01/05/2026 14:54:15
https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/9724/

Janeiro Roxo: Prefeitura de Lucas do Rio Verde realiza ações sobre a importância do combate à hanseníase

Atividades serão desenvolvidas nos PSFs a fim de orientar a população luverdense
Por Ascom Prefeitura / Ramos Júnior
03/01/2022 11:07

(Foto: Ascom Prefeitura / Patricia Pires)


Ajustar tamanho da fonte:

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Saúde, promoverá ações durante este mês em prol do Janeiro Roxo, campanha nacional que aborda a conscientização, prevenção e diagnóstico da hanseníase (ou Mal de Hansen), doença bacteriana contagiosa que afeta principalmente a pele, os olhos, o nariz e os nervos periféricos.

Entre os principais sintomas da hanseníase estão manchas na pele, afetando a sensibilidade cutânea, podendo causar também dormência e fraqueza nas mãos e nos pés. A doença ainda pode provocar o surgimento de caroços em qualquer local do corpo e diminuição da força muscular.

Serão desenvolvidas ações nas unidades de saúde do município a fim de orientar os luverdenses sobre a doença, com palestras e rodas de conversa, além de avaliações dermatoneurológicas como forma de obtenção de diagnóstico precoce.

Os agentes comunitários de saúde também atuarão no Janeiro Roxo, direcionando seu foco nas visitas à detecção de possíveis casos relacionados. 

A Secretaria Municipal de Saúde alerta que a hanseníase tem cura e a melhor prevenção é ficar atento aos sintomas para diagnóstico precoce e tratamento imediato.
 

SAÚDE
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


01/05/2026 13:17

Nota de Pesar – Prefeitura de Lucas do Rio Verde presta condolências aos familiares e amigos de Remídio Kuntz

Nota de Pesar – Prefeitura de Lucas do Rio Verde presta condolências aos familiares e amigos de Remídio Kuntz


01/05/2026 11:27

Campanha do agasalho 2026 é lançada em Lucas do Rio Verde

Com o tema ‘Aqueça um coração’, ação convida moradores a doar e ajudar famílias durante o frio


01/05/2026 07:30

Educação inteligente: Lucas do Rio Verde capacita profissionais da rede municipal para uso pedagógico da Inteligência Artificial

Alinhada às orientações do MEC, iniciativa prepara educadores para integrar a tecnologia ao ensino e tornar a aprendizagem mais dinâmica e significativa


30/04/2026 18:14

Prefeito Miguel Vaz destaca contorno rodoviário como chave para o futuro de Lucas do Rio Verde

Audiência pública foi realizada na Câmara Municipal na noite desta quarta-feira (29) e contou com a participação da sociedade


30/04/2026 17:04

Modelo de desenvolvimento de Lucas do Rio Verde atrai comitiva boliviana e reforça integração internacional

Visita do governador eleito de Santa Cruz, Juan Pablo Velasco aconteceu nesta quarta-feira (29) e teve como foco conhecer as potencialidades do município


30/04/2026 11:30

Palestras nas escolas e no Museu do Cerrado marcaram ações do Abril Laranja em Lucas

Mais de 900 alunos participaram de atividades que incentivam o respeito e o cuidado com os animais


29/04/2026 16:49

Prefeitura e OAB assinam termo de cooperação para devolução de prédio ao Município

Espaço será destinado à nova Delegacia Especializada de Defesa da Mulher em Lucas do Rio Verde


29/04/2026 11:24

Prefeitura de Lucas do Rio Verde informa que não haverá atendimento ao público nesta sexta-feira (1º)

Serviços essenciais continuam funcionando e os demais retornam na segunda-feira (4)


29/04/2026 10:52

Lucas do Rio Verde recebe visita técnica do Cededip e é destaque nas ações com os idosos

Município recebeu avaliação positiva do Conselho Estadual e segue avançando para melhorar ainda mais os resultados


29/04/2026 08:56

Confira a programação completa da 5ª Festa do Milho de Lucas do Rio Verde

Evento será realizado nos dias 9 e 10 de maio, na rotatória do Paço Municipal


29/04/2026 07:40

Curso gratuito de assistente de controle de qualidade abre inscrições em Lucas do Rio Verde

Capacitação começa em maio, no período vespertino, e é voltada para jovens a partir de 16 anos