26/10/2026 03:40:10
https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/5259/

Poder público, órgãos de segurança e população se unem contra o aumento da criminalidade

Do encontro saíram alternativas que serão colocadas em prática, como uma audiência pública com o governador e um abaixo-assinado, reivindicando aumento do efetivo policial
Por Ascom/Marcello Paulino
28/05/2016 11:43

(Foto: Ascom/William Barbosa)


Ajustar tamanho da fonte:

Representantes da Prefeitura de Lucas do Rio Verde, vereadores, órgãos de segurança, entidades, associações de bairros e moradores se reuniram na noite de ontem (27), para discutir e buscar soluções para o aumento da criminalidade.

A principal reivindicação é o aumento do efetivo das policias, Militar e Civil. Segundo o comandante da PM, major Fábio Mota, atualmente a corporação conta com apenas 26 oficiais, quando o necessário seria pelo menos mais 20.

“Eu não tenho como melhorar a segurança de vocês sem o aumento de efetivo e sem viaturas. A cobrança de vocês é justa. Mas se não vierem investimentos do Estado, não tem como o município e o Conselho de Segurança resolverem o problema”.

Uma das soluções apresentadas durante a reunião, foi a realização de uma audiência pública com o governador Pedro Taques. O encontro deve ser marcado para os próximos dias, de acordo com a agenda do Estado.

Segundo o secretário municipal de Produção e Desenvolvimento, Aluízio Bassani, o prefeito Otaviano Pivetta, os vereadores e os presidentes dos conselhos de Segurança cobram diariamente por mais efetivo.

“Nós vamos marcar essa audiência com o governador e com o secretário de Segurança, não sabemos se aqui em Lucas do Rio Verde ou em Cuiabá. Mas gostaríamos que vocês participassem, para nos ajudar a cobrar do Estado, para que eles olhem pra gente.”

Para o mês de setembro, está prevista a vinda de mais oito policiais que estão em processo de formação. O número ainda é muito abaixo do necessário e com a vinda dos novos policiais, três devem ser aposentados.

“Nós estamos sempre correndo atrás do prejuízo. Com apenas duas viaturas, é impossível fazer segurança pública. E a situação só não está pior por causa do apoio que recebemos da prefeitura”, ressaltou o comandante da Polícia Militar.

Nos últimos cinco anos, foram investidos pela prefeitura aproximadamente R$ 5 milhões em infraestrutura para os órgãos de segurança. Entre construções e reformas, estão, a Cadeia Pública e a nova sede da Polícia Civil, ambas em 2012, e o Centro Socioeducativo, construído em parceria com os municípios da região e inaugurado no ano passado.

Desde o dia 19 de maio, as policias Militar e Civil, com o apoio da Guarda Municipal de Trânsito, estão realizando blitzes e ações específicas em pontos mais críticos do município.

Em duas semanas de trabalho, foram milhares de veículos e pessoas abordadas, apreensão de entorpecentes, veículos recuperados, cumprimento de mandados de prisão e apreensão de menores.

Segundo Bassani, todo esse trabalho é realizado com a união e o esforço do poder local. “São medidas paliativas, que minimizam, mas não resolvem o problema da falta de segurança.”

Outras alternativas apresentadas durante o encontro, realizado na noite de ontem, também serão colocadas em prática, como a realização de um abaixo-assinado, que deve circular em todos os bairros, a discussão  com o Estado sobre a existência de um cadastro reserva para que possam ser destinados mais policiais e melhorias na iluminação pública e arborização do município.

 

Avalie esta notícia:

Fotos:

Mais em Lucas do Rio Verde


23/10/2026 12:01

Programa Líderes Inovadores capacita mais de 20 pessoas em Lucas do Rio Verde

Grupos apresentam cinco projetos com propostas para melhorar a cidade


23/10/2026 11:20

Lucas do Rio Verde oferece curso gratuito de Rotinas de Departamento Pessoal

Capacitação começa em 3 de novembro e terá 80 horas de duração


23/10/2026 09:01

Natal da Esperança 2026: inscrições para comercialização de alimentos e bebidas terminam hoje (23)

A seleção contemplará oito empresas; o evento será realizado de 5 de dezembro de 2026 a 3 de janeiro de 2027


23/10/2026 08:40

Projeto de parque linear na transformação da BR-163 em avenida coloca Lucas do Rio Verde entre os selecionados em programa nacional

Município receberá assistência técnica especializada para qualificar proposta; iniciativa integra projeto Cidade Presente na Amazônia


22/10/2026 16:42

Saae orienta beneficiários da Tarifa Social sobre atualização cadastral anual

Cadastro deve ser atualizado a cada 12 meses; procedimento pode ser feito presencialmente ou pelos canais de atendimento da autarquia


22/10/2026 07:48

Obras na BR-163: supressão de palmeiras terá intervenção na Avenida da Produção nesta sexta-feira (23) em Lucas do Rio Verde

Serviço será realizado a partir das 21h pela Nova Rota do Oeste, com isolamento de acostamento próximo ao Posto Sabiá, a partir das 15h, para garantir a segurança durante os trabalhos


21/10/2026 15:53

Cultura publica resultado preliminar da seleção de atrações artísticas do Natal da Esperança 2026

Agentes culturais poderão apresentar recurso até o dia 26 de outubro


21/10/2026 15:23

Lucas do Rio Verde: Vacina contra a gripe está disponível para toda a população

As doses estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde, inclusive nos finais de semana e feriados nas UBSs Parque das Araras e Emas


21/10/2026 14:27

Resultado final do Processo Seletivo 03/2026 da Prefeitura de Lucas do Rio Verde está disponível

Homologação marca a conclusão das etapas do certame, destinado à contratação temporária e à formação de cadastro de reserva


20/10/2026 14:12

SAE de Lucas do Rio Verde realiza ações em alusão ao Outubro Verde

A campanha tem como foco a prevenção, diagnóstico precoce e tratamento da sífilis


20/10/2026 09:44

Prefeitura confirma transporte coletivo gratuito em Lucas do Rio Verde neste domingo (25)

Linhas 400, 500 e 600 vão operar sem cobrança de tarifa no segundo turno das Eleições 2026