06/04/2026 18:47:45
https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/3926/
(Foto: Ascom/Francieli Cela)
Professores, gestores escolares, coordenadores pedagógicos, representantes dos conselhos deliberativos das escolas e pais participaram ontem (19) de uma palestra e bate-papo com o juiz da Vara da Infância e Juventude, Gleidson Grisoste Barbosa. O evento foi realizado no auditório da prefeitura.
O bate-papo faz parte das ações que serão desenvolvidas no município através da parceria entre as secretarias municipais de Cidadania e Habitação, Cultura e Turismo, Educação, Esporte e Lazer e Saúde, com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente, durante a Campanha Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infantojuvenil.
Durante o encontro, o juiz explanou a respeito do procedimento que é realizado a partir do momento em que é detectado um comportamento diferente na criança ou quando ela relata que houve alguma forma de abuso e é feita a denúncia. Posteriormente, os órgãos responsáveis iniciam a investigação, realizam o exame psicológico e físico, a coleta de depoimentos, e por fim, determinar se houve ou não abuso.
O juiz Gleidson Grisoste Barbosa também esclareceu dúvidas dos participantes sobre o processo de investigação e apuração das denúncias e sobre o funcionamento da rede de proteção à criança e adolescente no município.
Também destacou que é importante que os professores fiquem atentos a qualquer alteração de comportamento dos alunos, pois cada vítima de abuso reage de forma diferente e no âmbito escolar é onde essas mudanças podem ser percebidas. “A escola é uma segunda casa, é onde a criança se sente bem, onde se abrem e colocam a situação à tona”.
Dentro do cronograma de ações do município para a campanha está uma caminhada na quarta-feira (21), com saída às 17h30, em frente à Igreja Rosa Mística até o Centro. E para a próxima semana serão feitos os agendamentos de palestras que serão ministradas nas escolas nos próximos meses.