23/07/2026 03:52:57
https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/12750/

Prefeitura inicia estudo para uso de drone no combate à dengue

Os equipamentos são de última geração e podem fazer o monitoramento e mapeamento aéreo de imóveis e terrenos com imagens em alta resolução
Por Ascom Prefeitura/Gabriela Corsino
21/03/2024 09:15

(Foto: Ascom Prefeitura/Anderson Lippi)


Ajustar tamanho da fonte:

Com pensamentos inovadores, a Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Saúde de Lucas do Rio Verde, aproveitou as tecnologias disponíveis durante o Show Safra, para conhecer de perto o uso de drones para eliminar focos do mosquito de dengue com larvicida.

Essa é uma tecnologia recente que, se adquirida pela Prefeitura, deve ser utilizada no combate à dengue. O Município conta com 126 casos suspeitos notificados, sendo 82 confirmados, de acordo com o cenário epidemiológico de Lucas do Rio Verde.

“Acho importante usar a tecnologia para combater uma situação que é problema para o Brasil inteiro, embora nossos agentes façam um bom trabalho aqui em Lucas do Rio Verde. Todo auxílio é bem-vindo. Nós estamos estudando a questão legal para o utiliza-lo aqui de forma correta e viável”, explica prefeito Miguel Vaz.

(Foto: Ascom Prefeitura/Anderson Lippi)

Os equipamentos são de última geração e podem fazer o monitoramento e mapeamento aéreo de imóveis e terrenos com imagens em alta resolução e precisão geoespacial, sinalizando possíveis focos de criadouros do mosquito Aedes Aegypti de forma aprofundada, e que os agentes de endemias não conseguem acessar, como telhados de casas, lajes, galpões e outros pontos com acúmulo de objetos em terrenos baldios.

“Nós, enquanto Secretaria de Saúde, estamos buscando novas tecnologias para o enfrentamento ao mosquito Aedes a Aegypti e assim obtendo conhecimento para novas ferramentas para combate. Aqui no Show Safra tivemos a oportunidade de ver novas possibilidades até de pulverização para que melhore ainda mais o trabalho. Sabemos que mesmo com todo esforço em novas contratações e o que já fazemos diariamente com nossas equipes os casos continuam acontecendo e precisamos buscar todas as alternativas”, pontua supervisora de Vigilância em Saúde, Claudia Engelmann.

Os locais com focos seriam registrados e referenciados para que seja criada uma estratégia definindo as áreas a serem pulverizadas com os drones e também para que as equipes de combate as Endemias possa orientar os proprietários e realizar as ações necessárias, ou notificar caso o proprietário não seja localizado.

SAÚDE
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


22/07/2026 13:11

Lucas do Rio Verde conquista Selo Caixa Safira em Gestão Sustentável e alcança maior pontuação de Mato Grosso

Município obteve 84 pontos na avaliação da Caixa Econômica Federal e se consolida como referência estadual em governança, transparência e gestão pública eficiente


21/07/2026 17:02

Corrida “O Semeador” abre inscrições nesta quarta-feira (22)

Participantes poderão optar por 5k, 10k ou 21k


21/07/2026 16:54

Secretário de Saúde Welligton Souto anuncia nova coordenação do Espaço Saúde e Regulação

Os serviços serão coordenados pela servidora Juliana Reinheimer, que há mais de um ano atuava como médica reguladora


21/07/2026 15:55

Lucas do Rio Verde inicia período proibitivo das queimadas e reforça ações de prevenção durante a seca

Período começou em 1º de julho e segue até 30 de novembro


21/07/2026 13:35

Linhas 400B e 800B terão alterações de rota, pontos de embarque e horários a partir desta terça-feira (22)

Linhas 400B e 800B terão alterações de rota, pontos de embarque e horários a partir desta terça-feira (22)


21/07/2026 11:35

Atletas de Lucas do Rio Verde garantem vagas para a fase nacional dos Jogos Escolares e Jogos da Juventude

Disputas aconteceram entre 18 e 20 de julho em Campo Verde


21/07/2026 10:29

Prefeitura inicia obra para ampliar segurança viária na Avenida Tocantins

Intervenção contempla 170 metros de extensão, entre o Lago Ernani José Machado e o semáforo da Avenida Pará


21/07/2026 07:28

“Hoje eu conto os dias para voltar”: oficinas culturais fortalecem vínculos, promovem bem-estar e transformam histórias em Lucas

Mais do que ensinar artes, aulas gratuitas da Prefeitura promovem acolhimento e contribuem para o bem-estar emocional dos participantes de todas as idades


20/07/2026 09:05

Dia “D” de vacinação contra a raiva na área rural será na sexta-feira (24)

As doses estarão disponíveis nas UBSs, São Cristóvão, Groslândia e Itambiquara e na Comunidade Campinho Verde, ao lado da igreja, das 8h às 12h


18/07/2026 08:00

Esporte: Campeonato Amador está com inscrições abertas

Competição terá início no dia 29 de agosto em Lucas


17/07/2026 08:31

Merendeiras de Lucas do Rio Verde participam de treinamento e testam receitas com carne ovina

Capacitação reuniu profissionais das 24 escolas da rede municipal e prepara a inclusão de novos pratos na merenda escolar