24/10/2026 16:50:54
https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/7026/

Prefeitura e TRT lançam obra para nova sede do Fórum Trabalhista

O lançamento foi realizado nesta sexta-feira e contou com a participação de autoridades municipais e estaduais
Por Ascom Prefeitura/Francieli Cela
22/02/2019 15:32

(Foto: Ascom Prefeitura)


Ajustar tamanho da fonte:

Com a presença de autoridades, trabalhadores e servidores, foi realizada na manhã desta sexta-feira (22) o lançamento da construção da nova sede do Fórum Trabalhista de Lucas do Rio Verde.

A obra é uma parceria entre a Prefeitura de Lucas do Rio Verde e o Tribunal Regional do Trabalho 23ª Região. De acordo com a parceria, a prefeitura fez a doação da área de cerca de 5 mil m² e ficou responsável pela terraplenagem e compactação do solo, a obra será construída pelo TRT e contará com 1.800 m².

A presidente e corregedora do TRT 23ª Região, Desembargadora Eliney Bezerra Veloso, falou sobre o trabalho da instituição no município. “A cidade de Lucas do Rio Verde é uma cidade pujante, é uma das cidades com maior índice de desenvolvimento no Estado de Mato Grosso, e nós temos um grande volume de processos dentro da Justiça do Trabalho aqui na região e a cidade de Lucas merece instalações mais modernas, o cidadão merece um local onde ele chegue e seja atendido com conforto, os servidores possam trabalhar com mais conforto também, e pra nós é um motivo de grande alegria estar aqui”.

A nova sede terá capacidade de comportar duas varas do trabalho, duas salas de audiência, dois gabinetes de juízes, salas para assistentes, secretaria, banheiros, saguão, auditório, área para OAB e oficial de justiça. A previsão é que a obra seja entregue até dezembro deste ano.

A Desembargadora Eliney Bezerra Veloso também explicou que esta nova sede será primeira de Mato Grosso a ser construída pensando na sustentabilidade. “É um projeto que vai contemplar ao final a certificação do Selo A em Sustentabilidade, um prédio que tem por meta ser uma construção sustentável, com reaproveitamento de águas de chuva, autossuficiência em produção de energia com a instalação de células de energia fotovoltaica pra captação da energia solar, aproveitamento da energia da iluminação solar no ambiente e ventilação, é um prédio com vários requisitos de sustentabilidade e que será após a sua finalização o primeiro prédio na Justiça do Trabalho a receber esse certificado”.

De acordo com o juiz titular da Vara Trabalhista de Lucas do Rio Verde, Juliano Girardello, o município sedia a unidade trabalhista mato-grossense com a maior movimentação processual no Estado, com volume de processos com média trienal superior a 2.200 processos. “Essa nova sede será muito importante, mais do que pra gente que trabalha na Justiça do Trabalho, acho que é para a sociedade local. A Vara de Lucas do Rio Verde é a vara de maior volume processual do Estado e a gente ainda trabalha em uma estrutura de PAT, de Posto Avançado. Nós temos 18 servidores em um espaço que é para acomodar 10. O novo espaço físico vai comportar uma segunda vara que deve ser instalada em Lucas do Rio Verde, porque o nosso movimento processual já comporta uma segunda vara”.

O prefeito de Lucas do Rio Verde, Luiz Binotti, ressaltou a importância desta parceria para construção desta grande obra que vai beneficiar a população luverdense. “Nós estamos cuidando do presente de Lucas do Rio Verde, mas precisamos olhar para o futuro, por isso estamos construindo, planejando e dando início neste espaço a uma verdadeira cidade jurídica. Hoje lançamos a pedra fundamental do Fórum Trabalhista, mas em breve pretendemos também lançar do Fórum da Justiça, e no futuro da OAB, Ministério Público, Defensoria e Câmara de Vereados. A nossa proposta é reunir neste espaço todos estes serviços para facilitar o acesso para a população luverdense. Quero aproveitar para agradecer a nossa presidente do Tribunal, em nome dela agradecer a todos que se envolveram para trazer aqui essa obra. Isso que a gente está fazendo aqui é para longo prazo e vai atender todo crescimento que Lucas do Rio Verde terá pela frente”.

O vice-presidente da OAB de Lucas do Rio Verde, Ranier Camilo, prestigiou o evento e destacou os benefícios deste investimento. “É com muita alegria que a advocacia luverdense recebe essa notícia da instalação desse novo Fórum do Trabalho. Hoje Lucas do Rio Verde tem a maior contingência de processos do Estado, então a Vara de Lucas do Rio Verde é a que mais movimenta processo dentro do Estado e em razão disso nós precisamos de uma estrutura adequada tanto para atender a advocacia quanto a sociedade e todo o institucional, então estou muito feliz com a implantação desse fórum que vai trazer mais conforto e dar representatividade que Lucas do Rio Verde merece no Estado”.

Para encerrar a fala, a presidente e corregedora do TRT 23ª Região, Desembargadora Eliney Bezerra Veloso, destacou o apreço que tem pelo município. “Sou fã da cidade de Lucas do Rio Verde, é uma cidade de trabalho sério, de trabalho duro, com escolas que são modelo pro Brasil todo, admiro muito todos vocês pelo empenho e pela dedicação. Uma comunidade cresce quando todos estão envolvidos e a gente vê esse envolvimento aqui”.

GABINETE
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


23/10/2026 12:01

Programa Líderes Inovadores capacita mais de 20 pessoas em Lucas do Rio Verde

Grupos apresentam cinco projetos com propostas para melhorar a cidade


23/10/2026 11:20

Lucas do Rio Verde oferece curso gratuito de Rotinas de Departamento Pessoal

Capacitação começa em 3 de novembro e terá 80 horas de duração


23/10/2026 09:01

Natal da Esperança 2026: inscrições para comercialização de alimentos e bebidas terminam hoje (23)

A seleção contemplará oito empresas; o evento será realizado de 5 de dezembro de 2026 a 3 de janeiro de 2027


23/10/2026 08:40

Projeto de parque linear na transformação da BR-163 em avenida coloca Lucas do Rio Verde entre os selecionados em programa nacional

Município receberá assistência técnica especializada para qualificar proposta; iniciativa integra projeto Cidade Presente na Amazônia


22/10/2026 16:42

Saae orienta beneficiários da Tarifa Social sobre atualização cadastral anual

Cadastro deve ser atualizado a cada 12 meses; procedimento pode ser feito presencialmente ou pelos canais de atendimento da autarquia


22/10/2026 07:48

Obras na BR-163: supressão de palmeiras terá intervenção na Avenida da Produção nesta sexta-feira (23) em Lucas do Rio Verde

Serviço será realizado a partir das 21h pela Nova Rota do Oeste, com isolamento de acostamento próximo ao Posto Sabiá, a partir das 15h, para garantir a segurança durante os trabalhos


21/10/2026 15:53

Cultura publica resultado preliminar da seleção de atrações artísticas do Natal da Esperança 2026

Agentes culturais poderão apresentar recurso até o dia 26 de outubro


21/10/2026 15:23

Lucas do Rio Verde: Vacina contra a gripe está disponível para toda a população

As doses estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde, inclusive nos finais de semana e feriados nas UBSs Parque das Araras e Emas


21/10/2026 14:27

Resultado final do Processo Seletivo 03/2026 da Prefeitura de Lucas do Rio Verde está disponível

Homologação marca a conclusão das etapas do certame, destinado à contratação temporária e à formação de cadastro de reserva


20/10/2026 14:12

SAE de Lucas do Rio Verde realiza ações em alusão ao Outubro Verde

A campanha tem como foco a prevenção, diagnóstico precoce e tratamento da sífilis


20/10/2026 09:44

Prefeitura confirma transporte coletivo gratuito em Lucas do Rio Verde neste domingo (25)

Linhas 400, 500 e 600 vão operar sem cobrança de tarifa no segundo turno das Eleições 2026