23/07/2026 06:00:04
https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/10041/

Prefeitura aplica CBUQ em avenidas que receberam rede de esgoto no Bandeirantes

Com o início do período de seca, a estimativa é que a ação avance pelos bairros da cidade
Por Ascom Prefeitura/Rubens Junior
04/04/2022 13:50

(Foto: Ascom Prefeitura/ Anderson Lippi)


Ajustar tamanho da fonte:

As avenidas Vitória Régia e Hortências, no bairro Bandeirantes, estão recebendo um novo revestimento asfáltico. A ação é desempenhada pela Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Obras, desde a última semana, nos trechos em que a rede de esgoto foi finalizada.

Para aumentar a durabilidade e diminuir os gastos com manutenção, as vias estão recebendo o CBUQ – Concreto Betuminoso Usinado a Quente, material produzido na usina de asfalto do município.

As camadas possuem cerca de 3 centímetros de espessura, o que é recomendado para o tipo de fluxo que existe nas duas avenidas.

A ação consiste na limpeza, correção da pista com afundamento, o banho de ligação com a emulsão asfáltica RR-2C, aplicação da massa por meio de vibroacabadora, rolagem com rolo de chapa e compactação com rolo de pneu.

Na Avenida Vitória Régia, o trabalho de recuperação segue em 3.620 m² da via, enquanto na Avenida das Hortências, a ação consiste em outro trecho de 1.000 m².

“Esse material é, especificamente, o mesmo material que é usado no Rodoanel de São Paulo, que é um estado referência em termos de pavimentação. Estamos fazendo esse trabalho e vamos intensificar em várias ruas e avenidas do nosso município”, destacou Edilson Santos, servidor encarregado pela equipe de pavimentação.

De acordo com o secretário de Infraestrutura e Obras, engenheiro Alexandre Orbolato, a previsão é que a ação se estenda pelos bairros, na medida em que o volume de chuva diminuir. “Nós vamos seguir com esse trabalho, durante o período de seca, em diversos bairros da cidade. Vamos aplicar o CBUQ em avenidas com maior fluxo de veículos e, nas ruas com menor fluxo, vamos aplicar a lama asfáltica e micropavimentação, conforme a necessidade de cada uma”, finalizou.

INFRAESTRUTURA E OBRAS
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


23/07/2026 06:00

“Cineminha” da Cultura leva entretenimento e incentivo à leitura ao Jaime Seiti Fujii

Segunda edição ocorrerá nesta sexta-feira (24), com o objetivo de aproximar as crianças da biblioteca, além de oferecer opção de lazer à comunidade


22/07/2026 13:11

Lucas do Rio Verde conquista Selo Caixa Safira em Gestão Sustentável e alcança maior pontuação de Mato Grosso

Município obteve 84 pontos na avaliação da Caixa Econômica Federal e se consolida como referência estadual em governança, transparência e gestão pública eficiente


21/07/2026 17:02

Corrida “O Semeador” abre inscrições nesta quarta-feira (22)

Participantes poderão optar por 5k, 10k ou 21k


21/07/2026 16:54

Secretário de Saúde Welligton Souto anuncia nova coordenação do Espaço Saúde e Regulação

Os serviços serão coordenados pela servidora Juliana Reinheimer, que há mais de um ano atuava como médica reguladora


21/07/2026 15:55

Lucas do Rio Verde inicia período proibitivo das queimadas e reforça ações de prevenção durante a seca

Período começou em 1º de julho e segue até 30 de novembro


21/07/2026 13:35

Linhas 400B e 800B terão alterações de rota, pontos de embarque e horários a partir desta terça-feira (22)

Linhas 400B e 800B terão alterações de rota, pontos de embarque e horários a partir desta terça-feira (22)


21/07/2026 11:35

Atletas de Lucas do Rio Verde garantem vagas para a fase nacional dos Jogos Escolares e Jogos da Juventude

Disputas aconteceram entre 18 e 20 de julho em Campo Verde


21/07/2026 10:29

Prefeitura inicia obra para ampliar segurança viária na Avenida Tocantins

Intervenção contempla 170 metros de extensão, entre o Lago Ernani José Machado e o semáforo da Avenida Pará


21/07/2026 07:28

“Hoje eu conto os dias para voltar”: oficinas culturais fortalecem vínculos, promovem bem-estar e transformam histórias em Lucas

Mais do que ensinar artes, aulas gratuitas da Prefeitura promovem acolhimento e contribuem para o bem-estar emocional dos participantes de todas as idades


20/07/2026 09:05

Dia “D” de vacinação contra a raiva na área rural será na sexta-feira (24)

As doses estarão disponíveis nas UBSs, São Cristóvão, Groslândia e Itambiquara e na Comunidade Campinho Verde, ao lado da igreja, das 8h às 12h


18/07/2026 08:00

Esporte: Campeonato Amador está com inscrições abertas

Competição terá início no dia 29 de agosto em Lucas