26/07/2026 21:20:47
https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/3318/

Lucas do Rio Verde garante 5 vagas na Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente

Dos 86 projetos apresentados na etapa estadual, 25 foram aprovados para a nacional, sendo cinco de Lucas do Rio Verde
Por Ascom/Carolina Matter
10/10/2013 16:56

(Foto: Ascom/Carolina Matter)


Ajustar tamanho da fonte:

hamid.soltani

Dos 25 projetos de Mato Grosso aprovados para a Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, cinco são de Lucas do Rio Verde. As vagas estaduais foram preenchidas na etapa realizada na última terça-feira (08), em Poconé. Cerca de 150 alunos de escolas públicas e privadas apresentaram 86 propostas.

Ao todo, sete projetos das escolas de Lucas do Rio Verde foram apresentados. Os projetos aprovados são das escolas municipais Eça de Queirós, Menino Deus e São Cristóvão, e das particulares Piaget e Educar.

De acordo com as delegadas eleitas nas unidades escolares, os projetos dizem respeito a um dos elementos da natureza (ar, terra, fogo e água), neste caso a Terra, e têm relação com a preservação ambiental, reciclagem, horta, arborização, plantas medicinais, trilha ecológica, entre outros.

Para Gabriela Patricia Schermann, da Escola Municipal Eça de Queirós, a aprovação para a etapa nacional foi uma surpresa, mas fruto de muito trabalho desde o início das conferências nas unidades escolares. “É uma responsabilidade muito grande representar Mato Grosso na conferência nacional”, comentou.

O coordenador de Programas e Projetos da Secretaria Municipal de Educação, Valdir Moreira, ressalta que, a partir das conferências escolares, as instituições passaram a incluir ainda mais propostas de sustentabilidade socioambiental no projeto político pedagógico. “Mais importante do que fortalecer a educação ambiental nos sistemas de ensino e ampliar a participação da comunidade escolar na construção de políticas públicas de educação e de meio ambiente, é o protagonismo juvenil em todo o processo em busca de uma escola que se preocupe com o sustentável contribuindo para a solução dos problemas socioambientais.”

A Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente será realizada de 23 a 28 de novembro, em Luziânia, Goiás, e deve reunir cerca de 700 alunos de todo país. Com o tema “Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis”, os estudantes buscam maneiras de transformar a instituição de ensino em um espaço educador sustentável.

Escolas Municipais
Eça de Queirós - Gabriela Patricia Schermann
Menino Deus - Alana Thaila Lopes
São Cristovão - Izabelli Cristina Adames

Escolas Privadas
Centro Educacional Educar - Nathalia Lamim de Almeida
Centro Integrado Piaget - Mariah Moreira

Avalie esta notícia:

Fotos:

Mais em Lucas do Rio Verde


24/07/2026 10:24

Mais de 400 jovens participam do juramento à Bandeira em Lucas do Rio Verde

Ato cívico marcou uma nova etapa na vida dos jovens luverdenses


24/07/2026 10:04

Programa de Recuperação Fiscal da Prefeitura de Lucas está disponível

Contribuintes podem quitar débitos com descontos em juros e multas ou parcelar em até 48 vezes


24/07/2026 09:11

Secretaria de Educação promove capacitação para professores e gestores da rede municipal

Durante o encontro, foram discutidas ações que serão desenvolvidas no segundo semestre


23/07/2026 10:38

Ação beneficente arrecada mais de 4,3 toneladas de alimentos e repassa doações à Assistência Social

Cerca de 150 cestas básicas serão destinadas às famílias atendidas pelos Cras.


23/07/2026 08:00

Terceira etapa do Circuito Municipal de Corridas de Rua abre inscrições nesta sexta-feira (24)

A Corrida de Inverno terá o limite máximo de  2.300 participantes


23/07/2026 06:00

“Cineminha” da Cultura leva entretenimento e incentivo à leitura ao Jaime Seiti Fujii

Segunda edição ocorrerá nesta sexta-feira (24), com o objetivo de aproximar as crianças da biblioteca, além de oferecer opção de lazer à comunidade


22/07/2026 13:11

Lucas do Rio Verde conquista Selo Caixa Safira em Gestão Sustentável e alcança maior pontuação de Mato Grosso

Município obteve 84 pontos na avaliação da Caixa Econômica Federal e se consolida como referência estadual em governança, transparência e gestão pública eficiente


21/07/2026 17:02

Corrida “O Semeador” abre inscrições nesta quarta-feira (22)

Participantes poderão optar por 5k, 10k ou 21k


21/07/2026 16:54

Secretário de Saúde Welligton Souto anuncia nova coordenação do Espaço Saúde e Regulação

Os serviços serão coordenados pela servidora Juliana Reinheimer, que há mais de um ano atuava como médica reguladora


21/07/2026 15:55

Lucas do Rio Verde inicia período proibitivo das queimadas e reforça ações de prevenção durante a seca

Período começou em 1º de julho e segue até 30 de novembro


21/07/2026 13:35

Linhas 400B e 800B terão alterações de rota, pontos de embarque e horários a partir desta terça-feira (22)

Linhas 400B e 800B terão alterações de rota, pontos de embarque e horários a partir desta terça-feira (22)