08/05/2026 22:10:41
https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/5484/

Prefeitura de Lucas do Rio Verde analisa implantação do Sest-Senat no município

O órgão auxilia na melhoria da qualidade de vida do trabalhador do transporte, seus familiares e comunidade local
Por Ascom prefeitura/ Amanda Simeone
06/03/2017 17:45

(Foto: Assessoria)


Ajustar tamanho da fonte:

O prefeito de Lucas do Rio Verde, Luiz Binotti, e o secretário de Produção e Desenvolvimento Joelson Souza receberam nesta segunda-feira (06) o deputado Silvano Amaral (PMDB), o secretário-executivo do Conselho Regional do Sest-Senat, Carlos Corso e pelo presidente do Sindicato das Empresas de Transportes de Mato Grosso, Júlio César, o ex-vereador e empresário Gilson Baitaca para tratar da instalação de uma unidade do Serviço Social do Transporte (SEST) e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat) na cidade.

A doação de um terreno de 8 mil metros quadrados é a contrapartida do município para dar encaminhamento na obra, que já está orçada em R$ 8 milhões com recurso garantido pelo Sistema S. O local do terreno ainda não foi definido. Após a escolha do terreno, o projeto de lei com a doação necessita passar na Câmara Municipal a fim de ser analisado pelos vereadores e se autorizado as obras iniciam em seguida.

O prefeito confirmou a intenção do município em doar um terreno para o Sest-Senat e comemorou a implantação do órgão em Lucas do Rio Verde. "Nós vamos arrumar o terreno para essa obra. Um investimento de 8 milhões de reais e que vai beneficiar principalmente a classe dos caminhoneiros, dos motoristas, taxistas, a classe do transporte de Lucas do Rio Verde", afirmou Binotti.

O Sest-Senat está promovendo a ampliação para o atendimento ao setor de transporte e a sociedade, e o planejamento é de implantar mais 60 novas unidades. Serão gerados 25 empregos diretos, com possibilidade de expansão para 40 quando opera em terceiro turno, além dos terceirizados e empregos indiretos que podem chegar a 70 empregos. A perspectiva do serviço de transporte é começar a fazer a licitação para a construção e em 2018, já operar em Lucas do Rio Verde.

O deputado Silvano Amaral recordou que a instalação representa investimento na cidade e auxílio no atendimento aos trabalhadores do transporte. “É um investimento de R$ 8 milhões, já com prazo para as obras começarem em seis meses. A instalação beneficia todos. Os caminhoneiros, taxistas, motoristas, os empresários e a cidade como um todo”, afirmou Silvano. 

De acordo com o representante do Sest-Senat, o foco principal do sistema é o trabalhador do transporte e seus dependentes, em todos os segmentos, como taxistas, caminhoneiros, funcionários de empresas de transporte, autônomos, mas também tem percentual reservado para o atendimento da comunidade. 

“A comunidade tem acesso aos mesmos tipos de serviços dos trabalhadores do transporte mediante a uma contribuição simbólica, em cursos e evento, por exemplo”, explicou Carlos Corso. 

O pleito desta obra acontece desde 2013 pelo ex-vereador Gilson Baitaca junto ao Sest-Senat e a FETRAMAT (Federação das empresas de transporte rodoviário de passageiros does estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia). 

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, PLANEJAMENTO E CIDADE
Avalie esta notícia:

Fotos:

Mais em Lucas do Rio Verde


08/05/2026 12:45

Lucas sedia o 1º Encontro de Cooperativas e Associações da Agricultura Familiar

Evento reúne representantes de 16 municípios da região norte de Mato Grosso Ascom Prefeitura/Patrícia Kluge Marchi


08/05/2026 12:45

Comitiva de Ipiranga do Norte visita Espaço Vidas para conhecer modelo de gestão humanizada em Lucas do Rio Verde

Centro multidisciplinar é referência regional no cuidado integral à saúde dos servidores públicos


08/05/2026 12:37

Inscrições abertas para Brigada Municipal Mista

Serão ofertadas seis vagas para atuar no período de julho a outubro de 2026


08/05/2026 08:23

Nota de Pesar: Prefeitura de Lucas do Rio Verde presta condolências aos familiares e amigos do pioneiro e produtor rural Hilário Renato Piccini

Nota de Pesar: Prefeitura de Lucas do Rio Verde presta condolências aos familiares e amigos do pioneiro e produtor rural Hilário Renato Piccini


07/05/2026 16:51

Equipes da Assistência Social de Lucas do Rio Verde recebem capacitação do Governo de MT

Visita técnica da Setasc destacou bons resultados do município e experiência pode ajudar outras cidades


07/05/2026 16:47

Lucas do Rio Verde abre inscrições para cursos gratuitos em áreas de beleza, gastronomia e liderança

As capacitações serão oferecidas gratuitamente e iniciam ainda no mês de Maio


07/05/2026 16:33

Prefeitura promove encontro e fortalece parcerias para a 5ª Festa do Milho

Evento reuniu patrocinadores, apoiadores e parceiros na manhã desta quinta-feira (7), no Paço Municipal


07/05/2026 15:52

Referência: Comitiva de Rondônia visita Lucas do Rio Verde para conhecer modelo de desenvolvimento e agroindustrialização

Prefeito Miguel Vaz apresentou as potencialidades do município à prefeita de Ariquemes, Carla Redano, destacando infraestrutura, agregação de valor e visão de futuro


07/05/2026 14:46

Segurança reforçada garantirá tranquilidade ao público da 5ª edição da Festa do Milho

Atuação integrada das forças de segurança e equipes de apoio irá assegurar proteção e organização durante todos os dias do evento


07/05/2026 13:46

Educação promove ação para apoiar famílias de alunos atendidos pelo programa Anjos da Escola

Através de cinco encontros, iniciativa visa auxiliar os pais a enfrentar os desafios do cotidiano


07/05/2026 08:28

Supercopa Mato Grosso de Futebol abre inscrições e promete reunir mais de mil atletas em Lucas do Rio Verde

Competição acontece de 9 a 12 de julho, reunindo equipes de várias regiões e observadores de grandes clubes do futebol brasileiro em Lucas do Rio Verde