19/04/2024 11:15:23

ORQUESTRA REALIZA CONCERTO POPULAR EM LUCAS DO RIO VERDE

No próximo sábado, 23, é a noite da sociedade luverdense prestigiar o espetáculo da Orquestra do Estado de Mato Grosso que se apresentará às 20 horas no Lago Ernani José Machado.
Por Ascom/Orquestra MT
19/05/2009 11:06

(Foto: )

hamid.soltani

Graças à parceria com a empresa ADM World, a série de Concertos Populares da Orquestra do Estado de Mato Grosso, sob a batuta do jovem maestro Leandro Carvalho está de volta. Até o dia 30 de maio o grupo vai realizar apresentações ao ar livre, gratuitas e em locais de fácil acesso em seis municípios mato-grossenses: Novo Mutum, Lucas do Rio Verde, Sorriso, Campo Verde, Primavera do Leste e Rondonópolis. Em julho, a série de Concertos Populares ainda conta com duas apresentações fora do Estado, em Campo Grande – MS e Uberlândia – MG.

Depois da apresentação em Nova Mutum, a Orquestra segue viagem para Lucas do Rio Verde, onde se apresenta dia 23 de maio, no Lago Ernani Machado, às 20 horas. Dia 24 é a vez da cidade de Sorriso receber a Orquestra do Estado de Mato Grosso, na Praça da Juventude. Campo Verde, Primavera do Leste e Rondonópolis completam a etapa Mato Grosso nos dias 28, 29 e 30 de maio, respectivamente. “A série de Concertos Populares valoriza e promove a cidadania em cada cidade por onde a Orquestra se apresenta. Nas noites de concertos, a população ingressa num clima de fraternidade e respeito sugerido pela música”, pontua Leandro Carvalho.

Todas as etapas da viagem poderão ser conferidas no blog da turnê dos Concertos Populares www.admconcertospopularesorquestramt.blogspot.com. A cada apresentação, atualizações com fotos dos concertos, paisagens, curiosidades de lugares por onde a Orquestra passar e artigos que vão de impressões da platéia a detalhes dos bastidores aproximarão ainda mais a Orquestra do Estado de Mato Grosso de seu público.

Em 2009, a série de Concertos Populares revela o caráter transversal das ações educacionais da Orquestra do Estado de Mato Grosso. Cinco das seis cidades mato-grossenses que a partir de sexta-feira, 22, abrigarão as apresentações da Orquestra, já receberam o grupo, no início do mês de maio. Escolas da rede pública de ensino de Nova Mutum, Lucas do Rio Verde, Campo Verde, Primavera do Leste e Rondonópolis foram contempladas com a realização de ‘oficinas de capacitação musical’ para professores e estudantes. O objetivo desses encontros foi preparar a população para a visita da Orquestra a sua cidade, em dia de concerto, suprindo-os com informações relevantes que possam ser reproduzidas em sala de aula e na comunidade. Para auxiliar os educadores, a Orquestra disponibilizou às escolas, kits multidisciplinares contendo livros, apostilas, CD’s e DVD’s que facilitarão a multiplicação dos conhecimentos adquiridos na oficina, dentro e fora da sala de aula.

Os estudantes das escolas que participaram das ‘oficinas de capacitação musical’ da Orquestra terão um lugar cativo na platéia, assistirão a passagem de som e terão um momento especial para conversar e trocar idéias com o maestro e com os músicos. As atividades com caráter educacional no interior do Estado tiveram início no dia 23 de abril, em Lucas do Rio Verde, e término no dia 29 do mesmo mês, na cidade de Campo Verde. Ao todo, 428 pessoas entre estudantes e educadores de 32 instituições de ensino de cinco municípios mato-grossenses foram beneficiadas pelas ações educacionais da OEMT. Visite o blog dos Concertos Populares citado acima e veja as fotos das oficinas.

Nesses quatro anos de existência, a Orquestra vem apresentando excelentes resultados relacionados à qualidade artística, ao público atingido e ao número de apresentações. Em 2005, ano de sua criação, a Orquestra fez 21 concertos, em Cuiabá e Chapada dos Guimarães, para um público aproximado de 10 mil expectadores. A mesma Orquestra, três anos mais tarde, até o final de 2008 alcançará a marca de 154 apresentações em 22 estados brasileiros, percorrendo mais de 80 cidades de todo o território nacional, passando por todas as regiões do país e enchendo os olhos de aproximadamente 200 mil brasileiros.

Desde sua criação em 2005, a OEMT já realizou concertos em mais de vinte municípios mato-grossenses. O firme propósito de democratizar o acesso a bens culturais, em especial à música de concerto, trouxe a oportunidade de percorrer o Brasil e estender esta oportunidade para brasileiros de todas as regiões do país, em 2008. Em 2009, a OEMT segue uma programação dedicada a apresentações, quase que exclusivamente, em seu estado de origem.

A Temporada 2009 da Orquestra do Estado é uma realização do Governo do Estado de Mato Grosso, através da Secretaria de Estado de Cultura, e tem como patrocinadores as empresas Votorantim, Bimetal, Nortox, ADM World e Lei Federal de Incentivo à Cultura/ Ministério da Cultura. Apoio cultural de Localiza, Fisk Inglês e Espanhol, Amazon Hotel, Jar Empreendimentos Imobiliários, Soul Propaganda e SESC Mato Grosso.

19/04/2024 10:13

Esporte está com inscrições abertas para o 10º GP de Ciclismo

A competição será no dia 05 de maio e as inscrições são limitadas

19/04/2024 07:35