27/07/2026 04:02:52
https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/1744/

Prefeito Marino Franz participa da abertura da 2º Feira do Mel de Lucas do Rio Verde

Eventos como este incentivam a produção de mel e derivados e ao mesmo tempo o consumo na área urbana, que ainda é muito baixo. A feira acontece até sábado (10) na Praça dos Migrantes.
Por Ascom/Marcello Paulino
08/09/2011 12:56

(Foto: Ascom/Jaime Kuzniewski)


Ajustar tamanho da fonte:

hamid.soltani

Até o próximo sábado (10), 11 apicultores de Lucas do Rio Verde e região terão a oportunidade de expor e comercializar mel e produtos derivados. A segunda edição da Feira do Mel teve início na manhã de hoje (08) na Praça dos Migrantes e contou com a presença do prefeito Marino Franz e demais autoridades.

A feira é promovida pelo Sebrae em parceria com as secretarias de Estado de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf) e de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme). O evento acontece uma vez por ano em cada um dos principais municípios de Mato Grosso. Em Lucas do Rio Verde, a iniciativa conta ainda com o apoio da Prefeitura e Câmara Municipal.

Segundo o diretor do Sebrae de Lucas do Rio Verde, Rubens Pinho, o objetivo da feira é ser mais um alternativa de comércio para os produtores e ao mesmo tempo incentivar a produção local. Dos 11 apicultores que estão expondo no evento, apenas dois são do município, o restante são de Sorriso, Sinop, Santa Carmem e Feliz Natal.

O prefeito Marino Franz parabenizou a iniciativa e ressaltou que a apicultura é com certeza uma ótima alternativa dentro do processo de diversificação da pequena propriedade. “Além da pequena área necessária para a produção, os investimentos iniciais são baixos.” Porém, segundo ele, há a necessidade de mais eventos como este que têm também a função de aproximar produtores e consumidores.

O presidente da Associação dos Apicultores do Norte de Mato Grosso (Apisnorte) e Federação Mato-grossense de Apicultura (Feapismat), Beno Kaiser revelou que infelizmente o consumo de mel no Brasil ainda é muito baixo e não chega a nem mesmo 10% do que brasileiro consome de carne.

Segundo ele, o grande problema é que a maioria das pessoas ainda veem o mel como um remédio e não como um alimento, tão rico e saudável como o leite. Para o presidente, a feira é mais do que um momento de venda de produtos, “é uma oportunidade de fidelizar consumidores com alimentos de qualidade e com garantia de origem.”

Avalie esta notícia:

Fotos:

Mais em Lucas do Rio Verde


24/07/2026 10:24

Mais de 400 jovens participam do juramento à Bandeira em Lucas do Rio Verde

Ato cívico marcou uma nova etapa na vida dos jovens luverdenses


24/07/2026 10:04

Programa de Recuperação Fiscal da Prefeitura de Lucas está disponível

Contribuintes podem quitar débitos com descontos em juros e multas ou parcelar em até 48 vezes


24/07/2026 09:11

Secretaria de Educação promove capacitação para professores e gestores da rede municipal

Durante o encontro, foram discutidas ações que serão desenvolvidas no segundo semestre


23/07/2026 10:38

Ação beneficente arrecada mais de 4,3 toneladas de alimentos e repassa doações à Assistência Social

Cerca de 150 cestas básicas serão destinadas às famílias atendidas pelos Cras.


23/07/2026 08:00

Terceira etapa do Circuito Municipal de Corridas de Rua abre inscrições nesta sexta-feira (24)

A Corrida de Inverno terá o limite máximo de  2.300 participantes


23/07/2026 06:00

“Cineminha” da Cultura leva entretenimento e incentivo à leitura ao Jaime Seiti Fujii

Segunda edição ocorrerá nesta sexta-feira (24), com o objetivo de aproximar as crianças da biblioteca, além de oferecer opção de lazer à comunidade


22/07/2026 13:11

Lucas do Rio Verde conquista Selo Caixa Safira em Gestão Sustentável e alcança maior pontuação de Mato Grosso

Município obteve 84 pontos na avaliação da Caixa Econômica Federal e se consolida como referência estadual em governança, transparência e gestão pública eficiente


21/07/2026 17:02

Corrida “O Semeador” abre inscrições nesta quarta-feira (22)

Participantes poderão optar por 5k, 10k ou 21k


21/07/2026 16:54

Secretário de Saúde Welligton Souto anuncia nova coordenação do Espaço Saúde e Regulação

Os serviços serão coordenados pela servidora Juliana Reinheimer, que há mais de um ano atuava como médica reguladora


21/07/2026 15:55

Lucas do Rio Verde inicia período proibitivo das queimadas e reforça ações de prevenção durante a seca

Período começou em 1º de julho e segue até 30 de novembro


21/07/2026 13:35

Linhas 400B e 800B terão alterações de rota, pontos de embarque e horários a partir desta terça-feira (22)

Linhas 400B e 800B terão alterações de rota, pontos de embarque e horários a partir desta terça-feira (22)