18/04/2026 22:14:57
https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/12693/

Município avança na elaboração do Plano de Manejo do Córrego Lucas

Estudo inclui análises de águas, vegetação e animais
Por Ascom Prefeitura/Patrícia Kluge Marchi
10/03/2024 10:30

(Foto: Ascom Prefeitura/Andrew Aragão)


Ajustar tamanho da fonte:

A criação de um plano de manejo é obrigatória em uma unidade de conservação, como é o caso do Córrego Lucas. O espaço é um parque natural, situado na região central e cortado por vários bairros de Lucas do Rio Verde. No último mês, o Município avançou com o estudo feito no local sobre animais e a água no intuito de manter e preservar o que já existe.

O estudo teve início em Lucas do Rio Verde com a contratação de uma empresa especializada, que está fazendo um levantamento de informações e dados. Acompanhados de profissionais e supervisores da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, dois técnicos estiveram no município.

“Esses dados, a princípio, foram coletados, e são mais voltados para a parte física. Então, tivemos análise de materiais, que inclui coleta superficial de água, coleta de água subterrânea, amostra de solo e levantamento de drone para uma observação mais geológica”, explica o supervisor da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, Felipe de Sa Palis.

Após a primeira coleta, os responsáveis aguardam a autorização da Secretaria de Estado de Meio Ambiente para nova visita. Serão feitas coletas biológicas, é o que explica Felipe. “É necessário uma autorização especial, por exemplo, para fazer o manejo de fauna, é feita um tipo de pesca especial para poder identificar os peixes do córrego, levantamento de aves, mamíferos e répteis”.

O estudo ainda contempla o levantamento da vegetação e posteriormente a apresentação dos resultados, com o objetivo de melhorar as diretrizes do uso do parque, com identificação de área mais sensíveis e as que possam ser mais exploradas na área urbana.


Fique sabendo
O projeto de criação do Plano de Manejo do Córrego Lucas, teve início após uma parceria entre a Prefeitura de Lucas do Rio Verde e a empresa FS, que resultou na contratação de uma empresa especializada em estudos ambientais.

O estudo terá duração de um ano e meio, com acompanhamento dos profissionais de engenharia ambiental, biólogos e demais servidores da pasta.

O valor investido na pesquisa deve chegar a R$ 700 mil e trata de um recurso de compensação ambiental da empresa FS, conforme termo de cooperação. A extensão de área do Córrego Lucas, compreende 108 hectares.


 

AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


17/04/2026 16:39

Prefeitura divulga resultado preliminar e retificação de edital da 5ª Festa do Milho

Secretaria de Cultura e Turismo amplia prazo para recursos e detalha mudanças no processo de seleção da praça de alimentação


17/04/2026 15:00

Esporte divulga lista preliminar de aprovados no Bolsa Atleta 2026

Nesta fase estão aprovados preliminarmente 86 atletas no município


17/04/2026 10:59

Lucas do Rio Verde abre vagas para cursos gratuitos em áreas com alta demanda no mercado de trabalho

As formações abrangem as áreas de beleza, finanças e vendas e terão início ainda em abril


16/04/2026 13:21

Inscrições para Corrida de Outono abrem na próxima quarta-feira (22)

Serão ofertadas 1800 vagas para prova que acontecerá dia 09 de maio


16/04/2026 10:50

Secretaria de Educação de Lucas marca presença em evento do programa União Faz a Vida em Nova Mutum

Na ocasião, foi realizado o lançamento da Campanha “De Portas Abertas para o Mundo”, em comemoração aos 20 anos do programa no estado de Mato Grosso


16/04/2026 07:30

Prefeitura de Lucas do Rio Verde informa que não haverá atendimento ao público nas próximas segunda (20) e terça-feira (21)

Serviços essenciais continuam funcionando e os demais retornam na quarta-feira (22)


15/04/2026 10:42

IPTU 2026: Campanha é lançada com desconto para pagamento a vista ou parcelado

A emissão do boleto do IPTU pode ser feita por meio de aplicativo de forma on-line ou presencialmente


15/04/2026 08:25

Seletivos da Saúde: Prefeitura divulga novos editais de convocação

São convocados sete profissionais, dos editais PSE 001/2026 e PSS 003/2024. Os candidatos devem ficar atentos aos prazos de envio de documentos


14/04/2026 12:56

Central de Regulação reabre ao público nesta quarta-feira (15)

Além do atendimento presencial, a população também pode contar com serviço online, por meio do Whatsapp 3549 8300


14/04/2026 12:00

Dupla Carreiro e Capataz é confirmada na 5ª Festa do Milho em Lucas do Rio Verde

Evento será realizado nos dias 9 e 10 de maio, na rotatória do Paço Municipal, com apresentações de artistas locais e nacionais


14/04/2026 08:34

Avanço no saneamento básico: elevatória é liberada para operação e deve beneficiar 20 mil moradores em Lucas do Rio Verde

Estrutura estratégica na Avenida Ângelo Antônio Dall Alba passou por testes finais e se prepara para iniciar funcionamento