele vai ter o professor que vai incentivar, vai estimular as habilidades que ele precisa desenvolver. Então é dali que saem os grandes jogadores, as pessoas que acabam optando como uma profissão ou dedicar mais tempo do seu dia no esporte”, disse a secretária.

“Essa era uma demanda do prefeito Miguel Vaz, que queria incentivar o esporte escolar e essa parceria que foi feita com a educação foi o primeiro passo que demos para reativar o esporte nas escolas e incentivar as unidades a participar da competição. O município investiu, trouxe jogos para dentro de casa, incentivando e os professores abraçaram a causa e começaram a investir nos seus treinamentos. Tudo isso foi possível com essa parceria que fizemos com a educação”, disse o secretário de Esporte e Lazer, Andre de Matto.

O prefeito Miguel Vaz destacou o envolvimento de todas as escolas na competição, que vem crescendo ano após ano. “Gratificante ver a evolução do esporte através desse movimento. Pude observar que temos não só a rede municipal participando, mas sim a rede pública estadual e também a rede privada. Esse envolvimento me alegra muito”, concluiu o prefeito Miguel Vaz.

Crescimento

No início desta gestão, o esporte foi colocado como uma das prioridades da Prefeitura de Lucas do Rio Verde. A criação das escolinhas esportivas, inseridas no Programa Viva Lucas, com contratação de professores reforçou a secretaria e o incentivo ao esporte.

Nos últimos três anos, o número de equipes participantes dos Jogos Escolares Municipais, passaram de duas para mais de 30 inscritas em 2024. A novidade também para essa edição é a realização dos jogos no período escolar, como explica Andre de Matto.

“Este será o primeiro ano que vamos fazer um modelo diferente da gestão dos jogos. Hoje após três anos a vemos um evento de grande porte sendo 12 escolas participando de forma direta da competição. Então, realmente estamos muito felizes por esses resultados”, comemora André.

 


 

ESPORTE E LAZER
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


23/05/2024 15:42

Inscrições abertas para cursos de pós-graduação pela UAB/UFR

O valor da taxa de inscrição é de R$ 80


23/05/2024 12:00

Festival Artes e Cores acontece neste domingo (26)

Evento cultural gratuito será realizado na praça do bairro Vida Nova


23/05/2024 11:03

Prefeitura de Lucas do Rio Verde abre seletivo para contratação de terapeutas ocupacionais

Inscrições estarão abertas até o dia 27 de maio


23/05/2024 09:02

Saúde orienta sobre uso de cigarros eletrônicos

A Vigilância Sanitária segue notificando os estabelecimentos sobre a nova legislação e orientação para os estabelecimentos locais


23/05/2024 08:56

Lucas do Rio Verde ganha 13 medalhas em Campeonato Centro-Oeste Mirim e Petiz

Agora o projeto se prepara para a próxima competição nas Capitais Recife (PE) e Salvador (BA)


22/05/2024 17:03

Programa Educacional de Resistência às drogas forma mais 235 estudantes da rede municipal

Aulas contaram com disciplinas de combate à violência, como identificar drogas e situações de risco


22/05/2024 11:45

Reforma da nova sede do Museu Histórico entra na etapa final

Espaço será entregue à população nos próximos meses


22/05/2024 10:20

Lucas do Rio Verde recebe 3ª etapa do campeonato estadual de BMX

Prova acontece neste sábado (25) com participação de 144 atletas da região


21/05/2024 16:40

1ª Feira de Economia Criativa e Antiguidades acontece neste sábado (25)

Evento será realizado no Lago Ernani José Machado, partir das 15h


21/05/2024 16:29

Lucas do Rio Verde é o município mais alfabetizado de Mato Grosso, aponta IBGE

Dados do Censo Demográfico 2022 foram publicados na última sexta-feira (17)


21/05/2024 16:12

Palestra técnica marca abertura do Mutirão do CAR Digital

Ação promovida pela SEMA segue até 23 de maio, das 8h às 17h, na UnilaSalle