hamid.soltani
Uma das doenças com incidência considerada alta em Lucas do Rio Verde é a Hanseníase. Em 2009 foram detectados 31 casos novos no município, com incidência de 9,24 / 10.000 habitantes, e 41 em tratamento, com prevalência de 12,22 / 10.000 habitantes, sendo examinados 89 contatos. Sabe-se que esta prevalência pode ser menor, devido à população do município estar subestimada pelo IBGE, mas mesmo assim considerada muito alta pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
A Hanseníase é uma doença crônica, proveniente de infecção causada pelo Mycobacterium leprae, que ataca principalmente a pele, os olhos e nervos. Pode infectar grande número de indivíduos, mas poucos adoecem. O homem é o reservatório, sendo que a transmissão se dá, principalmente, pelas vias aéreas superiores, com período médio de incubação de dois a sete anos.
O tratamento, que dura de seis meses a um ano é 100% eficiente, é acessível a toda população que necessite do mesmo, disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde, cujos medicamentos são fornecidos pelo Ministério da Saúde. Em Lucas do Rio Verde todos os pacientes têm acompanhamento gratuito.
As principais medidas de controle são informação à população quanto à doença, diagnóstico precoce, tratamento dos casos diagnosticados, exame freqüente dos contatos intradomiciliares, vacina BCG nos contatos, adoção de atividades de prevenção e tratamento de incapacidades físicas.