23/10/2026 19:56:21
https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/8198/

Prefeitura entrega Centro Tecnológico e mais dois espaços ampliados e revitalizados à rede de ensino

Outras obras, de diferentes setores, serão entregues na próxima semana, quando serão comemorados os 32 anos de Lucas do Rio Verde
Por Ascom Prefeitura/Neri Malheiros
30/07/2020 18:32

(Foto: Prefeitura)


Ajustar tamanho da fonte:

Com a entrega do Centro de Ciência, Inovação e Tecnologia Educacional e da ampliação e revitalização da Creche Menino Jesus e do Centro de Educação Infantil Paulo Freire, na manhã desta quinta-feira (30), a Secretaria Municipal de Educação acaba de incorporar mais três espaços devidamente adequados ao modelo pedagógico e à infraestrutura da rede municipal de ensino de Lucas do Rio Verde, já considerados referência na área educacional. 

“Hoje é um dia muito feliz porque estamos nos aproximando da comemoração os 32 anos de emancipação política de Lucas do Rio Verde e, em vez de uma entrega, gostaríamos de fazer a inauguração desta bela escola com todas as crianças que estudam aqui, com todos os pais e fazer uma grande festa. Neste aniversário, queremos presentear Lucas do Rio Verde com muitas outras obras”, ressaltou o prefeito Luiz Binotti, para quem o diferencial do município, transformado em um canteiro de obras mesmo em tempos de pandemia, se deve ao planejamento e à articulação para buscar recursos desde os primeiros dias de gestão.   

Fundada há 33 anos, a mais antiga creche municipal, localizada na avenida São Paulo, no bairro Alvorada, depois da reforma e revitalização teve uma ampliação de mais de 60% do atendimento, passando de 325 para 525 crianças matriculadas nos dois turnos. Ao agregar os espaços da antiga sede do Sebrae e da Polícia Militar, a unidade ganhou três novas salas de aula e outras seis salas para a organização pedagógica e administrativa.

Projetado para atender até 900 crianças, o Centro de Educação Infantil Paulo Freire, no bairro Cerrado, ocupa o espaço do antigo Condomínio Rosa, que estava desativado, e passou por ampla reforma e adequação para se tornar uma unidade educacional com instalações modernas e funcionais. 

Ao todo, foram investidos R$ 1.425.266,23 na obra de reestruturação do prédio, que entre outras dependências, dispõe de 17 salas de aula, biblioteca, brinquedoteca, solários, sala de jogos, sala de psicomotricidade, refeitório, copa, cozinha, três banheiros convencionais e um banheiro para pessoas com deficiência.   

“O CEI Paulo Freire nasceu de um grande sonho. De transformar este espaço ocioso em um centro de referência de educação infantil. Desde o primeiro momento, a gestão pensou em uma escola moderna, bonita, atrativa e com qualidade para que as crianças que aqui estudam recebam uma educação infantil de excelência e com metodologia inovadora, que é o que preza o munícipio de Lucas do Rio Verde”, definiu a gestora Edineia Rocha Bezerra. 

“As obras que estamos entregando hoje para a sociedade luverdense ampliam mais de mil vagas para a educação infantil. Além da revitalização e ampliação da Creche Menino Jesus e do CEI Paulo Freire, estamos organizando a entrega do início das obras de mais duas creches para presentear a sociedade, materializando a entrega de mais de 130 salas de aula durante a gestão do prefeito Binotti e o compromisso de atendimento integral das nossas crianças em idade escolar para não termos mais filas de espera”, declarou a secretária de Educação, Cleusa Marchezan De Marco.  

O Centro de Ciência, Inovação e Tecnologia Educacional está instalado na avenida Espírito Santo, junto ao Centro Municipal de Formação, no local que abrigava a antiga Brinquedoteca, no Jardim das Palmeiras. Ali, sob a coordenação e orientação da equipe do Núcleo Tecnológico, são desenvolvidas atividades como capacitação para professores em robótica com sucatas e tecnologia Lego; capacitação em novas ferramentas tecnológicas; organização das salas maker nas unidades escolares e no próprio Centro Tecnológico para capacitação de professore e alunos; automatização dos processos da Secretaria Municipal de Educação, entre uma série de outras iniciativas próprias da área. 

Para o deputado federal Neri Geller, participar ativamente do processo para a concretização desses atos de entrega de novas obras e investimentos em diferentes setores tem sido muito gratificante e realizador. “Eu me sinto bastante realizado com essas coisas que estão acontecendo aqui em Lucas do Rio Verde. Essas obras sendo entregues hoje, outras escolas sendo construídas, as duas creches que nós conseguimos a aprovação de recursos. É muito bom ser deputado federal e poder ajudar um município que tem o prefeito e toda sua equipe unida no sentido articular e fazer os projetos para trazer os benefícios. Isso aqui é investimento próprio e as duas creches são os dois primeiros convênios assinados pelo governo Bolsonaro para a Educação”, destaca.
 

EDUCAÇÃO
Avalie esta notícia:

Fotos:

Mais em Lucas do Rio Verde


23/10/2026 12:01

Programa Líderes Inovadores capacita mais de 20 pessoas em Lucas do Rio Verde

Grupos apresentam cinco projetos com propostas para melhorar a cidade


23/10/2026 11:20

Lucas do Rio Verde oferece curso gratuito de Rotinas de Departamento Pessoal

Capacitação começa em 3 de novembro e terá 80 horas de duração


23/10/2026 09:01

Natal da Esperança 2026: inscrições para comercialização de alimentos e bebidas terminam hoje (23)

A seleção contemplará oito empresas; o evento será realizado de 5 de dezembro de 2026 a 3 de janeiro de 2027


23/10/2026 08:40

Projeto de parque linear na transformação da BR-163 em avenida coloca Lucas do Rio Verde entre os selecionados em programa nacional

Município receberá assistência técnica especializada para qualificar proposta; iniciativa integra projeto Cidade Presente na Amazônia


22/10/2026 16:42

Saae orienta beneficiários da Tarifa Social sobre atualização cadastral anual

Cadastro deve ser atualizado a cada 12 meses; procedimento pode ser feito presencialmente ou pelos canais de atendimento da autarquia


22/10/2026 07:48

Obras na BR-163: supressão de palmeiras terá intervenção na Avenida da Produção nesta sexta-feira (23) em Lucas do Rio Verde

Serviço será realizado a partir das 21h pela Nova Rota do Oeste, com isolamento de acostamento próximo ao Posto Sabiá, a partir das 15h, para garantir a segurança durante os trabalhos


21/10/2026 15:53

Cultura publica resultado preliminar da seleção de atrações artísticas do Natal da Esperança 2026

Agentes culturais poderão apresentar recurso até o dia 26 de outubro


21/10/2026 15:23

Lucas do Rio Verde: Vacina contra a gripe está disponível para toda a população

As doses estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde, inclusive nos finais de semana e feriados nas UBSs Parque das Araras e Emas


21/10/2026 14:27

Resultado final do Processo Seletivo 03/2026 da Prefeitura de Lucas do Rio Verde está disponível

Homologação marca a conclusão das etapas do certame, destinado à contratação temporária e à formação de cadastro de reserva


20/10/2026 14:12

SAE de Lucas do Rio Verde realiza ações em alusão ao Outubro Verde

A campanha tem como foco a prevenção, diagnóstico precoce e tratamento da sífilis


20/10/2026 09:44

Prefeitura confirma transporte coletivo gratuito em Lucas do Rio Verde neste domingo (25)

Linhas 400, 500 e 600 vão operar sem cobrança de tarifa no segundo turno das Eleições 2026