01/03/2026 11:51:15
https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/12511/

Prefeitura alerta tutores de animais a não faltarem ao dia da castração na UPC

Ausência não justificada resulta na volta para o fim da fila de cadastros
Por Ascom Prefeitura/Carine Alves
12/01/2024 11:46

(Foto: Ascom Prefeitura/Patricia Pires e Yuri Cardozo)


Ajustar tamanho da fonte:

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Lucas do Rio Verde alerta a população para que tutores de (cães e gatos) não faltem em cirurgia de castração, conforme o agendamento prévio, na Unidade Permanente de Castração de Cães e Gatos (UPC).

Os principais motivos para as faltas nas marcações são porque o animal fugiu, desistência do tutor ou ausência por motivos pessoais.

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente alerta que os munícipes com o cadastro aprovado e o animal apto para a cirurgia não comparecerem no dia e horário marcado voltarão para o fim da fila de cadastros.

Em 2023, foram castrados 1.288 animais através do projeto. O procedimento é ofertado gratuitamente para pessoas de baixa renda, que recebem até três salários mínimos, e para responsáveis por ONGs protetoras de animais da cidade. É necessário também que o tutor do animal seja cadastrado no CadÚnico, apresente documentos pessoais e comprovante de endereço.

A UPC funciona diariamente no bairro Industrial. Dúvidas e mais informações podem ser sanadas através do telefone (65) 9 9844-2695 ou na Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente.

COMO FAZER O CADASTRO

No site da Prefeitura, o munícipe deve acessar o banner no topo do site "UPC - Unidade Permanente de Castração de Cães e Gatos".

Ao ser redirecionado para a página da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, leia atentamente todas as informações para a realização do procedimento.
Ao fim da página, estão descritos os documentos necessários. Ciente de todas as informações e com os documentos em mãos, acesse “Solicitação de Castração”.

Depois, acesse o seu cadastro no portal ou faça seu cadastro (caso não tenha).

Link: https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/secretaria-conteudo/?text=agricultura-e-meio-ambiente&cod=cad-castracao .
 

AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


27/02/2026 13:15

Prefeitura de Lucas do Rio Verde apresenta prestação de contas do 3º quadrimestre de 2025

Audiência pública aconteceu na última quinta-feira (26), na Câmara de Vereadores


27/02/2026 11:56

Cadastro Único em Lucas atinge 92% de atualização e fortalece atendimento às famílias

Mais de 11 mil famílias estão cadastradas no município e 97% dos beneficiários do Bolsa Família estão com dados em dia


27/02/2026 09:48

Equipe da Secretaria de Esporte participa de Fórum Estadual

A programação incluiu palestras, painéis temáticos e momentos de integração entre os participantes


26/02/2026 14:33

Lucas do Rio Verde reúne rede de enfrentamento e reforça como atender mulheres vítimas de violência

Encontro também serviu como capacitação para orientar novos integrantes sobre como agir diante de um pedido de ajuda


26/02/2026 06:58

Prefeitura apresenta prestação de contas do 3º quadrimestre de 2025 nesta quinta (26)

Audiência pública acontecerá na Câmara Municipal de Lucas do Rio Verde, às 17h


25/02/2026 18:22

Show Safra é oficialmente lançado com apoio da Prefeitura de Lucas do Rio Verde

Espaço contará com programação especial da agricultura familiar e secretarias de Educação, Agricultura e Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade e Segurança Pública


25/02/2026 15:10

Prefeitura e Senac abrem inscrições para curso gratuito de noções básicas das rotinas administrativas

O curso tem início dia (02) de março e oferece 20 vagas gratuitas


24/02/2026 13:46

Oferta do contraceptivo intradérmico reduz em 35% o número de adolescentes grávidas

O método está disponível gratuitamente em todas as unidades básicas de saúde de Lucas do Rio Verde


24/02/2026 10:44

Inscrições abertas para 14ª Copa de Futsal 2026

A competição terá início no dia 21 de março no Ginásio Rio Verde


24/02/2026 10:43

Aula inaugural marca o início das atividades do curso superior de Tecnologia em Agrocomputação em Lucas do Rio Verde

O curso é ofertado pela Universidade do Estado de Mato Grosso, em parceria com a Prefeitura


24/02/2026 08:49

Do agro à mesa: Aula Show dá inicio ao 1º Circuito Gastronômico e coloca Lucas no radar da gastronomia mato-grossense

Evento reuniu empresários e lideranças em ação estratégica que une setor produtivo, cultura, turismo e desenvolvimento econômico