09/05/2024 16:42:52

Prefeitura de Lucas do Rio Verde lança campanha de combate a dengue nesta segunda-feira

O tema deste ano é “Lucas sem dengue: Responsabilidade de todos” e visa mobilizar a população para que cada família cuide do seu quintal e evite as formas de proliferação do mosquito.
Por Ascom/Marcello Paulino
23/09/2011 16:16

(Foto: SMS)

hamid.soltani

Com o objetivo de manter os baixos índices de infestação da dengue, principalmente com a chegada do período das chuvas, a Prefeitura de Lucas do Rio Verde lança nesta segunda-feira (26) a campanha de combate ao mosquito transmissor da doença, o Aedes Aegypti.

O lançamento oficial será realizado em frente ao Posto Central, a partir das 16h, com a presença de autoridades municipais e representantes do Comitê de Combate a Dengue.

Este ano o tema da campanha é “Lucas sem dengue: Responsabilidade de todos”. A coordenadora da Vigilância em Saúde, Bárbara Marconi explica que a intenção é mobilizar a população para cada família cuide da limpeza do seu quintal, evitando as formas de proliferação do mosquito.

De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde, em 2010 foram registradas 579 notificações, destas, 316 foram confirmadas como dengue. Em 2011, até a última quinta-feira (22) foram realizadas apenas 102 notificações, com 30 casos confirmados, o número é dez vezes menor do que o registrado no ano passado.

Na segunda-feira, as pessoas que comparecerem ao lançamento da campanha terão a oportunidade de visualizar, através do microscópio, o desenvolvimento do mosquito e ainda receberão orientações sobre as formas de eliminação do criadouro e os sintomas da doença. “Estamos prestes a entrar no período crítico da contaminação que é período das chuvas. Temos que trabalhar para manter o município longe de qualquer risco de epidemia de dengue.”

Os principais sintomas da doença são:

* febre alta,

* dor de cabeça,

* falta de apetite,

* náuseas e vômito, dor nos olhos e nas articulações,

* manchas avermelhadas e coceira no corpo.

Porém, para evitar que a dengue se torne uma epidemia no município, basta que cada morador faça sua parte:

* manter as caixas d'água e lixeiras sempre tampadas,

* as calhas limpas,

* os pratos dos vasos de plantas com areia e

* as garrafas de cabeça para baixo.

Ao sinal de qualquer um dos sintomas, as pessoas devem procurar a unidade de saúde mais próxima.

09/05/2024 16:04

Esporte: 12ª Copa de Futsal chega as fases finais de disputa

Competição teve início em março com participação de mais de 1.500 atletas

09/05/2024 14:56