02/05/2026 18:53:31
https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/13675/

Prefeito discute demandas estratégicas com representantes da Energisa Mato Grosso

Encontro aconteceu em Lucas do Rio Verde nesta quinta-feira (03)
Por Ascom Prefeitura/Olga Kunze
04/04/2025 07:00

(Foto: Ascom Prefeitura/Olga Kunze)


Ajustar tamanho da fonte:

Nesta quinta-feira (03), o prefeito de Lucas do Rio Verde, Miguel Vaz se reuniu com representantes da Energisa Mato Grosso para discutir demandas essenciais da infraestrutura elétrica do município. O encontro buscou alinhar os investimentos em energia ao acelerado crescimento do município, garantindo um fornecimento adequado para atender às futuras expansões.

Durante a reunião, o secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade, Danilo Messias apresentou um panorama detalhado dos principais projetos do município, incluindo o Plano Diretor, projeções do Contorno Rodoviário, o novo aeroporto, a Zona de Processamento de Exportação (ZPE), Porto Seco e o entroncamento ferroviário que, juntos, formarão no futuro uma conexão inteligente de distribuição logística, consolidando Lucas do Rio Verde como um polo estratégico para o escoamento da produção.

Outro ponto destacado foi a expansão habitacional, com a apresentação das áreas onde serão construídas 2 mil novas moradias populares e o planejamento da Prefeitura para viabilizar mais 2 mil unidades habitacionais nos próximos anos. 

Para o prefeito Miguel Vaz, o encontro reforça a importância do diálogo entre o poder público e a iniciativa privada na busca por soluções que atendam à população.

"Estamos planejando o futuro do nosso município e é fundamental que a capacidade energética acompanhe esse crescimento. Queremos garantir que os investimentos sejam feitos de forma ordenada e sustentável, para que Lucas do Rio Verde continue avançando com qualidade de vida para nossa população."

Além dos projetos estruturais, um dos temas abordados foi a melhoria no processo de ligação das placas de energia solar, uma demanda crescente da comunidade, e o crescimento constante do parque industrial do município, impulsionado pela ocupação do Espaço do Empreendedor, loteamentos industriais promovidos pela Prefeitura e a nova fase de expansão do distrito industrial. Como as indústrias são grandes consumidoras de energia, esse crescimento reforça a necessidade de ampliação da infraestrutura elétrica.

A Energisa está projetando a construção de uma nova subestação na região sul do município, com previsão de entrega para 2027.

O gerente de Planejamento e Orçamento da Energisa Mato Grosso, Ítalo Ferreira enfatizou a importância do planejamento para direcionar os investimentos de forma eficiente.

"Super importante essas reuniões. A gente tem uma missão muito grande de conduzir o investimento para o caminho certo, para que a gente não onere a tarifa do cliente e a gente consiga estar caminhando lado a lado dos municípios, dos empresários, da população em geral, para que a gente possa conduzir a alocação de recursos onde é necessário, no momento correto, e ter também essa visão de longo prazo. A gente planeja todos os anos, mas a visão de planejamento da distribuição de energia elétrica é de 10 anos. Então, vir aqui numa reunião em Lucas, a gente vê essas demandas de longo prazo, médio prazo, curto prazo, é super importante porque a gente vai sempre ajustando a rota ao longo dos anos aqui junto com a Prefeitura e com a comunidade em geral."

Também participaram do encontro o secretário de Infraestrutura e Obras, Marcelo Bresolin, além de representantes da Energisa: Francisco Peres (Coordenador de Grandes Clientes), Tatiana Ornellas (Gerente de Mercado Estratégico), Tales Oliveira (Analista de Mercado) e Roberta Dógoli (Gerente de Relações Institucionais).

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, PLANEJAMENTO E CIDADE INFRAESTRUTURA E OBRAS GABINETE
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


02/05/2026 14:28

Desafio agro de MTB reúne mais de 300 atletas e movimenta Lucas do Rio Verde no feriado

Prova do algodão teve percurso de cerca de 60 quilômetros e contou com participação de ciclistas de vários municípios


01/05/2026 13:17

Nota de Pesar – Prefeitura de Lucas do Rio Verde presta condolências aos familiares e amigos de Remídio Kuntz

Nota de Pesar – Prefeitura de Lucas do Rio Verde presta condolências aos familiares e amigos de Remídio Kuntz


01/05/2026 11:27

Campanha do agasalho 2026 é lançada em Lucas do Rio Verde

Com o tema ‘Aqueça um coração’, ação convida moradores a doar e ajudar famílias durante o frio


01/05/2026 07:30

Educação inteligente: Lucas do Rio Verde capacita profissionais da rede municipal para uso pedagógico da Inteligência Artificial

Alinhada às orientações do MEC, iniciativa prepara educadores para integrar a tecnologia ao ensino e tornar a aprendizagem mais dinâmica e significativa


30/04/2026 18:14

Prefeito Miguel Vaz destaca contorno rodoviário como chave para o futuro de Lucas do Rio Verde

Audiência pública foi realizada na Câmara Municipal na noite desta quarta-feira (29) e contou com a participação da sociedade


30/04/2026 17:04

Modelo de desenvolvimento de Lucas do Rio Verde atrai comitiva boliviana e reforça integração internacional

Visita do governador eleito de Santa Cruz, Juan Pablo Velasco aconteceu nesta quarta-feira (29) e teve como foco conhecer as potencialidades do município


30/04/2026 11:30

Palestras nas escolas e no Museu do Cerrado marcaram ações do Abril Laranja em Lucas

Mais de 900 alunos participaram de atividades que incentivam o respeito e o cuidado com os animais


29/04/2026 16:49

Prefeitura e OAB assinam termo de cooperação para devolução de prédio ao Município

Espaço será destinado à nova Delegacia Especializada de Defesa da Mulher em Lucas do Rio Verde


29/04/2026 11:24

Prefeitura de Lucas do Rio Verde informa que não haverá atendimento ao público nesta sexta-feira (1º)

Serviços essenciais continuam funcionando e os demais retornam na segunda-feira (4)


29/04/2026 10:52

Lucas do Rio Verde recebe visita técnica do Cededip e é destaque nas ações com os idosos

Município recebeu avaliação positiva do Conselho Estadual e segue avançando para melhorar ainda mais os resultados


29/04/2026 08:56

Confira a programação completa da 5ª Festa do Milho de Lucas do Rio Verde

Evento será realizado nos dias 9 e 10 de maio, na rotatória do Paço Municipal