09/05/2026 10:33:49
https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/6038/

Idosos beneficiários do BPC devem fazer atualização cadastral até dezembro

Para realizar o cadastro ou atualizá-lo, é preciso comparecer ao Cras com os documentos de todos os membros da família
Por Ascom Prefeitura/Francieli Cela
09/11/2017 08:22

(Foto: Ascom Prefeitura)


Ajustar tamanho da fonte:

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), está realizando a atualização dos cadastros dos idosos contemplados com Benefício de Prestação Continuada (BPC) no Cadastro Único.

Todos os idosos beneficiários do BPC devem fazer a atualização até o dia 31 de dezembro de 2017. Esta ação é uma determinação do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA) e prevê a suspensão do benefício no próximo ano para quem não estiver com os dados atualizados no Cadastro Único dos Programas Sociais do Governo Federal.

De acordo com a secretária municipal de Assistência Social, Marcia Bergamann, em Lucas do Rio Verde cerca de 400 idosos recebem o benefício. “Das pessoas cadastradas, aproximadamente 70 idosos ainda não compareceram para atualizar as informações. Estamos trabalhando há alguns meses para que todos façam a atualização no Cadastro Único para que ninguém tenha o benefício bloqueado”.

O BPC é a garantia de um salário mínimo mensal à pessoa com deficiência e ao idoso a partir de 65 anos de idade, que não contribuem com a Previdência Social (INSS), não possuam meios de prover a própria manutenção e nem de serem providos pela família.

Para realizar o cadastro ou atualizá-lo, é preciso comparecer ao Cras com os documentos de todos os membros da família. Documentos pessoais (RG, CPF, Título de Eleitor, Certidão de Nascimento dos menores de idade sem documento), comprovantes de renda de todos (Carteira de Trabalho, contracheque, extrato de pagamento/declaração de benefício do INSS ou outro regimento de Previdência) e comprovante de residência atual (documento oficial ou recibo de contas de energia, água, telefone ou carnê de IPTU; ou cartão Unidade de Saúde).

O Cras fica localizado na Avenida Bahia, n. 236 S, bairro Jardim das Palmeiras. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h.

ASSISTÊNCIA SOCIAL E HABITAÇÃO
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


08/05/2026 12:45

Lucas sedia o 1º Encontro de Cooperativas e Associações da Agricultura Familiar

Evento reúne representantes de 16 municípios da região norte de Mato Grosso Ascom Prefeitura/Patrícia Kluge Marchi


08/05/2026 12:45

Comitiva de Ipiranga do Norte visita Espaço Vidas para conhecer modelo de gestão humanizada em Lucas do Rio Verde

Centro multidisciplinar é referência regional no cuidado integral à saúde dos servidores públicos


08/05/2026 12:37

Inscrições abertas para Brigada Municipal Mista

Serão ofertadas seis vagas para atuar no período de julho a outubro de 2026


08/05/2026 08:23

Nota de Pesar: Prefeitura de Lucas do Rio Verde presta condolências aos familiares e amigos do pioneiro e produtor rural Hilário Renato Piccini

Nota de Pesar: Prefeitura de Lucas do Rio Verde presta condolências aos familiares e amigos do pioneiro e produtor rural Hilário Renato Piccini


07/05/2026 16:51

Equipes da Assistência Social de Lucas do Rio Verde recebem capacitação do Governo de MT

Visita técnica da Setasc destacou bons resultados do município e experiência pode ajudar outras cidades


07/05/2026 16:47

Lucas do Rio Verde abre inscrições para cursos gratuitos em áreas de beleza, gastronomia e liderança

As capacitações serão oferecidas gratuitamente e iniciam ainda no mês de Maio


07/05/2026 16:33

Prefeitura promove encontro e fortalece parcerias para a 5ª Festa do Milho

Evento reuniu patrocinadores, apoiadores e parceiros na manhã desta quinta-feira (7), no Paço Municipal


07/05/2026 15:52

Referência: Comitiva de Rondônia visita Lucas do Rio Verde para conhecer modelo de desenvolvimento e agroindustrialização

Prefeito Miguel Vaz apresentou as potencialidades do município à prefeita de Ariquemes, Carla Redano, destacando infraestrutura, agregação de valor e visão de futuro


07/05/2026 14:46

Segurança reforçada garantirá tranquilidade ao público da 5ª edição da Festa do Milho

Atuação integrada das forças de segurança e equipes de apoio irá assegurar proteção e organização durante todos os dias do evento


07/05/2026 13:46

Educação promove ação para apoiar famílias de alunos atendidos pelo programa Anjos da Escola

Através de cinco encontros, iniciativa visa auxiliar os pais a enfrentar os desafios do cotidiano


07/05/2026 08:28

Supercopa Mato Grosso de Futebol abre inscrições e promete reunir mais de mil atletas em Lucas do Rio Verde

Competição acontece de 9 a 12 de julho, reunindo equipes de várias regiões e observadores de grandes clubes do futebol brasileiro em Lucas do Rio Verde