17/04/2026 01:44:14
https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/13516/

Profissionais da Educação Especial passam por capacitação em Lucas do Rio Verde

Formação contou com a parceria do Instituto Rodrigo Mendes
Por Ascom Prefeitura/Carine Alves
31/01/2025 12:00

(Foto: Ascom Prefeitura/Andrew Aragão)


Ajustar tamanho da fonte:

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde realizou, nesta semana, uma formação para os coordenadores, professores e monitores que trabalham diretamente com o Atendimento Educacional Especializado (AEE).

Promovida pelo Instituto Rodrigo Mendes, através do projeto “Alavancas Para a Educação Inclusiva”, a capacitação visa eliminar barreiras e oportunizar ações pedagógicas adequadas ao público-alvo da educação especial em todo o Município.

“Como parte da programação da semana pedagógica, o olhar da Secretaria de Educação é contemplar a maior parte possível dos servidores, dos colaboradores, nas suas afinidades dos setores, e a Educação Especial também ocupa um lugar de destaque nessa programação. Nós tivemos reuniões com as equipes gestoras, com os professores do AEE, e com os auxiliares de sala, que são os nossos monitores, para orientar eles enquanto a postura de receber os alunos da educação especial e também algumas formas de atendimento”, explicou a secretária de Educação, Elaine Lovatel.

Com o tema “A Importância da Monitoria na Educação Especial”, a palestra foi ministrada pela coordenadora de formação do instituto, Katia Cibas e pela assessora pedagógica da Educação Especial, Cristiane Quadro.

“É um momento importante para que os profissionais estejam cada vez mais capacitados para auxiliar as crianças com algum tipo de deficiência nas unidades escolares. O Instituto Rodrigo Mendes é referência na educação especial e nos ajuda pelo terceiro ano, a construir práticas que realmente sejam inclusivas nas escolas”, ressaltou Cristiane.

Mais de 260 profissionais participaram da formação. A monitora Valdireni Ferreira, que atua na Escola Municipal Joyce Martinelli Munhak, elogiou o momento com os profissionais.

“As formações são extremamente importantes, pois é quando conseguimos sanar as nossas dúvidas. Cada capacitação nós aprendemos algo novo, que nos ajudam ainda mais em sala de aula. As crianças são diferentes e temos que saber ouvi-las, ter um olhar carinhoso e entendê-las para elas conseguirem expressar seus sentimentos”, finalizou.

EDUCAÇÃO
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


16/04/2026 13:21

Inscrições para Corrida de Outono abrem na próxima quarta-feira (22)

Serão ofertadas 1800 vagas para prova que acontecerá dia 09 de maio


16/04/2026 10:50

Secretaria de Educação de Lucas marca presença em evento do programa União Faz a Vida em Nova Mutum

Na ocasião, foi realizado o lançamento da Campanha “De Portas Abertas para o Mundo”, em comemoração aos 20 anos do programa no estado de Mato Grosso


16/04/2026 07:30

Prefeitura de Lucas do Rio Verde informa que não haverá atendimento ao público nas próximas segunda (20) e terça-feira (21)

Serviços essenciais continuam funcionando e os demais retornam na quarta-feira (22)


15/04/2026 10:42

IPTU 2026: Campanha é lançada com desconto para pagamento a vista ou parcelado

A emissão do boleto do IPTU pode ser feita por meio de aplicativo de forma on-line ou presencialmente


15/04/2026 08:25

Seletivos da Saúde: Prefeitura divulga novos editais de convocação

São convocados sete profissionais, dos editais PSE 001/2026 e PSS 003/2024. Os candidatos devem ficar atentos aos prazos de envio de documentos


14/04/2026 12:56

Central de Regulação reabre ao público nesta quarta-feira (15)

Além do atendimento presencial, a população também pode contar com serviço online, por meio do Whatsapp 3549 8300


14/04/2026 12:00

Dupla Carreiro e Capataz é confirmada na 5ª Festa do Milho em Lucas do Rio Verde

Evento será realizado nos dias 9 e 10 de maio, na rotatória do Paço Municipal, com apresentações de artistas locais e nacionais


14/04/2026 08:34

Avanço no saneamento básico: elevatória é liberada para operação e deve beneficiar 20 mil moradores em Lucas do Rio Verde

Estrutura estratégica na Avenida Ângelo Antônio Dall Alba passou por testes finais e se prepara para iniciar funcionamento


13/04/2026 16:57

Lucas do Rio Verde realiza 2ª etapa do Desafio Agro de MTB no feriado de 1º de maio

Prova contará com com percurso aproximado de 60 quilômetros pelas estradas do município


13/04/2026 15:01

Prefeitura confirma artistas locais na programação da 5ª Festa do Milho

Evento será realizado nos dias 9 e 10 de maio, na rotatória do Paço Municipal


13/04/2026 13:47

UAB/Unemat oferta vagas para curso de especialização em Alfabetização e Letramento

As vagas são prioritárias para professores da educação básica da rede pública; inscrições seguem até dia 30 de abril