08/05/2026 12:22:30
https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/5087/

“Operação de guerra” contra o mosquito Aedes aegypti inicia na segunda-feira (21)

A operação contará com a ajuda de voluntários e começará pelos bairros com maior índice de focos de Aedes aegypti
Por Ascom/Francieli Cela
18/12/2015 09:19

(Foto: Imagem ilustrativa)


Ajustar tamanho da fonte:

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde está programando para a próxima semana uma grande ação de conscientização e combate ao mosquito Aedes aegypti. Com a ajuda de voluntários, uma “operação de guerra” será realizada nos bairros da cidade na segunda (21) e terça-feira (22).

Com o fechamento do atendimento ao público da prefeitura a partir do dia 21, os servidores municipais foram convidados para voluntariamente compor esse grupo juntamente com os agentes de saúde e de combate às endemias.

O gerente de Cidade e secretário municipal de Saúde, Ramiro Azambuja, também convidou diversas entidades, CDL e Acilve para serem parceiros nesta ação de conscientização.

“Nós estamos colocando à disposição da sociedade um mutirão de conscientização. Na segunda-feira (21), às 7h, no auditório da prefeitura, vamos fazer a capacitação dos voluntários para que possamos colocar nas ruas o maior número de pessoas para ajudar a visitar as residências, iniciando pelos bairros com maior índice de foco da dengue”, evidenciou Azambuja.

Após a capacitação, às 8h, os voluntários seguirão em grupos para os bairros com maiores focos de mosquito. Será disponibilizado o transporte até os bairros e o material informativo para serem entregues nas residências.

“Estamos iniciando uma “operação de guerra” contra o mosquito Aedes aegypti, todas as pessoas, entidades, pessoas físicas ou pessoas jurídicas que podem ajudar nessas visitas estão convidadas para estarem na prefeitura na segunda-feira para participar da capacitação. Queremos combater o mosquito da dengue e para isso precisamos da ajuda de toda população”, ressaltou o secretário.

Rosi Ida, representante do Grupo Luz, é uma das voluntárias desta grande ação e convocou outros grupos a estarem auxiliando neste trabalho. “Estamos convocando toda a população para nos auxiliar, precisamos estar todos conscientes e unidos nesse momento para conseguir fazer a diferença e combater o mosquito. Queremos todo mundo participando, apoiando e dando força para que essa ação seja bem-sucedida”.

Rosi também deixou um alerta à população para que todos mantenham os terrenos limpos e livres de água parada. “Olhe a sua casa com carinho, veja se não tem algum foco, alguma acumulação de água, a gente tem que combater o foco do mosquito. Limpando o seu quintal, você vai estar ajudando a salvar as pessoas da sua própria casa”.

Azambuja também orientou a população para que recebam os voluntários e pela saúde da própria família ajudem a combater o mosquito. “Precisamos que todos recepcionem em suas residências e comércios esses voluntários, recebam as orientações para que a gente possa efetivar essa ação para ter a resolutividade desse problema”.

Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


08/05/2026 08:23

Nota de Pesar: Prefeitura de Lucas do Rio Verde presta condolências aos familiares e amigos do pioneiro e produtor rural Hilário Renato Piccini

Nota de Pesar: Prefeitura de Lucas do Rio Verde presta condolências aos familiares e amigos do pioneiro e produtor rural Hilário Renato Piccini


07/05/2026 16:51

Equipes da Assistência Social de Lucas do Rio Verde recebem capacitação do Governo de MT

Visita técnica da Setasc destacou bons resultados do município e experiência pode ajudar outras cidades


07/05/2026 16:47

Lucas do Rio Verde abre inscrições para cursos gratuitos em áreas de beleza, gastronomia e liderança

As capacitações serão oferecidas gratuitamente e iniciam ainda no mês de Maio


07/05/2026 16:33

Prefeitura promove encontro e fortalece parcerias para a 5ª Festa do Milho

Evento reuniu patrocinadores, apoiadores e parceiros na manhã desta quinta-feira (7), no Paço Municipal


07/05/2026 15:52

Referência: Comitiva de Rondônia visita Lucas do Rio Verde para conhecer modelo de desenvolvimento e agroindustrialização

Prefeito Miguel Vaz apresentou as potencialidades do município à prefeita de Ariquemes, Carla Redano, destacando infraestrutura, agregação de valor e visão de futuro


07/05/2026 14:46

Segurança reforçada garantirá tranquilidade ao público da 5ª edição da Festa do Milho

Atuação integrada das forças de segurança e equipes de apoio irá assegurar proteção e organização durante todos os dias do evento


07/05/2026 13:46

Educação promove ação para apoiar famílias de alunos atendidos pelo programa Anjos da Escola

Através de cinco encontros, iniciativa visa auxiliar os pais a enfrentar os desafios do cotidiano


07/05/2026 08:28

Supercopa Mato Grosso de Futebol abre inscrições e promete reunir mais de mil atletas em Lucas do Rio Verde

Competição acontece de 9 a 12 de julho, reunindo equipes de várias regiões e observadores de grandes clubes do futebol brasileiro em Lucas do Rio Verde


06/05/2026 17:06

Dr. Giorgio Trentin assume a supervisão da Atenção Primária à Saúde

O anúncio foi realizado na manhã desta quarta-feira (06), pelo secretário Welligton Souto


06/05/2026 16:16

Cerimônia de apresentação dos aprovados no Bolsa Atleta 2026 aconteceu nesta quarta-feira (06)

Programa contempla 12 modalidades esportivas em quatro categorias


05/05/2026 16:06

Atração de investimentos: Lucas do Rio Verde fortalece desenvolvimento econômico com novo complexo logístico

Grupo investiu mais de R$ 50 milhões e deve gerar 165 empregos diretos