27/07/2026 07:57:22
https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/754/

NOVA SEDE DA VIGILÂNCIA EM SAÚDE ABRIGA TAMBÉM AS VIGILÂNCIAS SANITÁRIA, EPIDEMIOLÓGICA E AMBIENTAL

A sede da Vigilância em Saúde é coordenada por Jorge Vanni e está localizada na Rua Catuípe, anexo a Central de Regulação e a Farmácia Central. Os telefones de contato são: 3549-2068 e 3549-4136.
Por Ascom/Josi Pegoraro
11/02/2010 09:46

(Foto: )


Ajustar tamanho da fonte:

hamid.soltani

Com o objetivo de desenvolver um conjunto de medidas capazes de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde, além de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, incluindo o ambiente de trabalho, da produção e da circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde, a Vigilância em Saúde compreende três vigilâncias: Vigilância Sanitária, Epidemiológica e Ambiental.

A Vigilância Sanitária é composta por uma equipe técnica capacitada que durante a atual gestão, aumentou o quadro além de adquirir equipamentos e veículos para otimizar as ações.
 
Desenvolve ações de cadastro, inspeções e apreensões, além de atividades educativas junto à equipe de saúde e população. Promove capacitações a manipuladores de alimentos para garantir a qualidade dos mesmos.
 
Já a Vigilância Epidemiológica, realiza ações que proporcionam o conhecimento, a detecção ou prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes de saúde individual ou coletiva, com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle das doenças e agravos.
 
É composta por equipe técnica que atua prevenindo, tratando e controlando os agravos à saúde pública, como dengue, malária, leishmaniose, hanseníase, tuberculose, meningite entre outras.
 
Atualmente apresenta como resultado:
- Controle de leishmaniose canina;
- Redução do índice de infestação do mosquito da dengue;
- 100% cura dos casos de tuberculose/ hanseníase e leishmaniose e malária;
- 0% de mortalidade por câncer de colo de útero;
- Redução da Mortalidade Infantil;
- Mais de 100% de cães e gatos vacinados contra raiva;
- Monitoramento de nascidos vivos e investigação de mortalidade.
 
 
Avalie esta notícia:

Fotos:

Mais em Lucas do Rio Verde


27/07/2026 07:56

Prefeitura entrega documentário, acervo expositivo e decreto que reconhece Festa de São Cristóvão como Patrimônio Cultural Imaterial

Com as ações, governo municipal concluiu a Devolutiva do Inventário Participativo da celebração mais antiga de Lucas do Rio Verde


27/07/2026 07:48

Move Lucas estreia com programação esportiva e atividades para toda a família

Primeira edição do evento já passa a integrar o calendário esportivo do município.


24/07/2026 10:24

Mais de 400 jovens participam do juramento à Bandeira em Lucas do Rio Verde

Ato cívico marcou uma nova etapa na vida dos jovens luverdenses


24/07/2026 10:04

Programa de Recuperação Fiscal da Prefeitura de Lucas está disponível

Contribuintes podem quitar débitos com descontos em juros e multas ou parcelar em até 48 vezes


24/07/2026 09:11

Secretaria de Educação promove capacitação para professores e gestores da rede municipal

Durante o encontro, foram discutidas ações que serão desenvolvidas no segundo semestre


23/07/2026 10:38

Ação beneficente arrecada mais de 4,3 toneladas de alimentos e repassa doações à Assistência Social

Cerca de 150 cestas básicas serão destinadas às famílias atendidas pelos Cras.


23/07/2026 08:00

Terceira etapa do Circuito Municipal de Corridas de Rua abre inscrições nesta sexta-feira (24)

A Corrida de Inverno terá o limite máximo de  2.300 participantes


23/07/2026 06:00

“Cineminha” da Cultura leva entretenimento e incentivo à leitura ao Jaime Seiti Fujii

Segunda edição ocorrerá nesta sexta-feira (24), com o objetivo de aproximar as crianças da biblioteca, além de oferecer opção de lazer à comunidade


22/07/2026 13:11

Lucas do Rio Verde conquista Selo Caixa Safira em Gestão Sustentável e alcança maior pontuação de Mato Grosso

Município obteve 84 pontos na avaliação da Caixa Econômica Federal e se consolida como referência estadual em governança, transparência e gestão pública eficiente


21/07/2026 17:02

Corrida “O Semeador” abre inscrições nesta quarta-feira (22)

Participantes poderão optar por 5k, 10k ou 21k


21/07/2026 16:54

Secretário de Saúde Welligton Souto anuncia nova coordenação do Espaço Saúde e Regulação

Os serviços serão coordenados pela servidora Juliana Reinheimer, que há mais de um ano atuava como médica reguladora