27/07/2026 09:34:27
https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/417/

LUCAS É O 1° COLOCADO ENTRE OS MUNICÍPOS DE MT NO QUESITO RESPONSABILIDADE FISCAL, SOCIAL E DE GESTÃO

Para o prefeito Marino, o prêmio não é somente uma conquista dele, mas sim, dos secretários e servidores do Executivo que trabalham incansavelmente para que o município cresça com prosperidade em toda
Por Ascom/CNM
09/07/2009 13:43

(Foto: )


Ajustar tamanho da fonte:

hamid.soltani

 

O município de Lucas do Rio Verde é o 1º município de Mato Grosso inserido no ranking das 150 cidades brasileiras que vão receber a premiação por obterem os melhores Índices de Responsabilidade Fiscal, Social e de Gestão - IRFS 2007. Conforme levantamento feito pela Confederação Nacional dos Municípios – CNM, Lucas está em 29º lugar entre todos os participantes.
 
O prêmio será entregue ao prefeito, Marino Franz, durante a XII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, na próxima quinta-feira, 16. Segundo ele, o estudo demonstra que os trabalhos realizados pela sua gestão foram transparentes e serviu para o município ter um bom desenvolvimento além de manter a qualidade de vida da população e reduzir a desigualdade social.
 
Com o objetivo de medir o desempenho dos 5.564 municípios  do país, em três quesitos da administração pública municipal, o prêmio foi lançado, durante a Marcha a Brasília de 2008, pela CNM. Nesta edição do IRFS, que traça um comparativo de resultados entre os anos de 2002 e 2007, destaque para a significativa melhora dos Municípios na área fiscal.

Antes de ficar restrita apenas aos controles da legislação, a construção do índice também abrange medidas de eficiência interna e de responsabilidade social, já que inclui dados como custeio da máquina, o esforço de investimento, o superávit primário e o desempenho nas áreas de saúde e educação.
 
O IRFS aponta que os municípios em 2007 obtiveram o segundo melhor desempenho na área fiscal desde que o índice foi criado em 2002. Contribuíram para esse resultado a melhora dos indicadores fiscais, como a queda do endividamento, o aumento da Suficiência de Caixa, a queda do gasto com pessoal e o aumento do superávit primário.
 
No conjunto, os municípios têm melhorado a arrecadação própria ao longo dos anos, fator que contribui para a melhora da administração dos recursos municipais e a melhora da provisão de serviços. Contudo, mesmo com esse aperfeiçoamento, o desempenho relativamente pior do índice gestão em 2007, quando comparado a 2002, já aponta qual será o grande desafio dos municípios: ampliar a capacidade de investimento, até para superar o pico de 2002 e restabelecer o papel dos municípios no investimento em infra-estrutura.
 
O esforço de vencer esse desafio será tanto maior quanto maiores as necessidades de contratação de pessoal para atender às crescentes responsabilidades nas áreas sociais, o que reduz o espaço fiscal, e quanto maiores às restrições de financiamento. Nesse sentido, os municípios devem aumentar a eficiência municipal, por isso a CNM desenvolveu o índice de Responsabilidade Fiscal e Social para contribuir com esse objetivo.
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


27/07/2026 09:05

Case de Lucas do Rio Verde inspira debate sobre habitação em evento que reuniu lideranças do agro em Sorriso

Durante o GAFFFF 2026, prefeito Miguel Vaz apresentou o modelo habitacional do município e reforçou a meta da gestão de alcançar 8 mil oportunidades habitacionais em oito anos


27/07/2026 07:56

Prefeitura entrega documentário, acervo expositivo e decreto que reconhece Festa de São Cristóvão como Patrimônio Cultural Imaterial

Com as ações, governo municipal concluiu a Devolutiva do Inventário Participativo da celebração mais antiga de Lucas do Rio Verde


27/07/2026 07:48

Move Lucas estreia com programação esportiva e atividades para toda a família

Primeira edição do evento já passa a integrar o calendário esportivo do município.


24/07/2026 10:24

Mais de 400 jovens participam do juramento à Bandeira em Lucas do Rio Verde

Ato cívico marcou uma nova etapa na vida dos jovens luverdenses


24/07/2026 10:04

Programa de Recuperação Fiscal da Prefeitura de Lucas está disponível

Contribuintes podem quitar débitos com descontos em juros e multas ou parcelar em até 48 vezes


24/07/2026 09:11

Secretaria de Educação promove capacitação para professores e gestores da rede municipal

Durante o encontro, foram discutidas ações que serão desenvolvidas no segundo semestre


23/07/2026 10:38

Ação beneficente arrecada mais de 4,3 toneladas de alimentos e repassa doações à Assistência Social

Cerca de 150 cestas básicas serão destinadas às famílias atendidas pelos Cras.


23/07/2026 08:00

Terceira etapa do Circuito Municipal de Corridas de Rua abre inscrições nesta sexta-feira (24)

A Corrida de Inverno terá o limite máximo de  2.300 participantes


23/07/2026 06:00

“Cineminha” da Cultura leva entretenimento e incentivo à leitura ao Jaime Seiti Fujii

Segunda edição ocorrerá nesta sexta-feira (24), com o objetivo de aproximar as crianças da biblioteca, além de oferecer opção de lazer à comunidade


22/07/2026 13:11

Lucas do Rio Verde conquista Selo Caixa Safira em Gestão Sustentável e alcança maior pontuação de Mato Grosso

Município obteve 84 pontos na avaliação da Caixa Econômica Federal e se consolida como referência estadual em governança, transparência e gestão pública eficiente


21/07/2026 17:02

Corrida “O Semeador” abre inscrições nesta quarta-feira (22)

Participantes poderão optar por 5k, 10k ou 21k