28/02/2026 03:56:00
https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/770/

FIQUE ATENTO E CONFIRA SEUS DIREITOS NO CASO DE DESISTÊNCIA DE CURSO

A superintendente de Defesa do Consumidor, Gisela Simona Viana de Souza alerta que caso o aluno saiba que não irá freqüentar o curso em que realizou a matrícula, deverá pedir o reembolso do valor o qu
Por Ascom/Procon-MT
19/02/2010 16:49

(Foto: )


Ajustar tamanho da fonte:

hamid.soltani

 

Após o período de euforia da divulgação dos aprovados nos inúmeros vestibulares do país, tem início o período de matrículas. O aluno que passou para mais de uma universidade tem que optar por uma das vagas e isso significa, muitas vezes, em desistir da matrícula já feita em uma universidade particular. Nesse caso, confira as dicas do Procon Estadual sobre os seus direitos na desistência do curso.
 
A instituição de ensino é obrigada a devolver o que foi pago pela matrícula se a desistência ocorrer antes do início do período letivo. O aluno está resguardado mesmo se houver no contrato a previsão de que o valor não será restituído, pois esta é uma cláusula abusiva, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor (CDC). Mas, o contrato pode prever multa de até 10% do valor proporcional aos meses restantes, no caso de cursos semestrais, ou até o final do ano, no caso dos cursos anuais.
 
Já se as aulas tiverem começado, o entendimento é que o consumidor perde o direito ao reembolso da matrícula, assim como o valor pago pelas mensalidades do período cursado. Independente do pedido de desistência, a aplicação da multa é a mesma. Essas medidas valem para cursos universitários, do ensino fundamental e médio e para cursos extracurriculares.
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


27/02/2026 13:15

Prefeitura de Lucas do Rio Verde apresenta prestação de contas do 3º quadrimestre de 2025

Audiência pública aconteceu na última quinta-feira (26), na Câmara de Vereadores


27/02/2026 11:56

Cadastro Único em Lucas atinge 92% de atualização e fortalece atendimento às famílias

Mais de 11 mil famílias estão cadastradas no município e 97% dos beneficiários do Bolsa Família estão com dados em dia


27/02/2026 09:48

Equipe da Secretaria de Esporte participa de Fórum Estadual

A programação incluiu palestras, painéis temáticos e momentos de integração entre os participantes


26/02/2026 14:33

Lucas do Rio Verde reúne rede de enfrentamento e reforça como atender mulheres vítimas de violência

Encontro também serviu como capacitação para orientar novos integrantes sobre como agir diante de um pedido de ajuda


26/02/2026 06:58

Prefeitura apresenta prestação de contas do 3º quadrimestre de 2025 nesta quinta (26)

Audiência pública acontecerá na Câmara Municipal de Lucas do Rio Verde, às 17h


25/02/2026 18:22

Show Safra é oficialmente lançado com apoio da Prefeitura de Lucas do Rio Verde

Espaço contará com programação especial da agricultura familiar e secretarias de Educação, Agricultura e Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade e Segurança Pública


25/02/2026 15:10

Prefeitura e Senac abrem inscrições para curso gratuito de noções básicas das rotinas administrativas

O curso tem início dia (02) de março e oferece 20 vagas gratuitas


24/02/2026 13:46

Oferta do contraceptivo intradérmico reduz em 35% o número de adolescentes grávidas

O método está disponível gratuitamente em todas as unidades básicas de saúde de Lucas do Rio Verde


24/02/2026 10:44

Inscrições abertas para 14ª Copa de Futsal 2026

A competição terá início no dia 21 de março no Ginásio Rio Verde


24/02/2026 10:43

Aula inaugural marca o início das atividades do curso superior de Tecnologia em Agrocomputação em Lucas do Rio Verde

O curso é ofertado pela Universidade do Estado de Mato Grosso, em parceria com a Prefeitura


24/02/2026 08:49

Do agro à mesa: Aula Show dá inicio ao 1º Circuito Gastronômico e coloca Lucas no radar da gastronomia mato-grossense

Evento reuniu empresários e lideranças em ação estratégica que une setor produtivo, cultura, turismo e desenvolvimento econômico