26/07/2026 23:40:57
https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/2873/

Gestão e financiamento da assistência social serão discutidos em conferência amanhã (21)

O encontro tem como objetivo discutir com a população e levantar propostas que possam contribuir para o desenvolvimento das políticas públicas de assistência social em todo o Brasil.
Por Ascom/Marcello Paulino
20/06/2013 14:59

(Foto: )


Ajustar tamanho da fonte:

hamid.soltani

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde e o Conselho Municipal de Assistência Social realizam amanhã (21), a V Conferência Municipal de Assistência Social. O encontro será realizado no auditório da Câmara de Vereadores, com início às 13h.

Realizada a cada dois anos, a conferência tem como objetivo discutir com a população e levantar propostas que possam contribuir para o desenvolvimento das políticas públicas de assistência social em todo o Brasil.

Este ano, o encontro traz como tema “A Gestão e o Financiamento na Efetivação do Sistema Único de Assistência Social (Suas)” e as discussões serão baseadas em seis aspectos: O financiamento obrigatório da assistência social; Gestão do Suas; Gestão do trabalho; Gestão dos serviços, programas e projetos e a Regionalização dos serviços.

De acordo com a secretária municipal de Cidadania e Habitação, Janice Ribeiro, a conferência é a oportunidade da população discutir e propor ideias que possam melhorar o atendimento na rede de assistência social. “As melhores propostas, assim como os delegados que serão eleitos, irão representar o município na conferência estadual que acontece em setembro em Cuiabá.”

No encontro estadual, as ideias apresentadas por todos os municípios de Mato Grosso são novamente discutidas e votadas. As melhores serão encaminhadas para a conferência nacional, marcada para dezembro em Brasília.

Na capital federal, os melhores projetos de todo o Brasil são novamente discutidos e votados. As melhores sugestões serão implantadas e retornam aos municípios como projetos de lei, beneficiando toda a população.

Programação

12h30 - Credenciamento

13h - Cerimônia de abertura

13h20 – Apresentação cultural – Projeto “Educando para a Vida”, parceria Prefeitura de Lucas do Rio Verde e Instituto Padre João Peter

13h30 - Leitura e a00provação do Regimento Interno da V Conferência Municipal de Assistência Social

13h45 - Resgate das deliberações da última Conferência Municipal de Assistência Social

14h - “Explanação sobre o “ A Gestão e o Financiamento na Efetivação do SUAS” - Palestrante: Eliana Cristina Teixeira da Silva (secretária adjunta de Cidadania e Assistência Social)

15h10 - Debate

15h40 - Coffee break

16h - Trabalhos em grupo

17h - Apresentação e votação das propostas

17h50 - Eleição dos Delegados para a Conferência Estadual de Assistência Social

18h – Encerramento.

Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


24/07/2026 10:24

Mais de 400 jovens participam do juramento à Bandeira em Lucas do Rio Verde

Ato cívico marcou uma nova etapa na vida dos jovens luverdenses


24/07/2026 10:04

Programa de Recuperação Fiscal da Prefeitura de Lucas está disponível

Contribuintes podem quitar débitos com descontos em juros e multas ou parcelar em até 48 vezes


24/07/2026 09:11

Secretaria de Educação promove capacitação para professores e gestores da rede municipal

Durante o encontro, foram discutidas ações que serão desenvolvidas no segundo semestre


23/07/2026 10:38

Ação beneficente arrecada mais de 4,3 toneladas de alimentos e repassa doações à Assistência Social

Cerca de 150 cestas básicas serão destinadas às famílias atendidas pelos Cras.


23/07/2026 08:00

Terceira etapa do Circuito Municipal de Corridas de Rua abre inscrições nesta sexta-feira (24)

A Corrida de Inverno terá o limite máximo de  2.300 participantes


23/07/2026 06:00

“Cineminha” da Cultura leva entretenimento e incentivo à leitura ao Jaime Seiti Fujii

Segunda edição ocorrerá nesta sexta-feira (24), com o objetivo de aproximar as crianças da biblioteca, além de oferecer opção de lazer à comunidade


22/07/2026 13:11

Lucas do Rio Verde conquista Selo Caixa Safira em Gestão Sustentável e alcança maior pontuação de Mato Grosso

Município obteve 84 pontos na avaliação da Caixa Econômica Federal e se consolida como referência estadual em governança, transparência e gestão pública eficiente


21/07/2026 17:02

Corrida “O Semeador” abre inscrições nesta quarta-feira (22)

Participantes poderão optar por 5k, 10k ou 21k


21/07/2026 16:54

Secretário de Saúde Welligton Souto anuncia nova coordenação do Espaço Saúde e Regulação

Os serviços serão coordenados pela servidora Juliana Reinheimer, que há mais de um ano atuava como médica reguladora


21/07/2026 15:55

Lucas do Rio Verde inicia período proibitivo das queimadas e reforça ações de prevenção durante a seca

Período começou em 1º de julho e segue até 30 de novembro


21/07/2026 13:35

Linhas 400B e 800B terão alterações de rota, pontos de embarque e horários a partir desta terça-feira (22)

Linhas 400B e 800B terão alterações de rota, pontos de embarque e horários a partir desta terça-feira (22)