02/06/2026 05:49:56
https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/11970/

Manutenções programadas do Saae garantem melhorias no sistema de abastecimento da cidade

Limpeza, desinfecção e perfilagem estão sendo realizadas nos poços tubulares
Por Ascom Prefeitura / Carla Braganholo
16/08/2023 15:40

(Foto: Ascom Prefeitura / Andrew Aragão)


Ajustar tamanho da fonte:

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Lucas do Rio Verde está realizando melhorias no sistema de abastecimento de água da cidade. O objetivo é retirar as incrustações que provocam alteração no aspecto de qualidade da água.

O diretor do Saae, Mauricio Fossatti, avalia o trabalho da equipe como essencial. “Esse é mais um trabalho de extrema importância que a Administração realiza para garantir o pleno funcionamento do sistema e levar abastecimento de qualidade para a casa do cidadão luverdense”, enfatizou.

Estão sendo realizados serviços de limpeza dos poços com aplicação de ar comprimido, tratamento com uso de produtos químicos adequados para desincrustação, manutenção e desinfecção. Também está sendo realizada a perfilagem, que é uma filmagem do poço para saber as condições que se encontra a estrutura do poço e se há algum cisalhamento (possíveis rupturas).

“Esse serviço é capaz de recuperar as condições operacionais do seu poço, retirando os possíveis depósitos de materiais das paredes e do fundo do poço. Assim, a limpeza e a manutenção aumentam a vida útil do poço e previnem problemas futuros”, conta o Hallan Ferreira de Pinho, encarregado de setor de água do Saae.

O Saae conta com uma estrutura para atender cerca de 30 mil imóveis com abastecimento de água, durante as 24 horas do dia. Ato todo são 13 reservatórios na zona urbana e 02 na zona rural, além dos 21 poços na cidade e 02 no interior, que reforçam o compromisso da autarquia com a população.

 

SAAE
Avalie esta notícia:

Fotos:

Mais em Lucas do Rio Verde


01/06/2026 20:02

Lucas do Rio Verde leva força da economia criativa para a FIT Pantanal 2026

Estande luverdense reunirá artesanato, gastronomia, empreendedorismo e experiências que valorizam a identidade local


01/06/2026 17:01

Saae participa do 54º Congresso Nacional de Saneamento e apresenta avanços de Lucas do Rio Verde

Congresso reuniu especialistas, gestores públicos e profissionais da área para discutir soluções inovadoras e os desafios do saneamento básico


01/06/2026 15:55

8ª Conferência Municipal de Saúde será realizada na próxima quinta-feira (11)

O evento tem como objetivo promover o diálogo e o debate, com foco na elaboração de propostas para melhorar o serviço


01/06/2026 11:34

Semana do Meio Ambiente inicia com distribuição de mudas na Prefeitura de Lucas do Rio Verde

Iniciativa disponibilizou mudas de árvores de sombra, frutíferas e de temperos à população


01/06/2026 08:46

Da alfabetização digital ao protagonismo tecnológico: rede municipal de Lucas do Rio Verde passa a ofertar ciências da computação

Com foco na inovação, o projeto SaberTech promove o aprendizado em programação, robótica e inteligência artificial


30/05/2026 18:07

Maio Laranja é encerrado com mobilização de crianças, famílias e atletas em Lucas do Rio Verde

Campanha tem como objetivo a prevenção ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes


30/05/2026 12:35

Maio Amarelo é encerrado com participação de estudantes e forças de segurança em Lucas do Rio Verde

Conscientização no trânsito, palestras nas escolas e simulação de acidente marcaram a campanha


29/05/2026 16:00

Visão de futuro: Lucas do Rio Verde planeja desenvolvimento para os próximos anos com revisão do Plano Diretor

Apresentação foi realizada ontem (28), em audiência pública na Câmara Municipal


29/05/2026 12:39

4ª Olimpíada Municipal de Foguetes transforma ciência em espetáculo educativo em Lucas do Rio Verde

41 equipes competiram no Estádio Passo das Emas nesta sexta-feira (29)


29/05/2026 11:47

Audiência Pública apresentou prestação de contas do 1º quadrimestre de 2026

A apresentação da prestação de contas cumpre à Lei de Responsabilidade Fiscal


28/05/2026 14:43

Com mais de 16 mil empresas, Lucas do Rio Verde atrai maior atacarejo de MT e fortalece economia

Inauguração aconteceu nesta quinta-feira (28) e contou com as presenças do prefeito Miguel Vaz, do vice-prefeito Joci Piccini, secretários e autoridades locais