22/10/2026 13:07:00
https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/9782/

Gestão Municipal reorganiza e melhora fluxo de atendimento nos PSFs

Secretaria de Saúde orienta sobre medidas adotadas para garantir suporte necessário aos luverdenses
Por Ascom Prefeitura/Carolina Matter
20/01/2022 17:11

(Foto: Ascom Prefeitura/Rayan Nicacio)


Ajustar tamanho da fonte:

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Saúde, orienta sobre a reorganização do fluxo de atendimento dos PSFs e outros serviços de saúde a partir da próxima segunda-feira, dia 24 de janeiro. Medidas internas estão sendo adotadas para melhorar os serviços e garantir o suporte aos luverdenses.

Os atendimentos da Atenção Básica serão mantidos nos PSFs, que já adotam os protocolos necessários para fazer o acolhimento dos pacientes, separando os sintomáticos respiratórios dos demais.

Para testagem de Covid, são encaminhados aqueles que tiverem entre 3 a 5 dias de sintomas. Se o resultado do exame for positivo, o paciente é encaminhado ao PAM para avaliação e conduta. Com testagem negativa ou pacientes fora do período hábil de testagem, a avaliação será feita no próprio PSF.

Como forma de organizar o fluxo, a secretaria informa ainda que estão suspensos os grupos de atividades coletivas e as reuniões de equipe nas unidades básicas. Os atendimentos odontológicos se manterão para urgências, puericulturas/teste da linguinha e gestantes. Serão mantidas as consultas de puericultura a primeira, a de 6 meses e a de 1 ano. Os testes rápidos para ISTs serão realizados apenas por solicitação médica e para as gestantes.

A partir da próxima semana também estarão suspensas nos PSFs as coletas dos exames citopatológicos do colo uterino (preventivos), serviço que deverá ser realizado na segunda quinzena de fevereiro em uma ação da prefeitura em parceria com a Carreta do Instituto de Prevenção do Câncer do Hospital do Amor.

Vacinas
As salas de vacina estarão abertas apenas no período da tarde e de forma que algumas unidades realizarão vacinação contra a Covid-19 e outras apenas rotina vacinal, conforme agenda semanal. Com exceção do Tessele, que a sala de vacina funcionará das 7h às 11h, de 24 a 28/01.

TeleLucas
Para auxiliar com as demandas, o TeleLucas voltará a funcionar apenas para casos com sintomas respiratórios. O atendimento será de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 16h.

O teleatendimento médico via WhatsApp havia sido suspenso em outubro do ano passado com a queda significativa dos casos. Na segunda-feira (24) serão divulgados os números para envio de mensagens.

Com a reativação do serviço, o PSF XVI Bieger Cidade Nova estará fechado, pois comportará a equipe do TeleLucas. A população desta unidade será remanejada para atendimento nas unidades I e II, no Rio Verde, e o atendimento do pediatra será transferido para o PSF VII, no Primaveras.
 

SAÚDE
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


22/10/2026 07:48

Obras na BR-163: supressão de palmeiras terá intervenção na Avenida da Produção nesta sexta-feira (23) em Lucas do Rio Verde

Serviço será realizado a partir das 21h pela Nova Rota do Oeste, com isolamento de acostamento próximo ao Posto Sabiá, a partir das 15h, para garantir a segurança durante os trabalhos


21/10/2026 15:53

Cultura publica resultado preliminar da seleção de atrações artísticas do Natal da Esperança 2026

Agentes culturais poderão apresentar recurso até o dia 26 de outubro


21/10/2026 15:23

Lucas do Rio Verde: Vacina contra a gripe está disponível para toda a população

As doses estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde, inclusive nos finais de semana e feriados nas UBSs Parque das Araras e Emas


21/10/2026 14:27

Resultado final do Processo Seletivo 03/2026 da Prefeitura de Lucas do Rio Verde está disponível

Homologação marca a conclusão das etapas do certame, destinado à contratação temporária e à formação de cadastro de reserva


20/10/2026 14:12

SAE de Lucas do Rio Verde realiza ações em alusão ao Outubro Verde

A campanha tem como foco a prevenção, diagnóstico precoce e tratamento da sífilis


20/10/2026 09:44

Prefeitura confirma transporte coletivo gratuito em Lucas do Rio Verde neste domingo (25)

Linhas 400, 500 e 600 vão operar sem cobrança de tarifa no segundo turno das Eleições 2026


19/10/2026 09:42

Orçamento para 2027 será apresentado em audiência pública nesta segunda (19)

Encontro apresentará a LDO 2027, LOA 2027 e a compatibilização com o PPA 2026–2029


19/10/2026 09:13

Passeio Ciclístico Pedalando pela Vida comemora 25 anos em Lucas do Rio Verde

Evento incentiva a prática de atividades físicas e interação entre moradores


18/10/2026 12:17

“O Mágico de Oz” valoriza artistas locais e aproxima comunidade da cultura em Lucas do Rio Verde

Espetáculo reuniu alunos das oficinas culturais em duas apresentações no fim de semana


16/10/2026 12:21

Lucas do Rio Verde prorroga prazo para agricultores participarem do PAA

Nova data permite que agricultores familiares entreguem os documentos até 21 de outubro


16/10/2026 11:15

Obras de ampliação da UBS Bandeirantes serão concluídas em até 60 dias

O projeto contempla a ampliação em quase 200 m², a reforma e readequação dos espaços