28/02/2026 03:56:46
https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/761/
(Foto: )
O encontro que reunirá governadores, prefeitos, parlamentares, entidades de classe, empresários e financiadores, está previsto para o dia 15 de março e na oportunidade, será apresentado o projeto do traçado da Ferrovia Centro Oeste discutindo sua inserção no desenvolvimento regional e futuras perspectivas.
A Ferrovia é parte de um complexo ferroviário que o Governo Federal projetou para as regiões Norte e Centro-Oeste e que vai cruzar o Planalto Central de Mato Grosso. O projeto prevê a saída dos trilhos da Ferrovia Norte Sul, entre as cidades de Uruçu (GO) e Cocalinho e Água Boa (MT), cruzando o Planalto Central de Mato Grosso, passando por Lucas do Rio Verde e Campo Novo do Parecis até Vilhena (RO), onde encontrará o ramal da Ferronorte, entre Cuiabá e Porto Velho (RO).
A responsável pelo projeto é a VALEC – Engenharia, Construções e Ferrovias S.A., empresa vinculada ao Ministério dos Transportes, sendo constituída sob a forma de empresa pública, como agência de desenvolvimento do Brasil Central e detentora da concessão da Ferrovia Norte-Sul.
A FNS busca reduzir o custo do frete para longas distâncias na região, assim como incentivar o desenvolvimento do cerrado brasileiro e será parte integrante do sistema ferroviário brasileiro, conectando-se ao norte com a Estrada de Ferro Carajás (EFC) e ao sul com a Ferrovia Centro Atlântica (FCA).
Esta Ferrovia é a maior de todas as concessões ferroviárias brasileiras e será responsável por conectar aos maiores portos brasileiros como Santos, Vitória e Rio de Janeiro, assim como as regiões industriais de São Paulo e Minas Gerais correspondentes a aproximadamente 80% da população brasileira e 56% do PIB nacional.
A implantação da Ferrovia a partir de Goiás tem também um significado muito importante para a viabilização econômica do empreendimento e, especialmente, para o aumento de sua atratividade, uma vez que o volume mais importante de seu carregamento, nas regiões Norte e Centro-Oeste, seguramente, será fornecido pelo Estado de Goiás – grande produtor de grãos e minérios;