27/07/2026 03:09:33
https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/2007/

Horto Municipal de Lucas do Rio Verde produziu mais de 120 mil mudas de árvores em 2011

Graças ao trabalho dos servidores do horto e o empenho do prefeito Marino Franz em buscar parcerias, Lucas do Rio Verde se tornou autossuficiente na produção de mudas, garantindo que os parques e aven
Por Ascom/Marcello Paulino
20/02/2012 15:56

(Foto: Ascom/Edgar Savaris)


Ajustar tamanho da fonte:

hamid.soltani

Responsável pela produção de mudas de árvores que são utilizadas tanto na ornamentação do município, quanto na recuperação de Áreas de Preservação Permanente (APP), o Horto Municipal de Lucas do Rio Verde fechou o ano de 2011 com a produção de mais de 120 mil mudas.

De acordo com o coordenador do local, o engenheiro agrônomo Deloi Pedon, o horto possui aproximadamente 120 espécies diferentes, que incluem além das plantas ornamentais e nativas, mudas frutíferas e paisagísticas.

Somente de mini-ixóras foram produzidas no ano passado 90 mil mudas, destas 40 mil foram utilizadas apenas na ornamentação dos parques e avenidas do município e oito mil no centro cívico. O engenheiro ressalta que com o trabalho realizado no horto e as parcerias realizadas pelo poder público, Lucas do Rio Verde já se tornou autossuficiente na produção de mudas.

Na última semana, o horto recebeu um carregamento de 80 toneladas de adubo químico. O material, avaliado em aproximadamente R$ 300 mil, foi doado ao poder público pela Península Internacional. A parceria entre a prefeitura e a empresa de fertilizantes é resultado do empenho pessoal do prefeito Marino Franz e gerou ao município uma economia significativa.

Outra parceria importante acontece com a Fazenda Mano Júlio que doa periodicamente todo o adubo orgânico utilizado no desenvolvimento das plantas. O trabalho realizado pelos servidores do horto e a relação estabelecida com as empresas garantem a beleza dos parques e avenidas do município que permanecem floridos durante todo o ano.

Segundo o engenheiro, o objetivo do horto é a produção de mudas para o consumo interno. No entanto, mesmo com a destruição e o furto de plantas, que acontece frequentemente, ainda há excedente na produção, que é doada as entidades e vendida para a comunidade.

Somente no ano passado foram arrecadados R$ 15 mil com a comercialização de mudas, valor que foi repassado a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente.

Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


24/07/2026 10:24

Mais de 400 jovens participam do juramento à Bandeira em Lucas do Rio Verde

Ato cívico marcou uma nova etapa na vida dos jovens luverdenses


24/07/2026 10:04

Programa de Recuperação Fiscal da Prefeitura de Lucas está disponível

Contribuintes podem quitar débitos com descontos em juros e multas ou parcelar em até 48 vezes


24/07/2026 09:11

Secretaria de Educação promove capacitação para professores e gestores da rede municipal

Durante o encontro, foram discutidas ações que serão desenvolvidas no segundo semestre


23/07/2026 10:38

Ação beneficente arrecada mais de 4,3 toneladas de alimentos e repassa doações à Assistência Social

Cerca de 150 cestas básicas serão destinadas às famílias atendidas pelos Cras.


23/07/2026 08:00

Terceira etapa do Circuito Municipal de Corridas de Rua abre inscrições nesta sexta-feira (24)

A Corrida de Inverno terá o limite máximo de  2.300 participantes


23/07/2026 06:00

“Cineminha” da Cultura leva entretenimento e incentivo à leitura ao Jaime Seiti Fujii

Segunda edição ocorrerá nesta sexta-feira (24), com o objetivo de aproximar as crianças da biblioteca, além de oferecer opção de lazer à comunidade


22/07/2026 13:11

Lucas do Rio Verde conquista Selo Caixa Safira em Gestão Sustentável e alcança maior pontuação de Mato Grosso

Município obteve 84 pontos na avaliação da Caixa Econômica Federal e se consolida como referência estadual em governança, transparência e gestão pública eficiente


21/07/2026 17:02

Corrida “O Semeador” abre inscrições nesta quarta-feira (22)

Participantes poderão optar por 5k, 10k ou 21k


21/07/2026 16:54

Secretário de Saúde Welligton Souto anuncia nova coordenação do Espaço Saúde e Regulação

Os serviços serão coordenados pela servidora Juliana Reinheimer, que há mais de um ano atuava como médica reguladora


21/07/2026 15:55

Lucas do Rio Verde inicia período proibitivo das queimadas e reforça ações de prevenção durante a seca

Período começou em 1º de julho e segue até 30 de novembro


21/07/2026 13:35

Linhas 400B e 800B terão alterações de rota, pontos de embarque e horários a partir desta terça-feira (22)

Linhas 400B e 800B terão alterações de rota, pontos de embarque e horários a partir desta terça-feira (22)