25/07/2026 14:57:27
https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/6989/

Prefeitura de Lucas do Rio Verde apresenta resultados de metas do Planejamento Estratégico

Para alcançar os resultados esperados, foram estabelecidos 50 indicadores e metas
Por Ascom Prefeitura/Carolina Matter
07/02/2019 16:43

(Foto: Ascom Prefeitura/Francieli Cela)


Ajustar tamanho da fonte:

Com o objetivo mostrar para a sociedade as metas planejadas, a execução dos projetos e também incentivar a participação dos cidadãos nas ações do poder público, a Prefeitura de Lucas do Rio Verde realizou, nesta quinta-feira (07), a apresentação dos resultados do ano de 2018 do Planejamento Estratégico Municipal. O evento foi realizado no Auditório dos Pioneiros, no Paço Municipal, e contou com a presença de conselheiros, agentes públicos, secretários, servidores municipais e sociedade civil organizada.

Nos dois últimos anos, a gestão do prefeito Luiz Binotti tem valorizado a governança por resultados e enfatizado a relevância do Programa de Desenvolvimento Institucional Integrado – PDI a fim de alcançar melhores resultados para a população luverdense. O PDI é resultado de uma parceria entre a prefeitura, Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT) e Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Durante o ano passado, para alcançar os resultados esperados, foram estabelecidos 50 indicadores e metas. Para avaliação e monitoramento do Planejamento Estratégico foram realizados 15 encontros e mais de 110 atendimentos às secretarias e autarquias municipais (Saae e Previlucas). Também foi confeccionado o livro do Planejamento Estratégico 2017-2027, que consiste num conjunto de planos e ações a serem atingidas em curto, médio e longo prazos.

A secretária de Articulação Institucional e Desenvolvimento da Cidadania do TCE, Cassyra Vuolo, ressaltou que este é o momento de verificar o que o município conseguiu fazer, onde avançou ou conseguiu manter, e onde ainda não conseguiu avançar, deixando à disposição da sociedade para colaboração na execução e na fiscalização de todas as ações. “O PDI é um projeto com seis frentes e nós precisamos equilibrar uma burocracia com planejamento, sem esquecer da transparência, do diálogo com a sociedade, do controle social, do fortalecimento desse controle social via conselhos de políticas públicas, sem esquecer que a capacitação deve ser permanente e contínua, utilizando os melhores meios que nós temos para aperfeiçoar, com as tecnologias disponíveis na rede, como sistemas e aplicativos, fortalecendo o controle e buscando parcerias com a sociedade”, explicou.

O prefeito Luiz Binotti destacou que a parceria com o TCE e UFMT é de suma importância para fazer o mapeamento da gestão e entender da população o grau de satisfação quanto aos planos e ações do poder público. “Esse momento é muito importante para mostrar os números para a sociedade e ter o máximo na transparência. Temos índices muito bons, mas precisamos correr atrás para serem ainda melhores, pois se foi difícil para o município chegar a estes índices, que são muito bons, mais difícil ainda é mantê-los e melhorar, esse é um desafio cada vez maior. E para isso, precisamos trabalhar juntos com a sociedade, com os conselhos, com os poderes constituídos”, comentou.

Durante o evento, foram exibidas as metas e os índices alcançados de cada secretaria, autarquias e departamentos. Entre os indicadores apresentados estão a elevação do número de empreendimentos privados com licença ambiental, aumentar o número de empresas em funcionamento, reduzir a taxa de mortalidade infantil, elevar a cobertura de atendimento em creches, elevar o percentual de acompanhamento de famílias no PAIF e reduzir a taxa de beneficiários do Bolsa Família, aumentar o número de atendimentos nos eventos de esporte e lazer, elevar o percentual de alunos atendidos nas oficinas culturais, reduzir as taxas de criminalidade e de acidentes de trânsito, manter o percentual de vias urbanas asfaltadas em bom estado de conservação, elevar o percentual de lixo coletado reciclado, elevar o índice de satisfação do servidor e o nível de satisfação do cidadão, aumentar o percentual de recebimento da dívida ativa, elevar o índice de comunicação com a sociedade, os atendimentos do Plano de Auditoria e as solicitações na Ouvidoria dentro do prazo.

Em sua apresentação, o analista técnico de gestão do TCE, Volmir Manhabosco, expôs que, de maneira geral, “Lucas do Rio Verde tem bons indicadores, com 74% de conformidade, muito próximo de atingir o patamar de ótimo (acima de 75%). A visão planejada para o município é até 2027 e todos os anos a prefeitura tem um dever de casa para entregar, que são metas e ações estratégicas”.

 

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, PLANEJAMENTO E CIDADE
Avalie esta notícia:

Fotos:

Mais em Lucas do Rio Verde


24/07/2026 10:24

Mais de 400 jovens participam do juramento à Bandeira em Lucas do Rio Verde

Ato cívico marcou uma nova etapa na vida dos jovens luverdenses


24/07/2026 10:04

Programa de Recuperação Fiscal da Prefeitura de Lucas está disponível

Contribuintes podem quitar débitos com descontos em juros e multas ou parcelar em até 48 vezes


24/07/2026 09:11

Secretaria de Educação promove capacitação para professores e gestores da rede municipal

Durante o encontro, foram discutidas ações que serão desenvolvidas no segundo semestre


23/07/2026 10:38

Ação beneficente arrecada mais de 4,3 toneladas de alimentos e repassa doações à Assistência Social

Cerca de 150 cestas básicas serão destinadas às famílias atendidas pelos Cras.


23/07/2026 08:00

Terceira etapa do Circuito Municipal de Corridas de Rua abre inscrições nesta sexta-feira (24)

A Corrida de Inverno terá o limite máximo de  2.300 participantes


23/07/2026 06:00

“Cineminha” da Cultura leva entretenimento e incentivo à leitura ao Jaime Seiti Fujii

Segunda edição ocorrerá nesta sexta-feira (24), com o objetivo de aproximar as crianças da biblioteca, além de oferecer opção de lazer à comunidade


22/07/2026 13:11

Lucas do Rio Verde conquista Selo Caixa Safira em Gestão Sustentável e alcança maior pontuação de Mato Grosso

Município obteve 84 pontos na avaliação da Caixa Econômica Federal e se consolida como referência estadual em governança, transparência e gestão pública eficiente


21/07/2026 17:02

Corrida “O Semeador” abre inscrições nesta quarta-feira (22)

Participantes poderão optar por 5k, 10k ou 21k


21/07/2026 16:54

Secretário de Saúde Welligton Souto anuncia nova coordenação do Espaço Saúde e Regulação

Os serviços serão coordenados pela servidora Juliana Reinheimer, que há mais de um ano atuava como médica reguladora


21/07/2026 15:55

Lucas do Rio Verde inicia período proibitivo das queimadas e reforça ações de prevenção durante a seca

Período começou em 1º de julho e segue até 30 de novembro


21/07/2026 13:35

Linhas 400B e 800B terão alterações de rota, pontos de embarque e horários a partir desta terça-feira (22)

Linhas 400B e 800B terão alterações de rota, pontos de embarque e horários a partir desta terça-feira (22)