01/03/2026 17:37:30
https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/2021/

Paulo Lessa visita obras da Cadeia Pública Municipal de Lucas do Rio Verde

Ao ver de perto a situação da cadeia, o secretário de Estado de Justiça e Direitos Humanos reconheceu os esforços da Prefeitura de Lucas do Rio Verde, que vem fazendo mais do que deveria.
Por Ascom/Ley Magalhães
02/03/2012 07:06

(Foto: Ascom/Osvaldo Albuquerque)


Ajustar tamanho da fonte:

hamid.soltani

O secretário de Estado de Justiça e Direitos Humanos, Paulo Lessa, o tenente-coronel Clarindo Alves de Castro e o superintendente de Gestão de Cadeia, Altair Vicente Camilo Junior, estiveram na manhã de ontem (01) em Lucas do Rio Verde. Na companhia do prefeito Marino Franz, ele visitou as instalações da atual cadeia do município e as obras do novo centro de ressocialização que está sendo construído. Lessa conheceu com detalhes o projeto de engenharia e ouviu dos técnicos o sistema de segurança.

O secretário reconheceu a necessidade dessa nova unidade prisional diante da precariedade em que constatou durante uma rápida passagem pela atual cadeia. “A situação é lastimável. Não podemos por panos quentes porque é um descaso que se estende por todo o Estado. Uma das nossas lutas na Secretaria é para que se construam novos presídios e se abram novas vagas. Aqui em Lucas do Rio Verde, o poder público está fazendo mais do que deveria. A nova cadeia que está sendo construída se deve aos esforços do prefeito”, observou Lessa.

Apesar das chuvas, as obras de construção da Cadeia Pública Municipal de Lucas do Rio Verde estão dentro do cronograma. Segundo a engenheira Daniela Degiato, o pavilhão administrativo já está em fase de acabamento e o bloco das celas, está em fase de concretagem da laje. A previsão é que a obra seja concluída ainda neste semestre.

A nova unidade prisional está em um terreno de mais de 18 mil metros quadrados. A obra possui 738 metros quadrados, divididos em dois blocos: administrativo e celas.

Os engenheiros também asseguraram quanto a segurança física da nova cadeia, o que deverá evitar as constantes fugas acontecidas ultimamente. Diferente de qualquer outro projeto, a construção de uma cadeia pública é muito mais complexo por envolver questões específicas relacionadas a segurança dos presos. “Cada parede das celas possui 15 centímetros de espessura de concreto armado, o que demanda tempo e recursos.”

O bloco destinado aos detentos possui pouco mais de 580 metros quadrados, incluindo solário e pátio. A nova unidade terá capacidade para abrigar 144 detentos, divididos em 12 celas, com 12 presos cada uma. No pavilhão administrativo também estão sendo construídas seis salas que serão destinadas para a revista íntima.

O Governo do Estado se comprometeu em dar uma contrapartida para construção da cadeia de Lucas. “Vai demorar um pouco mais do que o previsto, mas vamos fazer", ressaltou o secretário. Já o prefeito Marino Franz, disse que com ou sem recurso as obras devem ser concluídas e se o dinheiro vir podem ser aceleradas e entregues antes do prazo. A contrapartida do Estado é para ser R$ 300 mil. Com ou sem este dinheiro, a prefeitura vai fazer, pois isso é uma determinação da nossa gestão.

Avalie esta notícia:

Fotos:

Mais em Lucas do Rio Verde


27/02/2026 13:15

Prefeitura de Lucas do Rio Verde apresenta prestação de contas do 3º quadrimestre de 2025

Audiência pública aconteceu na última quinta-feira (26), na Câmara de Vereadores


27/02/2026 11:56

Cadastro Único em Lucas atinge 92% de atualização e fortalece atendimento às famílias

Mais de 11 mil famílias estão cadastradas no município e 97% dos beneficiários do Bolsa Família estão com dados em dia


27/02/2026 09:48

Equipe da Secretaria de Esporte participa de Fórum Estadual

A programação incluiu palestras, painéis temáticos e momentos de integração entre os participantes


26/02/2026 14:33

Lucas do Rio Verde reúne rede de enfrentamento e reforça como atender mulheres vítimas de violência

Encontro também serviu como capacitação para orientar novos integrantes sobre como agir diante de um pedido de ajuda


26/02/2026 06:58

Prefeitura apresenta prestação de contas do 3º quadrimestre de 2025 nesta quinta (26)

Audiência pública acontecerá na Câmara Municipal de Lucas do Rio Verde, às 17h


25/02/2026 18:22

Show Safra é oficialmente lançado com apoio da Prefeitura de Lucas do Rio Verde

Espaço contará com programação especial da agricultura familiar e secretarias de Educação, Agricultura e Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade e Segurança Pública


25/02/2026 15:10

Prefeitura e Senac abrem inscrições para curso gratuito de noções básicas das rotinas administrativas

O curso tem início dia (02) de março e oferece 20 vagas gratuitas


24/02/2026 13:46

Oferta do contraceptivo intradérmico reduz em 35% o número de adolescentes grávidas

O método está disponível gratuitamente em todas as unidades básicas de saúde de Lucas do Rio Verde


24/02/2026 10:44

Inscrições abertas para 14ª Copa de Futsal 2026

A competição terá início no dia 21 de março no Ginásio Rio Verde


24/02/2026 10:43

Aula inaugural marca o início das atividades do curso superior de Tecnologia em Agrocomputação em Lucas do Rio Verde

O curso é ofertado pela Universidade do Estado de Mato Grosso, em parceria com a Prefeitura


24/02/2026 08:49

Do agro à mesa: Aula Show dá inicio ao 1º Circuito Gastronômico e coloca Lucas no radar da gastronomia mato-grossense

Evento reuniu empresários e lideranças em ação estratégica que une setor produtivo, cultura, turismo e desenvolvimento econômico