29/03/2024 05:09:00

Prefeito Miguel Vaz assina ordem de serviço para construção da escola do Vida Nova

A nova unidade terá investimento de quase R$ 10 milhões
Por Ascom Prefeitura/Rubens Junior
28/01/2022 08:45

(Foto: Ascom Prefeitura/Marcello Paulino)

Licitada em dezembro do ano passado, a escola do bairro Vida Nova teve a ordem de serviço assinada essa semana pelo Prefeito de Lucas do Rio Verde, Miguel Vaz. A nova unidade terá investimento de R$ 9.788.417,18 e deve atender alunos do ensino fundamental, ampliando as vagas ofertadas na rede municipal de ensino.

A escola será construída pela Ilha Empreendimentos e Serviços LTDA, empresa vencedora do processo licitatório 05/2021, ocorrido em 09 de dezembro de 2021. O processo foi homologado em 15 de dezembro.

O projeto contempla uma área a ser construída de 3.790,44 m², divididos em 25 salas, sendo 20 salas de aula, uma biblioteca, uma sala de apoio educacional, uma sala maker e uma sala de conferência. A escola deve contar com espaço para o desenvolvimento das atividades escolares de ensino e de recreação dos alunos.

A unidade será subdividida em quatro blocos, sendo bloco administrativo com sala dos professores, salas de apoio, coordenação, sala de reforço, secretaria, almoxarifado, entre outras. O bloco educacional 1 terá as 20 salas de aulas e o bloco educacional 2 terá o laboratório, sala de conferência, biblioteca, sala de apoio. O último bloco será de área de serviço. Além dos blocos, haverá refeitório com cozinha e espaço para playground.

“Esse é um importante investimento para o município na área da educação. Essa escola vai atender a região fazendo com que os pais dos alunos não precisem se dirigirem para outras unidades”, disse o prefeito de Lucas do Rio Verde, Miguel Vaz.

A secretária de Educação, Elaine Lovatel, destaca o aumento na demanda por matrículas na região. “Com a chegada da nova escola, os alunos não precisarão mais ser transportados por meio dos ônibus escolares para outros bairros. É um ganho muito grande para a região porque a criança vai estudar mais próxima da sua residência”.

De acordo com a Secretaria de Educação, um censo educacional foi realizado pelo Departamento de Geotecnologia, em 2019, e o estudo constatou a existência de cerca de 700 alunos, com idades entre 4 e 9 anos, que representam potenciais estudantes dos anos iniciais da rede pública de ensino.

A construção da nova unidade escolar se deve pelo crescimento acelerado do município, que acentua a demanda de serviços públicos e espaços urbanos. Deste modo, a municipalidade decidiu pela implantação da nova escola de ensino fundamental, que atenderá do 1º ao 5º ano.

Escola no Bandeirantes
Uma nova escola municipal também será construída no bairro Bandeirantes, por meio de um convênio entre a Prefeitura de Lucas do Rio Verde e o Governo do Estado. A assinatura do termo foi feita em 28 de dezembro de 2021. A nova unidade atenderá os alunos da pré-escola ao 5º ano do ensino fundamental.

A construção de mais de 3 mil m² deve contar com 13 salas de aula, sala de reforço, sala de apoio, sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE), sala maker para oficinas de robótica, laboratório, biblioteca e sala de conferência. O investimento é de cerca de R$ 9 milhões, a ser transferido do Estado para o Município.

EDUCAÇÃO GABINETE

28/03/2024 16:49

Nota Luverdense: Mais de 4.500 contribuintes participaram do Sorteio de Páscoa

Cupons eletrônicos emitidos nos últimos três meses concorreram aos prêmios