25/07/2026 13:24:22
https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/7328/

Mostra Meio Ambiente em Debate mobiliza comunidade escolar da Cecília Meireles

O projeto interdisciplinar envolveu diferentes propostas pedagógicas em torno de um mesmo tema
Por Ascom Prefeitura/Neri Malheiros
07/06/2019 14:22

(Foto: Ascom Prefeitura/Gabriel Balhone)


Ajustar tamanho da fonte:

O pátio da Escola Municipal Cecília Meireles serviu de espaço para a exposição dos trabalhos desenvolvidos para participar da Mostra Meio Ambiente em Debate. O evento fez parte da celebração do Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado quarta-feira (05), e envolveu a comunidade escolar nos períodos matutino e vespertino.  

De acordo com o professor de História, Luis Fernando Zen, responsável pela organização da mostra, a proposta objetivou englobar toda a comunidade escolar, desde pais, alunos, representantes da assessoria pedagógica, e profissionais não-docentes, como merendeiras e pessoal da limpeza, e buscou dissociar o projeto de uma feira de ciências voltada especificamente para uma única área do conhecimento. Um dos projetos desenvolvidos trata da questão do desperdício da merenda escolar que é servida na cantina para os estudantes.

“Procuramos trabalhar a ciência de uma maneira geral e mostrar para a comunidade que a Geografia, a História, a Pedagogia, as Letras também são ciências. Além disso, buscamos abranger todos esses projetos como um meio de demonstrar que podemos trabalhar juntos e produzir conhecimento específico, mas também englobando uma proposta interdisciplinar que tentasse pegar o máximo possível de áreas de conhecimento e professores trabalhando conjuntamente em prol de um projeto único”, declara.

Três alunas, acompanhadas pela professora de Artes, Elizângela Fortunato, que tocava um atabaque, fizeram uma encenação sobre a importância da água, tendo a problemática do Nordeste como referência. “Nas aulas de Artes a gente desenvolve todas as linguagens artísticas, que são a dança, a música, o teatro e as artes plásticas. Acho muito importante trabalhar com práticas pedagógicas inovadoras que envolvam de fato o aluno e foi isso que buscamos com esta mística sobre a água”, relata a professora.

Para a aluna Gabriele Coutinho, de 13 anos, que participou da encenação, o cuidado com o meio ambiente precisa começar dentro de casa. “É muito importante que a gente ajude os nossos pais para que evitem o desperdício da água, de energia elétrica e também cuidem da seleção dos resíduos domésticos e dos materiais recicláveis.”

Nascida em São Paulo, mas criada em Pernambuco, a aluna Eva de Mendonça Silva, outra das participantes da performance teatral, também tem 13 anos e lembrou da dificuldade enfrentada pelo povo nordestino devido à escassez de água. “Lá tem muita seca e quando eu passei minhas férias na casa de minha avó era preciso comprar água de caminhão-pipa para consumir”, recorda-se ela.      

EDUCAÇÃO
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


24/07/2026 10:24

Mais de 400 jovens participam do juramento à Bandeira em Lucas do Rio Verde

Ato cívico marcou uma nova etapa na vida dos jovens luverdenses


24/07/2026 10:04

Programa de Recuperação Fiscal da Prefeitura de Lucas está disponível

Contribuintes podem quitar débitos com descontos em juros e multas ou parcelar em até 48 vezes


24/07/2026 09:11

Secretaria de Educação promove capacitação para professores e gestores da rede municipal

Durante o encontro, foram discutidas ações que serão desenvolvidas no segundo semestre


23/07/2026 10:38

Ação beneficente arrecada mais de 4,3 toneladas de alimentos e repassa doações à Assistência Social

Cerca de 150 cestas básicas serão destinadas às famílias atendidas pelos Cras.


23/07/2026 08:00

Terceira etapa do Circuito Municipal de Corridas de Rua abre inscrições nesta sexta-feira (24)

A Corrida de Inverno terá o limite máximo de  2.300 participantes


23/07/2026 06:00

“Cineminha” da Cultura leva entretenimento e incentivo à leitura ao Jaime Seiti Fujii

Segunda edição ocorrerá nesta sexta-feira (24), com o objetivo de aproximar as crianças da biblioteca, além de oferecer opção de lazer à comunidade


22/07/2026 13:11

Lucas do Rio Verde conquista Selo Caixa Safira em Gestão Sustentável e alcança maior pontuação de Mato Grosso

Município obteve 84 pontos na avaliação da Caixa Econômica Federal e se consolida como referência estadual em governança, transparência e gestão pública eficiente


21/07/2026 17:02

Corrida “O Semeador” abre inscrições nesta quarta-feira (22)

Participantes poderão optar por 5k, 10k ou 21k


21/07/2026 16:54

Secretário de Saúde Welligton Souto anuncia nova coordenação do Espaço Saúde e Regulação

Os serviços serão coordenados pela servidora Juliana Reinheimer, que há mais de um ano atuava como médica reguladora


21/07/2026 15:55

Lucas do Rio Verde inicia período proibitivo das queimadas e reforça ações de prevenção durante a seca

Período começou em 1º de julho e segue até 30 de novembro


21/07/2026 13:35

Linhas 400B e 800B terão alterações de rota, pontos de embarque e horários a partir desta terça-feira (22)

Linhas 400B e 800B terão alterações de rota, pontos de embarque e horários a partir desta terça-feira (22)