03/03/2026 01:48:59
https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/3069/

Lucas do Rio Verde realizará 1ª Conferência Municipal de Cultura

A 1ª Conferência Municipal de Cultura de Lucas do Rio Verde será realizada nos dias 10 e 11 de agosto, na prefeitura.
Por Ascom/Francieli Cela
07/08/2013 16:07

(Foto: )


Ajustar tamanho da fonte:

hamid.soltani

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde realiza através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, a 1ª Conferência Municipal de Cultura. O evento será realizado nos dias 10 e 11 de agosto, na prefeitura.

A 1ª Conferência Municipal de Cultura de Lucas do Rio Verde tem caráter prepositivo e propõe contribuir para o aprimoramento das diretrizes da política cultural e do cotidiano cultural, que serão sistematizadas pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e incorporadas às políticas públicas de cultura do município.

As conferências de cultura são uma oportunidade para que a sociedade civil e os governos avaliem as políticas culturais da União, Estados e Municípios e façam propostas para seu aperfeiçoamento.

O tema nacional escolhido para esta edição foi "Uma Política de Estado Para a Cultura: Desafios do Sistema Nacional de Cultura" que será desdobrado em debates sobre a implementação do Sistema Nacional de Cultura em todo o país, sobre a produção simbólica e diversidade cultural, sobre a cidadania e direitos culturais, e sobre cultura e desenvolvimento econômico.

No dia 10, a programação terá início às 16 horas com credenciamento seguido de abertura solene. Na sequência, acontece a votação do regimento da 1ª Conferência Municipal de Cultura de Lucas do Rio Verde, apresentação da metodologia e dos eixos temáticos, e em seguida, serão divididos os grupos de trabalho.

Os quatro eixos a serem debatidos são Criação/Produção/Desenvolvimento, Difusão e Acesso à Cultura, Memória e Diversidade Cultural e Planejamento e a Gestão.

Às 8h30 do dia seguinte, os grupos de trabalho vão dar início às discussões sobre os eixos temáticos. Após os debates, cada grupo vai apresentar as proposições aos demais presentes que vão eleger as melhores ideias.

As principais sugestões serão representadas na Conferência Estadual de Cultura, que acontece no dia 13 de setembro, por delegados que também serão eleitos no final da conferência. E posteriormente, na Conferência Nacional de Cultura, em novembro.

O secretário municipal de Cultura e Turismo, Fernando Pael, destacou que a realização da conferência é importante para o município, pois é através dela que se faz a adesão ao Plano Nacional de Cultura e o município pode captar recursos federais. "A conferência ajuda a determinar o futuro da cultura do município, é muito importante que todos participem", finalizou Pael.


Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


27/02/2026 13:15

Prefeitura de Lucas do Rio Verde apresenta prestação de contas do 3º quadrimestre de 2025

Audiência pública aconteceu na última quinta-feira (26), na Câmara de Vereadores


27/02/2026 11:56

Cadastro Único em Lucas atinge 92% de atualização e fortalece atendimento às famílias

Mais de 11 mil famílias estão cadastradas no município e 97% dos beneficiários do Bolsa Família estão com dados em dia


27/02/2026 09:48

Equipe da Secretaria de Esporte participa de Fórum Estadual

A programação incluiu palestras, painéis temáticos e momentos de integração entre os participantes


26/02/2026 14:33

Lucas do Rio Verde reúne rede de enfrentamento e reforça como atender mulheres vítimas de violência

Encontro também serviu como capacitação para orientar novos integrantes sobre como agir diante de um pedido de ajuda


26/02/2026 06:58

Prefeitura apresenta prestação de contas do 3º quadrimestre de 2025 nesta quinta (26)

Audiência pública acontecerá na Câmara Municipal de Lucas do Rio Verde, às 17h


25/02/2026 18:22

Show Safra é oficialmente lançado com apoio da Prefeitura de Lucas do Rio Verde

Espaço contará com programação especial da agricultura familiar e secretarias de Educação, Agricultura e Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade e Segurança Pública


25/02/2026 15:10

Prefeitura e Senac abrem inscrições para curso gratuito de noções básicas das rotinas administrativas

O curso tem início dia (02) de março e oferece 20 vagas gratuitas


24/02/2026 13:46

Oferta do contraceptivo intradérmico reduz em 35% o número de adolescentes grávidas

O método está disponível gratuitamente em todas as unidades básicas de saúde de Lucas do Rio Verde


24/02/2026 10:44

Inscrições abertas para 14ª Copa de Futsal 2026

A competição terá início no dia 21 de março no Ginásio Rio Verde


24/02/2026 10:43

Aula inaugural marca o início das atividades do curso superior de Tecnologia em Agrocomputação em Lucas do Rio Verde

O curso é ofertado pela Universidade do Estado de Mato Grosso, em parceria com a Prefeitura


24/02/2026 08:49

Do agro à mesa: Aula Show dá inicio ao 1º Circuito Gastronômico e coloca Lucas no radar da gastronomia mato-grossense

Evento reuniu empresários e lideranças em ação estratégica que une setor produtivo, cultura, turismo e desenvolvimento econômico