10/05/2024 11:51:31

Índice Firjan aponta Lucas do Rio Verde entre os 10 municípios do País em desenvolvimento

A pesquisa tem como base os dados declarados pelas próprias prefeituras ao governo federal referentes ao ano de 2009 nos quesitos Emprego e Renda, Educação e Saúde.
Por Ascom/Marcello Paulino
07/11/2011 15:07

(Foto: Ascom)

hamid.soltani

O Índice de Desenvolvimento Municipal (IDM), realizado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), colocou mais uma vez Lucas do Rio Verde em destaque entre os municípios do Brasil.

Na pesquisa, realizada em todas as cidades do País e divulgada no sábado (05), Lucas do Rio Verde aparece em 8º lugar no ranking com índice de desenvolvimento 0,9046, superior a de importantes capitais brasileiras como São Paulo, Curitiba e Porto Alegre e pela segunda vez consecutiva o melhor entre os municípios da região centro-oeste.

De acordo com o prefeito Marino Franz, o bom desempenho econômico e social do município é resultado de uma administração pública comprometida principalmente com o planejamento das ações, o trabalho e a transparência na aplicação dos recursos.

O prefeito ressalta que Lucas do Rio Verde tem apenas 23 anos de emancipação político-administrativa e que vem subindo a cada ano no ranking. “Eu acredito que nós podemos melhorar ainda mais e quem sabe ser o primeiro, não é um sonho. O Mato Grosso é um gigante que tem tudo pra fazer ainda, basta ter planejamento e trabalho.”

O índice Firjan foi criado em 2008 e desde a época acompanha o desempenho dos municípios nos quesitos Emprego e Renda, Educação e Saúde. A pesquisa, divulgada na última semana, tem como base os dados declarados pelas próprias prefeituras ao Governo Federal referentes ao ano de 2009.

Dados da Prefeitura de Lucas do Rio Verde revelam que nos últimos três anos, a população de Lucas do Rio Verde cresceu 49%. No mesmo ritmo de desenvolvimento, a abertura de novas empresas e o número de empregos com carteira assinada também aumentaram.

Segundo relatório divulgado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, em 2005 o município possuía 811 empresas e gerava pouco mais de 3550 empregos, hoje são mais de 2.800 empresas com aproximadamente 16 mil pessoas com carteira assinada.

Na saúde e na educação, os avanços também são significativos, somente este ano a prefeitura irá entregar três novas unidades de saúde que irão atender 12 mil pessoas. Na educação, o número de alunos matriculados na rede municipal cresce em média 10% ao ano. Atualmente a rede atende a mais de oito mil alunos com infraestrutura moderna e projeto pedagógico diferenciado. Para o próximo ano, também estão previstas a construção de três novas escolas em parceria com o governo do estado e federal.

De acordo com o prefeito, o desenvolvimento que o município vive hoje é resultado da diversificação da economia, tanto na área urbana com a industrialização, como zona rural com o incentivo a busca de novas alternativas de renda para as pequenas propriedades.

Franz também ressalta a importância do Plano Diretor, uma ferramenta moderna de gestão que permite ao administrador público prever os problemas e crescer de forma ordenada. “O planejamento é a receita. Todos os investimentos são muito bem pensados para que sejam bem aplicados.”

10/05/2024 07:15

Lucas do Rio Verde celebra o dia da Padroeira na próxima segunda-feira (13)

O Dia de Nossa Senhora do Rosário de Fátima é feriado municipal

09/05/2024 17:32