28/03/2024 05:06:50

Lucas do Rio Verde começa a aplicar vacina contra a Covid-19 em crianças nesta quinta

Imunização ocorrerá nos PSFs VII Jardim Primaveras e XIII Parque das Américas, por agendamento
Por Ascom Prefeitura / Ramos Júnior
18/01/2022 14:48

(Foto: Ascom Prefeitura / Patricia Pires)

A Secretaria de Saúde de Lucas do Rio Verde anuncia que vai começar a aplicar a vacina contra a Covid-19 em crianças de 5 a 11 anos nesta quinta-feira (20). A imunização desse público será por meio de agendamento no site da prefeitura e ocorrerá nos PSFs VII Jardim Primaveras e XIII Parque das Américas.

Lucas do Rio Verde vai receber 460 doses pediátricas neste primeiro lote. Nessa fase, serão vacinadas crianças com deficiências permanentes ou comorbidades (confira a lista abaixo).

A previsão, conforme expectativa do Ministério da Saúde, é imunizar 7.638 crianças de 5 a 11 anos em Lucas do Rio Verde. No Brasil, são 20,5 milhões de crianças, conforme o IBGE.

Para serem vacinadas, as crianças devem estar acompanhadas dos pais ou responsável legal que tenha a guarda. Para comprovação da condição de risco, é preciso apresentar, no momento da vacinação, laudo médico ou comprovante da deficiência ou patologia.

É necessário apresentar, ainda, documento com foto ou certidão de nascimento, CPF e carteira vacinal.

A Secretaria de Saúde reforça que a aplicação da vacina contra a Covid-19 em crianças foi autorizada em 15 de dezembro do ano passado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e liberada, pelo Ministério da Saúde, no último dia 5 de janeiro.

A vacina será da marca Pfizer, com dosagem menor do que a utilizada em maiores de 12 anos, sendo 1/3 em relação à outra formulação. Além disso, os frascos terão a tampa da cor laranja para diferenciar das doses já usadas em outras faixas etárias.

A segunda dose para crianças de 5 a 11 anos deve ser aplicada 2 meses após a primeira dose.

A Anvisa recomendou que haja um tempo mínimo de 15 dias entre a aplicação da vacina contra a Covid e qualquer outra vacina do calendário infantil.

Mudança no esquema semanal de vacinação
Por causa do esquema de vacinação contra a Covid-19 em crianças, não haverá, a partir desta quinta-feira (20), aplicação de outras vacinas, Covid adulto ou vacinas de rotina, nos PSFs VII Jardim Primaveras e XIII Parque das Américas. Nessas unidades, haverá apenas a oferta das doses pediátricas da Pfizer.

Quem precisar tomar a 2ª dose da vacina da marca Janssen deverá se deslocar até os seguintes PSFs: I e II Rio Verde, IV Alvorada, V Pioneiro, VI Jardim das Palmeiras e XVII Vida Nova.

Comorbidades
A lista de comorbidades é definida pelo Ministério da Saúde:
    • Insuficiência cardíaca
    • Cor-pulmonale e hipertensão pulmonar
    • Cardiopatia hipertensiva
    • Síndromes coronarianas
    • Valvopatias
    • Miocardiopatias e pericardiopatias
    • Doenças da aorta, grandes vasos e fístulas arteriovenosas
    • Arritmias cardíacas
    • Cardiopatias congênitas
    • Próteses e implantes cardíacos