26/10/2026 14:54:07
https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/4703/

Novas ferramentas facilitam o acesso e garantem mais transparência a aplicação dos recursos públicos

O objetivo dos canais de interação abertos com a comunidade, é informar, incentivar a participação e incluir o cidadão no processo administrativo do município
Por Ascom/Marcello Paulino
12/05/2015 13:44

(Foto: Ascom)


Ajustar tamanho da fonte:

Portal da Transparência, Ouvidoria Municipal, Casa dos Conselhos e Gerência de Cidade, desde 2013, a administração de Lucas do Rio Verde vem criando novas ferramentas para interagir e facilitar o acesso da população as ações do poder público.

A meta, não é somente garantir total transparência sobre a aplicação dos recursos públicos, mas também, incentivar e incluir a comunidade no processo administrativo, ouvindo as demandas e discutindo os projetos.

Segundo o prefeito Otaviano Pivetta, além dos órgãos fiscalizadores, como o Poder Legislativo e Tribunal de Contas do Estado, que avaliam mensalmente as contas e emitem relatórios sobre a administração, a população também deve acompanhar as contas do município.

Por meio do Portal da Transparência, disponível 24 horas por dia, os cidadãos têm acesso a todas as informações, desde o número de servidores e respectivos rendimentos, aos investimentos em todos os setores.

“O primeiro passo para incluir o cidadão no processo administrativo é garantindo a ele, o acesso total as receitas e investimentos do poder público. É uma obrigação do gestor público em divulgar e um dever da população em acompanhar”, ressalta Otaviano.

A Ouvidoria Municipal é outra ferramenta importante de interação com a comunidade. Por meio do número de telefone 0800 646 4004, a população tem a oportunidade de tirar dúvidas e participar, com sugestões ou reclamações.

Dados da Prefeitura de Lucas do Rio Verde revelam que somente no mês de abril, o canal de comunicação registrou 340 atendimentos. Se comparado ao mês de março, o aumento foi de cerca de 4%.

Para o prefeito, apesar do aumento no número de procedimentos, o índice deve ser comemorado porque mostra que a população está utilizando as ferramentas criadas e participando ativamente da administração pública.

“A cidade está crescendo e o poder público não tem como estar em todos os lugares ao mesmo tempo. Lucas do Rio Verde não é mais aquele município de 15 anos atrás e a população precisa entender que todos temos nossas responsabilidades”.

A Casa dos Conselhos, uma das últimas novidades da administração, foi criada para garantir a infraestrutura adequada para o fortalecimento das associações comunitárias e o envolvimento da população nas decisões do município.

Inaugurada há um mês, o local se transformou em ponto de encontro e discussões sobre diversos temas, com a presença do prefeito, secretários municipais, vereadores e representantes de associações e entidades.

“A Casa dos Conselhos é uma forma de resgatar a força do trabalho comunitário. Quem está em Lucas do Rio Verde há mais tempo, com certeza participou dos mutirões e associações e sabe que tudo foi conquistado graças a união dos moradores”, lembra Otaviano.
A forma democrática de administrar o município não se restringe a participação da comunidade. Poderes Legislativo e Judiciário, acompanham, opinam e também têm um canal de conversa com a gestão, a Gerência de Cidade.

Implantada em janeiro deste ano, após a reforma administrativa, a gerência tem como objetivo manter a harmonia entre os poderes, valorizando a independência de cada um. Segundo o gerente de Cidade, Ramiro Azambuja, a meta é sempre buscar o diálogo.

“Apesar das diferenças de ideias, todos trabalham com um único objetivo, que é melhorar a vida das pessoas que moram em Lucas do Rio Verde. Daí a necessidade de trabalhar junto na elaboração de projetos, na busca de recursos e soluções para os problemas”.

 

Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


26/10/2026 14:09

SAAE reforça cuidados com contentores durante período de chuvas e intensifica manutenção em novembro

Autarquia orienta a população a manter as tampas fechadas após o descarte e amplia ações de manutenção, limpeza, substituição e adesivação dos equipamentos


26/10/2026 13:58

Ocorrências de perturbação do sossego crescem 10,5% em Lucas do Rio Verde

Levantamento da Guarda Civil Municipal aponta 1.756 registros em 2026, contra 1.589 no mesmo período de 2025; dados reforçam a importância da conscientização e do respeito ao sossego público


26/10/2026 13:33

Meio ambiente realiza plantio de mais de 60 mudas de árvores próximo ao Lago Harry Müller

As mudas foram disponibilizadas pelo IFMT e pela Ong Amibem


26/10/2026 10:50

Obras na BR-163: Avenida da Produção terá interdições para melhorias na drenagem

Serviços incluem substituição de tubulações para solucionar alagamentos recorrentes e exigirão bloqueios parciais e totais no trânsito entre 28 de outubro e 1º de novembro


26/10/2026 10:24

Atletas de BMX do Programa Viva Lucas conquistam sete pódios na Argentina

Antônio Chitolina se destacou em sua primeira competição internacional


23/10/2026 12:01

Programa Líderes Inovadores capacita mais de 20 pessoas em Lucas do Rio Verde

Grupos apresentam cinco projetos com propostas para melhorar a cidade


23/10/2026 11:20

Lucas do Rio Verde oferece curso gratuito de Rotinas de Departamento Pessoal

Capacitação começa em 3 de novembro e terá 80 horas de duração


23/10/2026 09:01

Natal da Esperança 2026: inscrições para comercialização de alimentos e bebidas terminam hoje (23)

A seleção contemplará oito empresas; o evento será realizado de 5 de dezembro de 2026 a 3 de janeiro de 2027


23/10/2026 08:40

Projeto de parque linear na transformação da BR-163 em avenida coloca Lucas do Rio Verde entre os selecionados em programa nacional

Município receberá assistência técnica especializada para qualificar proposta; iniciativa integra projeto Cidade Presente na Amazônia


22/10/2026 16:42

Saae orienta beneficiários da Tarifa Social sobre atualização cadastral anual

Cadastro deve ser atualizado a cada 12 meses; procedimento pode ser feito presencialmente ou pelos canais de atendimento da autarquia


22/10/2026 07:48

Obras na BR-163: supressão de palmeiras terá intervenção na Avenida da Produção nesta sexta-feira (23) em Lucas do Rio Verde

Serviço será realizado a partir das 21h pela Nova Rota do Oeste, com isolamento de acostamento próximo ao Posto Sabiá, a partir das 15h, para garantir a segurança durante os trabalhos