27/04/2024 06:23:36

Mês da Mulher é marcado por ações de combate a violência doméstica

Audiência Pública, rodas de conversas, palestras e Dia D em parceria com Governo do Estado fizeram parte da programação
Por Ascom Prefeitura/Maíra Matos
28/03/2024 11:16

(Foto: Ascom Prefeitura/Andrew Aragão)

Fechando as ações do Mês da Mulher, a Secretaria de Assistência Social e Habitação de Lucas do Rio Verde organizou uma programação extensa para propagar os tipos de violência doméstica e os canais de denúncia.

Para fechar os trabalhos, na quarta-feira (27), por meio dos Centros de Referências de Assistência Social (Cras), territórios I e II, foram organizadas rodas de conversas com mulheres em acompanhamento dos serviços. A programação sob o tema Dia D - Assistência Social no Enfrentamento a Violência Contra as Mulheres é uma ação desenvolvida pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc) e efetuada em Lucas do Rio Verde.

“Foram ações intensas para informar o mal que é a violência doméstica e dar voz a essas mulheres que já passaram por isso. A ação da Setasc vem somar com as nossas, para concluir o mês temático”, acrescentou a secretária de Assistência Social e Habitação, Janice Ribeiro.

Momento Mulher abrindo a programação (Foto: Ascom Prefeitura/Andrew Aragão)

Março iniciou com dois grandes encontros, o “Momento Mulher”, que reuniu mulheres servidoras públicas e da sociedade para se divertirem, confraternizarem, visando trabalhar a autoestima.

O Núcleo de Violência Doméstica realizou, no dia 11 de março, no auditório do Paço Municipal, uma palestra com a delegada de polícia do Estado de Mato Grosso, drª Juda Marcondes, que abordou o tema "Violência Doméstica Contra a Mulher: Feminicídio e os Fatores de Risco e Violência Psicológica".

Uma parceria entre a senadora Margareth Buzzetti, secretária de Assistência Social e Habitação Janice Ribeiro, presidente da Câmara de Municipal, vereadora Sandra Barzotto, resultou na Audiência Pública da Comissão de Direitos Humanos (CDH) - “Você não está sozinha - Debatendo o combate à violência doméstica”, com participação de autoridades nacionais e estaduais, entre elas, a primeira-dama do Estado, Virgínia Mendes. O evento foi transmitido ao vivo pela TV Senado.

Projeto Precisamos Falar com servidores públicos (Foto: Ascom Prefeitura/Maíra Matos)

As comunidades de São Cristóvão, Groslândia e Itambiquara receberam palestras pela equipe volante do Cras sobre a invisibilidade do trabalho doméstico e a sobrecarga no cuidado com os filhos.

O Projeto Precisamos Falar - rodas de conversas promovidas pela equipe do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), realizou 15 encontros, sendo 3 momentos com os homens do Paço Municipal. O objetivo é falar sobre violência doméstica somente com homens.

Reuniões com mulheres em bairros e determinados grupos da sociedade também foram organizados, com objetivo de criar um espaço intimista para abordar o assunto.

Roda de conversa Momento Mulher nos bairros (Foto: Ascom Prefeitura/Maíra Matos)

Um encontro com mulheres servidoras públicas foi realizado pelo Espaço V.i.d.a.s (Valorização, Inclusão, Desenvolvimento Humano e Acolhimento dos Servidores), no dia 28 de março, com palestra e roda de conversa para debater o tema “O papel único da mulher e seus riscos”. Na ocasião, psicólogas que atendem no Espaço V.i.d.a.s promoveram o momento.

Organizado pela Polícia Judiciária Civil de Lucas do Rio Verde, o projeto Papo de Homem pra Homem foi realizado neste dia 28, pela manhã, no Pátio de Obras da Prefeitura para os homens servidores públicos, com o intuito de conscientizar e mitigar a ignorância sobre a Lei Maria da Penha e sensibilizar o público masculino.

“E fica um alerta para que possamos realizar esses momentos todos os anos e com ações que tragam a conscientização da nossa sociedade, da importância do tema, de nos unirmos realmente. Homens e mulheres, unidos para conseguirmos realmente combater esta violência doméstica que atinge tantas pessoas, principalmente as nossas crianças, mulheres e crianças”, concluiu a secretária de Assistência Social e Habitação, Janice Ribeiro.

ASSISTÊNCIA SOCIAL E HABITAÇÃO GOVERNO E ADMINISTRAÇÃO

26/04/2024 15:39

Agendamento para inscrições de nova etapa do “Projeto Águas do Cerrado” termina neste domingo (28)

Agendamento neste fim de semana deverá ser feito on-line