16/04/2026 03:52:52
https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/13678/

Lucas do Rio Verde fortalece sua Guarda Civil Armada com capacitação em Cotia (SP)

Agenda aconteceu de 31 de março a 04 de abril
Por Ascom Prefeitura/Olga Kunze
07/04/2025 16:24

(Foto: Foto reprodução)


Ajustar tamanho da fonte:

De 31 de março a 04 de abril, Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Segurança Pública, participou de mais uma importante etapa de capacitação para agentes da Guarda Civil Municipal (GCM). Ao todo, seis guardas civis participaram da treinamento em Cotia, município do estado de São Paulo, que é referência nacional em boas práticas de segurança pública. A agenda também contou com as presenças do Secretário de Segurança Pública, coronel Marcos  Cunha e do secretário de Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade, Welligton Souto.

A formação foi dividida em três áreas estratégicas da GCM. Na área Maria da Penha, participaram os guardas Dalton Marcos da Silva e Pricilla Nogueira da Silva. No programa Educando (Rope), os guardas Olessandro Braga Luiz e Ranil de Jesus Pereira Maciel receberam a capacitação. Já na Corregedoria, os treinamentos foram realizados pelo corregedor Munil Marques de Souza Júnior e o GCM Michell Koseki de Capua. Todos voltaram com certificados e preparados para atuar como multiplicadores do conhecimento em Lucas do Rio Verde.

O Secretário Municipal de Segurança Pública, coronel Marcos  Cunha destacou a importância da capacitação e da parceria com Cotia. “Essa parceria é muito importante para o fortalecimento da nossa Guarda Civil Municipal. Nós temos como referência administrativa e operacional a GCM Cotia, onde os nossos guardas civis foram capacitados e, posteriormente, transformados em Guarda Civil Municipal Armada. Esse intercâmbio, a busca do conhecimento que a atual gestão tem buscado em outros estados da Federação, tem nos proporcionado uma GCM aprimorada no cumprimento de suas atribuições institucionais". 

Aproveitando a oportunidade, os GCMs visitaram as guardas civis de Paulínia e Barueri, onde buscaram o que tem de melhor para implantar na Corregedoria, no Educando e no núcleo Maria da Penha em Lucas do Rio Verde. 

O coronel Cunha ressaltou que o processo de aprimoramento da GCM é continua. “E a Guarda Civil esta aprimorando seus conhecimentos técnicos voltados à segurança pública integrada com as demais forças de segurança,  em busca de preencher todo o cronograma previsto em sua legislação, fortalecendo em sua missão de bem-servir à sociedade luverdense, com excelência. Essa busca do conhecimento será constante, estando previsto para irmos a Camboriú e Joinville”, ressaltou o secretário. 

A visita técnica também contemplou ações voltadas ao trânsito. “Foi também o secretário Wellington, onde nós fizemos uma visita ao pátio de Cotia, para que pudéssemos ver o modelo de gestão e futuramente implantar em nosso município . É uma das cidades que também é referência nesse segmento. Nós estamos procurando o que tem de melhor no país para implantar em nosso município e ir de encontro a uma cidade tecnológica, de inovação e de  oportunidades.", concluiu o coronel Cunha.

(Foto: Foto reprodução)

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, PLANEJAMENTO E CIDADE SEGURANÇA PÚBLICA
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


15/04/2026 10:42

IPTU 2026: Campanha é lançada com desconto para pagamento a vista ou parcelado

A emissão do boleto do IPTU pode ser feita por meio de aplicativo de forma on-line ou presencialmente


15/04/2026 08:25

Seletivos da Saúde: Prefeitura divulga novos editais de convocação

São convocados sete profissionais, dos editais PSE 001/2026 e PSS 003/2024. Os candidatos devem ficar atentos aos prazos de envio de documentos


14/04/2026 12:56

Central de Regulação reabre ao público nesta quarta-feira (15)

Além do atendimento presencial, a população também pode contar com serviço online, por meio do Whatsapp 3549 8300


14/04/2026 12:00

Dupla Carreiro e Capataz é confirmada na 5ª Festa do Milho em Lucas do Rio Verde

Evento será realizado nos dias 9 e 10 de maio, na rotatória do Paço Municipal, com apresentações de artistas locais e nacionais


14/04/2026 08:34

Avanço no saneamento básico: elevatória é liberada para operação e deve beneficiar 20 mil moradores em Lucas do Rio Verde

Estrutura estratégica na Avenida Ângelo Antônio Dall Alba passou por testes finais e se prepara para iniciar funcionamento


13/04/2026 16:57

Lucas do Rio Verde realiza 2ª etapa do Desafio Agro de MTB no feriado de 1º de maio

Prova contará com com percurso aproximado de 60 quilômetros pelas estradas do município


13/04/2026 15:01

Prefeitura confirma artistas locais na programação da 5ª Festa do Milho

Evento será realizado nos dias 9 e 10 de maio, na rotatória do Paço Municipal


13/04/2026 13:47

UAB/Unemat oferta vagas para curso de especialização em Alfabetização e Letramento

As vagas são prioritárias para professores da educação básica da rede pública; inscrições seguem até dia 30 de abril


13/04/2026 08:35

Guarda Civil Municipal mantém atuação constante no primeiro trimestre e amplia atendimentos em 2026

Comparativo entre 2025 e 2026 demonstra presença ativa da corporação e fortalecimento do atendimento à população


12/04/2026 10:34

Primeira edição do Desafio dos Bravos reúne aproximadamente 200 participantes

O evento foi realizado neste domingo (12), com largada na Avenida Beira Mata e percurso dentro do Parque dos Buritis


11/04/2026 21:06

Desafio das Destemidas reúne mais de 700 mulheres em Lucas do Rio Verde

A primeira edição contou com 400 mulheres inscritas. Para 2026, a expectativa é chegar a mil participantes