06/09/2026 10:01:47
https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/11758/

População luverdense precisa ficar atenta a possíveis vazamentos de água nos imóveis

Por conta da dilatação dos tubos e conexões, há muitos rompimentos
Por Ascom Prefeitura / Carla Braganholo
23/06/2023 15:00

(Foto: Ascom Prefeitura / Carla Braganholo)


Ajustar tamanho da fonte:

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Lucas do Rio Verde atua constantemente para minimizar as consequências do desperdício, e tem a preocupação constante da conscientização ao uso da água, assim, alertando toda a população sobre os possíveis vazamentos em seus imóveis ou áreas externas.

Os vazamentos representam custos, onde acarretará algumas consequências e responsabilidades, que podem ser da própria autarquia, como pode ser do usuário, além de interferir na qualidade e distribuição da água.

 “Há dois tipos de vazamentos. Os visíveis, que são aqueles vazamentos que é fácil de identificar e pode ser visto a olho nu, e aquele não visível, que está oculto, vazamento subterrâneo e que a água não aflora na superfície, dificultando sua localização”, conta o coordenador de divisão de arrecadação do Saae, Marcos Rúbio.

Nos casos em que o contribuinte identificar o vazamento dentro do próprio imóvel, como exemplo chuveiro, torneira e caixa d’agua, é aconselhável que o mesmo procure um profissional especializado para realizar o reparo. Vale ressaltar que, o Saae se responsabiliza pelos vazamentos até antes de passar pelo hidrômetro. A partir do momento que a água passou pelo hidrômetro, o reparo é de responsabilidade do proprietário.

Com uma equipe treinada e capacitada para poder localizar o vazamento oculto, possuindo equipamentos, experiência e técnica para que os danos no estabelecimento sejam mínimos, o diretor da autarquia, Mauricio Fossatti, declara que o Saae é o maior interessado ao consumo responsável e no combate às perdas de água potável. Ele ainda ressalta que a autarquia tem responsabilidade sob os vazamentos de água nas vias públicas, calçadas e cavaletes.

“A colaboração da população nos informando quando há um vazamento aparente é fundamental, permitindo que as equipes sejam acionadas evitando o desperdício e dando mais rapidez a resolução do problema de forma assertiva e no mais curto prazo de tempo possível”, afirma o diretor.

Caso o munícipe constatar algum desses vazamentos, o mesmo pode informar a autarquia através do telefone (65) 3549-7700 ou via Whatsapp (65) 99339-1836. 

Dicas de como identificar um vazamento:
- Avalie a sua residência
- Torneira ou chuveiro pingando 
- Teste o vaso sanitário
- Verifique se a tarifa de água aumentou
- Cheque o hidrômetro
 - Analise a caixa d’água
- Se atente às infiltrações e umidade

SAAE
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


04/09/2026 13:11

Agricultores luverdenses participam de oficina para elaboração do Plano Municipal da Agricultura Familiar

Encontro trabalhou cinco eixos que nortearão as diretrizes para o desenvolvimento do setor nos próximos anos


04/09/2026 12:52

Alunos da rede municipal de Lucas do Rio Verde são premiados na etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica 2026

Equipe Emma Tech competiu na modalidade prática de resgate nível 2, em Cuiabá


04/09/2026 10:58

Independência do Brasil: Prefeitura de Lucas do Rio Verde informa que não haverá atendimento ao público nesta segunda-feira (7)

Serviços essenciais continuam funcionando e os demais retornam na terça-feira (8)


04/09/2026 08:15

Desfile cívico em comemoração à Independência do Brasil será realizado na próxima segunda-feira (7)

Neste ano, o evento contará com a participação de três bandas escolares


03/09/2026 16:53

Lucas do Rio Verde atrai novos investimentos e fortalece posição como polo agroindustrial e logístico

Potencial econômico e logístico do município atraiu a Setta Combustíveis, que está construindo o primeiro terminal de combustíveis de Lucas, com início das operações previsto para 2027


03/09/2026 16:29

Espaços públicos estão recebendo placas de orientação sobre descarte incorreto de lixo

Lei prêve multa e até apreensão de veículo usado para prática de descarte de lixo em local proibido


03/09/2026 16:00

Mutirão de Limpeza e Combate à Dengue chega ao bairro Parque das Araras nesta sexta-feira (04)

A previsão é que as equipes permaneçam no bairro até a próxima terça-feira (08). Na sequência, irão para o Cerrado


03/09/2026 15:00

Secretaria de Assistência Social realiza encontro para alinhar lançamento oficial do protocolo 'Não é Não'

Adesão e próximos passos da iniciativa foram alguns dos temas abordados



03/09/2026 09:04

Prefeitura informa adesão total ao Sistema Nacional de Emissão de Nota Fiscal

Prestadores de Serviço que tiverem dificuldades podem buscar auxílio no Departamento de Tributação e canais oficiais da Prefeitura


03/09/2026 08:22

Lucas do Rio Verde celebra os 50 anos da BR-163 com solenidade e homenagem aos pioneiros

Solenidade e jantar reuniram militares e pioneiros para relembrar a construção da rodovia que integrou a região Norte ao restante do país