25/07/2026 07:48:01
https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/8584/

Procon de Lucas orienta que pão francês só pode ser vendido por peso e não unidade

Determinação do Inmetro também estabelece que preço precisa estar em local visível
Por Ascom Prefeitura/Aline Albuquerque
17/05/2021 14:51

(Foto: Divulgação)


Ajustar tamanho da fonte:

O Procon (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor) de Lucas do Rio Verde orienta aos consumidores da cidade, bem como as padarias e panificadoras, sobre as novas regras estabelecidas para a precificação do pão francês, um dos principais alimentos do café da manhã do brasileiro. 

Conforme o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO), por meio da Portaria nº 181 de 21 de abril de 2021, o pão francês, pãozinho de padaria, também conhecido em algumas partes do país como carioquinha, pão de sal, entre outros, só pode ser vendido por peso e não por valor unitário.

Por isso, é preciso que os consumidores se atentem aos preços, bem como os locais de venda do tradicional pãozinho.

De acordo com as novas determinações do Inmetro, publicadas no Diário Oficial da União, a partir de 01/06/2021, o preço do quilo do pão terá que ficar exposto em local visível, próximo ao balcão de venda. E deverá ser grafado com dígitos de pelo menos 5 centímetros de altura.

A portaria recém-publicada também deixa claro que a balança usada para pesar o pão francês deve ter, como característica, um medidor com divisão igual ou menor a cinco gramas, além de visor mostrando ao consumidor o peso e preço a pagar.

GOVERNO E ADMINISTRAÇÃO
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


24/07/2026 10:24

Mais de 400 jovens participam do juramento à Bandeira em Lucas do Rio Verde

Ato cívico marcou uma nova etapa na vida dos jovens luverdenses


24/07/2026 10:04

Programa de Recuperação Fiscal da Prefeitura de Lucas está disponível

Contribuintes podem quitar débitos com descontos em juros e multas ou parcelar em até 48 vezes


24/07/2026 09:11

Secretaria de Educação promove capacitação para professores e gestores da rede municipal

Durante o encontro, foram discutidas ações que serão desenvolvidas no segundo semestre


23/07/2026 10:38

Ação beneficente arrecada mais de 4,3 toneladas de alimentos e repassa doações à Assistência Social

Cerca de 150 cestas básicas serão destinadas às famílias atendidas pelos Cras.


23/07/2026 08:00

Terceira etapa do Circuito Municipal de Corridas de Rua abre inscrições nesta sexta-feira (24)

A Corrida de Inverno terá o limite máximo de  2.300 participantes


23/07/2026 06:00

“Cineminha” da Cultura leva entretenimento e incentivo à leitura ao Jaime Seiti Fujii

Segunda edição ocorrerá nesta sexta-feira (24), com o objetivo de aproximar as crianças da biblioteca, além de oferecer opção de lazer à comunidade


22/07/2026 13:11

Lucas do Rio Verde conquista Selo Caixa Safira em Gestão Sustentável e alcança maior pontuação de Mato Grosso

Município obteve 84 pontos na avaliação da Caixa Econômica Federal e se consolida como referência estadual em governança, transparência e gestão pública eficiente


21/07/2026 17:02

Corrida “O Semeador” abre inscrições nesta quarta-feira (22)

Participantes poderão optar por 5k, 10k ou 21k


21/07/2026 16:54

Secretário de Saúde Welligton Souto anuncia nova coordenação do Espaço Saúde e Regulação

Os serviços serão coordenados pela servidora Juliana Reinheimer, que há mais de um ano atuava como médica reguladora


21/07/2026 15:55

Lucas do Rio Verde inicia período proibitivo das queimadas e reforça ações de prevenção durante a seca

Período começou em 1º de julho e segue até 30 de novembro


21/07/2026 13:35

Linhas 400B e 800B terão alterações de rota, pontos de embarque e horários a partir desta terça-feira (22)

Linhas 400B e 800B terão alterações de rota, pontos de embarque e horários a partir desta terça-feira (22)