25/07/2026 15:41:49
https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/6736/

Obra do Cetas segue cronograma e entra na 2ª etapa

A construção do Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), começa nesta semana a segunda etapa da obra
Por Ascom Prefeitura/Maryuska Pavão
09/10/2018 17:20

(Foto: Ascom Prefeitura/Ederson Bones)


Ajustar tamanho da fonte:

A construção do Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), começa nesta semana a segunda etapa da obra, que terá 0,5 hectare de área aberta e 0,5 hectare de mata. O terreno foi doado pela Prefeitura de Lucas do Rio Verde, e tem o acompanhamento da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente.

O secretário Marcio Albieri, destacou o quanto esse centro de triagem será importante para todo o médio-norte do estado, já que esse será primeiro centro especializado de Mato Grosso.

“Estamos entrando na segunda etapa da obra, e ela está seguindo o cronograma. É importante destacarmos a demanda que existe da fauna da nossa região e quanto ela que precisa ser cuidada, pois temos índices altíssimos de animais atropelados ou traficados e o Cetas colaborará com a prevenção e cuidado desses animais de toda a nossa região, temos uma área de preservação ambiental, que ajudará na recuperação e retorno dos animais ao seu habitat natural”, disse o secretário.

A obra é uma parceria entre o Governo do Estado por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), prefeitura, Ministério Público (MPE) e a ONG Amibem.

O Cetas contará com três ambientes, sendo um prédio de produção de alimentos para animais, com área aproximada de 40m², um prédio administrativo com área aproximada de 91m² e um prédio para o ambulatório, com área de aproximadamente de 48m². Além disso, o Centro terá uma casa para caseiro, com aproximadamente 50m², em cada um haverá sanitários individuais. A obra conta com investimentos de R$ 475.579,66, repassados pela Sema.

O centro especializado atenderá animais silvestres vítimas de atropelamentos em rodovias e tráfico. O centro também realizará pesquisas científicas e fornecerá educação ambiental de crianças e jovens.

AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


24/07/2026 10:24

Mais de 400 jovens participam do juramento à Bandeira em Lucas do Rio Verde

Ato cívico marcou uma nova etapa na vida dos jovens luverdenses


24/07/2026 10:04

Programa de Recuperação Fiscal da Prefeitura de Lucas está disponível

Contribuintes podem quitar débitos com descontos em juros e multas ou parcelar em até 48 vezes


24/07/2026 09:11

Secretaria de Educação promove capacitação para professores e gestores da rede municipal

Durante o encontro, foram discutidas ações que serão desenvolvidas no segundo semestre


23/07/2026 10:38

Ação beneficente arrecada mais de 4,3 toneladas de alimentos e repassa doações à Assistência Social

Cerca de 150 cestas básicas serão destinadas às famílias atendidas pelos Cras.


23/07/2026 08:00

Terceira etapa do Circuito Municipal de Corridas de Rua abre inscrições nesta sexta-feira (24)

A Corrida de Inverno terá o limite máximo de  2.300 participantes


23/07/2026 06:00

“Cineminha” da Cultura leva entretenimento e incentivo à leitura ao Jaime Seiti Fujii

Segunda edição ocorrerá nesta sexta-feira (24), com o objetivo de aproximar as crianças da biblioteca, além de oferecer opção de lazer à comunidade


22/07/2026 13:11

Lucas do Rio Verde conquista Selo Caixa Safira em Gestão Sustentável e alcança maior pontuação de Mato Grosso

Município obteve 84 pontos na avaliação da Caixa Econômica Federal e se consolida como referência estadual em governança, transparência e gestão pública eficiente


21/07/2026 17:02

Corrida “O Semeador” abre inscrições nesta quarta-feira (22)

Participantes poderão optar por 5k, 10k ou 21k


21/07/2026 16:54

Secretário de Saúde Welligton Souto anuncia nova coordenação do Espaço Saúde e Regulação

Os serviços serão coordenados pela servidora Juliana Reinheimer, que há mais de um ano atuava como médica reguladora


21/07/2026 15:55

Lucas do Rio Verde inicia período proibitivo das queimadas e reforça ações de prevenção durante a seca

Período começou em 1º de julho e segue até 30 de novembro


21/07/2026 13:35

Linhas 400B e 800B terão alterações de rota, pontos de embarque e horários a partir desta terça-feira (22)

Linhas 400B e 800B terão alterações de rota, pontos de embarque e horários a partir desta terça-feira (22)