16/04/2026 21:17:27
https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/12655/

Lucas do Rio Verde: referência em geração de empregos em Mato Grosso

Em 2023, a cidade foi classificada como a 1ª do estado em geração de empregos proporcional à população; Conheça algumas ações do Executivo Municipal que contribuíram para esse resultado
Por Ascom Prefeitura/Olga Kunze
28/02/2024 08:38

(Foto: Ascom Prefeitura/Anderson Lippi e Patricia Pires)


Ajustar tamanho da fonte:

Lucas do Rio Verde continua se destacando como polo econômico em ascensão. Terra de oportunidades, Lucas, hoje, é considerada a cidade que mais gera empregos no estado de Mato Grosso, entre os municípios com 81.505 e 91.692 habitantes. De acordo com os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), nos últimos 3 anos a cidade também se manteve com saldo positivo no número de postos de trabalho. 

Para o prefeito de Lucas do Rio Verde, Miguel Vaz os dados são reflexo das ações governamentais e mostram que o trabalho do Executivo Municipal está no caminho certo. “Temos nos empenhado para criar cada dia mais oportunidades à população. Esses números mostram que o nosso trabalho está produzindo muitos frutos, principalmente na geração de emprego e renda aos luverdenses. Nosso foco também tem sido em facilitar e simplificar o ambiente para os negócios, diminuindo a burocracia, oferecendo serviços de qualidade e acelerando os investimentos em qualificação profissional e infraestrutura. Máquina pública tem que funcionar para que o ambiente se desenvolva”, enfatizou.

No ano de 2021, o número de admissões no município foi de 21.373 e o saldo de empregos foi de 2.231. Em 2022 foram 23.560 admissões e 1.856 de saldo positivo. No ano de 2023 foram abertos 25.183 postos de trabalho, com um saldo de 1.456. 

Qualidade nos serviços públicos e qualificação profissional

Com a missão de criar oportunidade para todos, a Prefeitura de Lucas do Rio Verde tem trabalhado para gerar um ambiente propício para o crescimento econômico. “Lucas tem essa vocação na veia: de gerar e agregar valor. E essa agregação de valor passa pela mão de obra qualificada e por um ambiente sustentável para os empresários e empreendedores. Também estamos investindo fortemente nas áreas de saúde, educação, infraestrutura, habitação, etc. Tudo isso para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos”, destacou o gestor municipal.

Além disso, o Executivo tem investido e firmado parcerias na área de qualificação profissional, ofertando diversas vagas de cursos profissionalizantes para a população. Dentre os programas estão o “Qualifica Lucas do Rio Verde” e o “Ser Família Capacita”.

Com mais de 700 vagas já ofertadas gratuitamente, o Qualifica Lucas do Rio Verde é realizado em parceria com o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e oferece cursos em 11 áreas de conhecimento. O objetivo do projeto é capacitar 1.000 pessoas, em especial àquelas em busca do primeiro emprego, até o final de 2024.

Já o Ser Família Capacita, programa do Governo do Estado, realizado em parceria com a Prefeitura de Lucas do Rio Verde e Senai, ofereceu, de forma gratuita, cerca de 350 vagas de capacitação profissional, que contemplam diversas áreas de atuação. Neste projeto, os usuários dos serviços do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) são considerados grupos de prioridade para o preenchimento das vagas.

Empresas ativas

Dados da Secretária Municipal de Fazenda mostram que, até o final de 2023, Lucas contava com 11.942 empresas constituídas no município. Quase o dobro do número no início de 2021, quando o município contava com 6.337 empresas ativas, entre MEIs, Microempresas e empresas de pequeno, médio e grande porte.

Acesse os dados do Painel de Informação do Novo CAGED: https://app.powerbi.com/view?r=eyJrIjoiNWI5NWI0ODEtYmZiYy00Mjg3LTkzNWUtY2UyYjIwMDE1YWI2IiwidCI6IjNlYzkyOTY5LTVhNTEtNGYxOC04YWM5LWVmOThmYmFmYTk3OCJ9&pageName=ReportSectionb52b07ec3b5f3ac6c749
 

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, PLANEJAMENTO E CIDADE FAZENDA GOVERNO E ADMINISTRAÇÃO GABINETE
Avalie esta notícia:

Fotos:

Mais em Lucas do Rio Verde


16/04/2026 13:21

Inscrições para Corrida de Outono abrem na próxima quarta-feira (22)

Serão ofertadas 1800 vagas para prova que acontecerá dia 09 de maio


16/04/2026 10:50

Secretaria de Educação de Lucas marca presença em evento do programa União Faz a Vida em Nova Mutum

Na ocasião, foi realizado o lançamento da Campanha “De Portas Abertas para o Mundo”, em comemoração aos 20 anos do programa no estado de Mato Grosso


16/04/2026 07:30

Prefeitura de Lucas do Rio Verde informa que não haverá atendimento ao público nas próximas segunda (20) e terça-feira (21)

Serviços essenciais continuam funcionando e os demais retornam na quarta-feira (22)


15/04/2026 10:42

IPTU 2026: Campanha é lançada com desconto para pagamento a vista ou parcelado

A emissão do boleto do IPTU pode ser feita por meio de aplicativo de forma on-line ou presencialmente


15/04/2026 08:25

Seletivos da Saúde: Prefeitura divulga novos editais de convocação

São convocados sete profissionais, dos editais PSE 001/2026 e PSS 003/2024. Os candidatos devem ficar atentos aos prazos de envio de documentos


14/04/2026 12:56

Central de Regulação reabre ao público nesta quarta-feira (15)

Além do atendimento presencial, a população também pode contar com serviço online, por meio do Whatsapp 3549 8300


14/04/2026 12:00

Dupla Carreiro e Capataz é confirmada na 5ª Festa do Milho em Lucas do Rio Verde

Evento será realizado nos dias 9 e 10 de maio, na rotatória do Paço Municipal, com apresentações de artistas locais e nacionais


14/04/2026 08:34

Avanço no saneamento básico: elevatória é liberada para operação e deve beneficiar 20 mil moradores em Lucas do Rio Verde

Estrutura estratégica na Avenida Ângelo Antônio Dall Alba passou por testes finais e se prepara para iniciar funcionamento


13/04/2026 16:57

Lucas do Rio Verde realiza 2ª etapa do Desafio Agro de MTB no feriado de 1º de maio

Prova contará com com percurso aproximado de 60 quilômetros pelas estradas do município


13/04/2026 15:01

Prefeitura confirma artistas locais na programação da 5ª Festa do Milho

Evento será realizado nos dias 9 e 10 de maio, na rotatória do Paço Municipal


13/04/2026 13:47

UAB/Unemat oferta vagas para curso de especialização em Alfabetização e Letramento

As vagas são prioritárias para professores da educação básica da rede pública; inscrições seguem até dia 30 de abril