06/05/2024 11:36:45

Mato Grosso recebe estudo inédito de alimentação e nutrição infantil

Lucas do Rio Verde é um dos 123 municípios brasileiros a receber o estudo
Por Assessoria Enani
20/05/2019 16:10

(Foto: ENANI)

O Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (Enani), pesquisa da UFRJ encomendada pelo Ministério da Saúde, chega em Mato Grosso em 20 de maio para percorrer 690 domicílios em seis cidades até julho. Essa é a terceira fase do inquérito, que, pela primeira vez no país, coletará informações detalhadas sobre hábitos alimentares, peso e altura de crianças de até cinco anos.

Também serão realizados exames de sangue nos participantes com mais de seis meses de vida e o mapeamento sanguíneo de 14 micronutrientes, como os minerais zinco e selênio, e vitaminas do complexo B, além de investigadas informações sobre amamentação, doação de leite humano, consumo de suplementos de vitaminas e minerais, habilidades culinárias, ambiente alimentar e condições sociais da família. Ao todo, 15 mil famílias serão visitadas pelos pesquisadores do Enani, em 123 municípios brasileiros.

O objetivo do estudo é obter dados inéditos sobre o crescimento e o desenvolvimento infantil para compor um retrato da nutrição infantil no Brasil, que possa subsidiar a elaboração de políticas públicas na área de saúde e nutrição no futuro.

O coordenador nacional do Enani, o pesquisador Gilberto Kac, destaca que um inquérito tão completo como este trará informações inéditas sobre alimentação infantil e o perfil de deficiência de vitaminas e minerais das crianças brasileiras. “Os dados sobre estado nutricional antropométrico poderão ajudar a responder, por exemplo, se a desnutrição está realmente diminuindo como um problema epidemiológico. Por outro lado, o estudo deverá corroborar a acertada definição do Ministério da Saúde em indicar a prevenção da obesidade com prioridade em sua agenda”, adianta o pesquisador.

Visitas domiciliares
A terceira fase do Enani visita, entre maio e julho, 1.890 domicílios em 16 municípios do Mato Grosso e Paraná. No Mato Grosso, 690 domicílios serão percorridos nas cidades de Cáceres, Cuiabá, Lucas do Rio Verde, Primavera do Leste, Rondonópolis e Várzea Grande.

O Enani percorre, desde março, 5.090 casas no Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e Distrito Federal, nas duas primeiras fases da pesquisa.  Até o fim do ano, todos os estados brasileiros receberão os pesquisadores de campo.

Segurança
As visitas domiciliares do Enani são realizadas por pesquisadores de campo identificados com camisas e crachás contendo o nome e a fotografia do entrevistador, além do logotipo do Ministério da Saúde. Os dados informados são sigilosos e, em hipótese alguma, os nomes das crianças ou dos seus responsáveis serão identificados.

A participação dos indivíduos é voluntária. No início da pesquisa, o entrevistador explica todos os procedimentos e entrega aos participantes um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Esse documento informa sobre todos os detalhes do estudo e orienta como o selecionado pode entrar em contato com a central do estudo para tirar dúvidas, incluindo a opção gratuita de ligar para o número 0800 808 0990. A realização da pesquisa segue rigorosa metodologia científica e foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da UFRJ.

Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (ENANI)

Visitas domiciliares em MT: Cáceres, Cuiabá, Lucas do Rio Verde, Primavera do Leste, Rondonópolis e Várzea Grande
Data: maio a julho de 2019

Fotos:

06/05/2024 10:27

Administração Pública disponibiliza novas licitações

Os editais podem ser conferidos no site

06/05/2024 09:14

Jogos escolares e jogos estudantis movimentaram Lucas do Rio Verde

As equipes de handebol e futsal masculino conquistaram primeiro lugar na competição

06/05/2024 08:51

Três cursos do Ser Família Capacita em Lucas do Rio Verde estão com inscrições abertas