02/07/2026 18:52:29
https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/10535/

Monumentos históricos de Lucas do Rio Verde passam por restaurações

Escultura dos Garis é a mais danificada e será levada para Sorriso na próxima semana
Por Ascom Prefeitura / Carine Alves
16/08/2022 16:30

(Foto: Ascom Prefeitura)


Ajustar tamanho da fonte:

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, está realizando a restauração nos monumentos históricos da cidade. As esculturas sofrem com as ações de vândalos na cidade e também se deterioram por conta das mudanças climáticas, sendo necessárias as manutenções.

O primeiro monumento que está sendo restaurado é o da Ema, que fica localizada na rotatória do Paço Municipal. A estrutura, feita com reaproveitamento de metais, pesa mais de três toneladas e possui cerca de 10 metros de altura. 

A manutenção está na etapa final. As emas estão recebendo a reposição das penas que foram quebradas, pintura na parte externa danificada pelo sol e soldagem nos pontos de ferrugem. O trabalho de restauração está sendo feito pelo artista Ivaldo Rodowasnki, também responsável pela construção do monumento em 2015.

Outros três monumentos da cidade serão restaurados nos próximos dias. A escultura do Voo da Liberdade, que fica em frente ao Mercado do Produtor, e a escultura da Bíblia Sagrada, localizada no bairro Jardim Amazônia, receberão uma nova pintura e o reparo nas partes enferrujadas.

O terceiro monumento a ser restaurado é o dos Garis, localizados na Praça do Bairro Imperial. As esculturas foram entregues em 2016 em homenagem aos garis do município, marcando a universalização da coleta mecanizada.

Os três garis foram feitos de concreto armado e medem cerca de 2 metros de altura cada. Será feito o trabalho de recuperação do braço de um dos garis, que foi quebrado e está com as ferragens expostas. Os monumentos também receberão uma nova pintura.

Para o trabalho de restauração, será necessária a retirada das esculturas do local. Os garis serão levados na próxima semana para o município de Sorriso, onde fica o ateliê do artista Jakson Moura, que também foi responsável pela construção da obra. O prazo para finalização das restaurações é de 15 a 20 dias.

A secretária de Cultura e Turismo, Luciana Bauer, ressalta a importância das reparações nas esculturas e faz um pedido para a população para cuidar dos patrimônios públicos.
“Fazer a manutenção dos monumentos é uma responsabilidade de gestão e é muito importante para manter a originalidade das obras. Pedimos à população para que tenha o cuidado com os patrimônios públicos coletivos, cabe a nós ter esse olhar cuidadoso para que os monumentos possam permanecer em nossa cidade. Os gastos são muito maiores quando acontece uma coisa desse tipo e é dinheiro público que a gente utiliza para isso. Se algum cidadão presenciar algum ato de vandalismo, denuncie imediatamente para que possamos tomar as medidas cabíveis”, enfatizou Luciana.

A população pode denunciar qualquer ato de vandalismo aos patrimônios públicos através do Aplicativo Lucas Cidadão, da Ouvidoria do Município pelo número 0800 646 4004 (ligação gratuita), ou acionar a Polícia Militar através do 190 e a Guarda Civil Municipal pelo 153.
 

CULTURA E TURISMO
Avalie esta notícia:

Fotos:

Mais em Lucas do Rio Verde


02/07/2026 18:00

Inaugurada a Delegacia Especializada de Defesa da Mulher de Lucas do Rio Verde

Investimento de aproximadamente R$ 133 mil garante estrutura moderna e atendimento especializado às vítimas de violência


02/07/2026 17:13

União entre Estado e Município marca entrega de escola estadual e anuncia implantação do modelo militar em Lucas do Rio Verde

Com investimento superior a R$11,2 milhões, a nova unidade do bairro Vida Nova passará a ser Escola Bombeiro Militar Dom Pedro II


02/07/2026 09:36

Programa Educacional de Resistência às Drogas forma 240 alunos da rede municipal em Lucas do Rio Verde

Cerimônia realizada nesta quarta-feira (1º) marcou o encerramento das atividades realizadas pelos alunos do 7º ano da Escola Olavo Bilac, conduzidas pelo soldado da PM Alex Porto


02/07/2026 08:34

Com seis shows e entrada gratuita, Prefeitura divulga programação oficial do 11º Dia do Rock em Lucas do Rio Verde

Além das atrações musicais, evento terá praça de alimentação e participação de clubes de carros e motos no dia 11 de julho, na Rotatória do Paço Municipal


01/07/2026 16:46

Lucas do Rio Verde avança na elaboração do Plano Municipal de Adaptação às Mudanças Climáticas

Participação no AdaptaCidades fortalece compromisso previsto no plano de governo da gestão municipal para preparar a cidade para os desafios climáticos


01/07/2026 14:13

Rota Urbana reúne esporte, cultura e lazer neste sábado (4)

Evento será realizado a partir das 16h, na Praça Florais dos Buritis


01/07/2026 09:14

Cooperativas escolares vivenciam inovação e criatividade em oficina no Green Future Hub

Realizada nesta terça-feira (30), a iniciativa integra as ações do 1º Encontro de Formação Técnica das Cooperativas Escolares


30/06/2026 15:45

Secretaria de Cultura abre inscrições para edital que vai impulsionar negócios criativos em Lucas do Rio Verde

Chamada pública vai selecionar empresa para conduzir trilhas formativas e incubação de projetos culturais


30/06/2026 10:51

Mais de 80 alunos recebem certificados do Programa Qualifica em Lucas do Rio Verde

Cerimônia marcou a conclusão de cursos gratuitos realizados em parceria com o Senai-MT


29/06/2026 08:48

Inscrições para cursos gratuitos do Qualifica Lucas já estão abertas

Interessados têm até o dia 3 de julho para garantir uma vaga em três cursos de qualificação profissional


29/06/2026 08:12

UBS Parque das Emas amplia os serviços e oferta fisioterapia

A descentralização do serviço visa facilitar o acesso da população, contribuindo para a melhoria nos resultados