07/04/2026 22:22:04
https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/4783/
(Foto: Internet)
A partir da próxima semana, a Prefeitura de Lucas do Rio Verde fará palestras nas comunidades rurais sobre o que é e como prevenir a Hantavirose. A estratégia faz parte de uma campanha de prevenção a doença.
Os encontros serão realizados sempre às 19h e a primeira comunidade a receber as equipes das secretarias municipais de Saúde e Agricultura é a São Cristóvão. A palestra será realizada na terça-feira (23), na Escola Municipal São Cristóvão.
Na quarta-feira (24), é a vez da comunidade do Campinho Verde e a palestra será realizada na Escola Municipal Bernardo Guimarães. Na quinta-feira (25), no Ginásio de Esportes do Itambiquara e na sexta-feira (26), na Escola Municipal Fredolino Vieira Barros, na Groslândia.
A secretária municipal de Agricultura, Luciane Copetti, ressalta que as palestras são destinadas aos proprietários e principalmente, aos trabalhadores rurais. O foco é orientar todos sobre as formas de prevenção da doença.
“Nós estamos convocando a população rural a participar das palestras. A nossa preocupação é fazer com que esse trabalhador entenda que é preciso afastar o rato silvestre, que é quem transmite a doença, dos barracões”.
Recentemente, a Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso notificou o poder público quanto a suspeita de um caso da doença no município. O paciente foi internado em um Hospital de Cuiabá e atualmente passa bem.
A superintendente da Vigilância em Saúde de Lucas do Rio Verde, Bárbara Ferreira, ressalta que a vigilância esteve na casa e orientou a família sobre a doença. A hantavirose é uma doença infecciosa transmitida por meio da inalação ou contato do ser humano com as secreções (urina ou fezes) ou resíduos do rato.
Os principais sintomas da doença são dores no corpo, febre alta, falta de ar e posteriormente complicações pulmonares. A orientação é não fazer uso da automedicação e qualquer sintoma, buscar atendimento médico.
“A Hantavirose é uma doença de alto índice de mortalidade, que pode demorar até 60 dias para se manifestar. Além da higiene dos barracões, a orientação é o uso dos equipamentos de proteção individual, principalmente, as máscaras”, ressalta Bárbara.
Outra iniciativa do poder público é a troca de experiências com Campo Novo dos Parecis. O município adotou medidas legais para evitar a proliferação da doença.