06/07/2026 23:58:48
https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/noticias/13822/

Profissionais de saúde participam de atualização sobre as síndromes respiratórias

O objetivo é identificar os casos que podem se agravar, agir precocemente, evitando a internação hospitalar
Por Ascom Prefeitura/MP
30/05/2025 12:42

(Foto: Ascom Prefeitura/MP)


Ajustar tamanho da fonte:

Médicos e enfermeiros da Rede Municipal de Saúde de Lucas do Rio Verde participam nesta sexta-feira (30), de uma atualização de conhecimentos sobre as Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAG).

A atualização terá como foco, o manejo das doenças respiratórias nas crianças e será ministrada pela médica, especialista em Pediatria, Dra. Pamela Weiss. O encontro será realizado no Espaço Saúde, a partir das 13h.

A secretária municipal de Saúde Dra. Fernanda Heldt Ventura explica que o objetivo da capacitação é melhorar a qualidade do atendimento, dando mais celeridade na identificação dos casos que podem se agravar e levar a internação hospitalar.

(Foto: )

Todos os médicos e enfermeiros da rede municipal participarão da atualização, em duas turmas, em dias diferentes, para que as unidades básicas de saúde (UBSs) mantenham o atendimento a população.

"Essa atualização será revertida num atendimento ainda mais qualificado, para que a gente possa ser mais eficiente no manejo e trazer mais celeridade no atendimento, evitando o agravamento dos casos”, ressalta a secretária de Saúde.

Nos últimos três meses, o número de pacientes que procurou as UBSs com sintomas de doenças respiratórias teve um aumento de aproximadamente 80%. Além das crianças, os idosos também estão entre as principais vítimas.

(Foto: )

Segundo a secretária, Síndrome Respiratória Aguda Grave é o agravamento de várias doenças causadas por vírus e que podem levar a dificuldade de respiração, febre e perda de apetite.

"Todo ano, nós temos um aumento no número de casos, mas este ano, nós temos um agravamento em decorrência da nova cepa do vírus Influenza, que está circulando. Além de outros vírus que já temos e que também podem levar a internação”.

A vacina contra a gripe, disponível em todas as unidades básicas de saúde, para os grupos prioritários, é uma alternativa eficaz, na redução dos casos mais graves da doença.

"É importante que as pessoas que fazem parte dos grupos prioritários sejam imunizados. A vacina não impede que você tenha a gripe, mas reduz as chances de a doença evoluir, levando a internação hospitalar e até a morte”, finaliza a secretária.

É importante saber!

Fazem parte dos grupos prioritários

  • Crianças de seis meses a 14 anos de idade, gestantes, puérperas, idosos, deficientes físicos permanentes, pessoas com doenças crônicas, indígenas e trabalhadores da saúde, educação, segurança, transporte e Correios.
  • Para vacinar, é necessário apresentar um documento de identificação, carteira de vacinação e comprovante de prioridade.

A vacina está disponível, gratuitamente, em todas as UBSs!!

Confira o horário de funcionamento

  • UBSs Bandeirantes e Jardim Amazônia - de segunda a sexta, das 7h às 18h
  • UBS Tessele Junior - de segunda a sexta, das 7h às 19h e nos fins de semana, das 13h às 18h
  • E as demais, de segunda a sexta, das 7h às 10h30 e das 13h às 16h30.
SAÚDE
Avalie esta notícia:

Mais em Lucas do Rio Verde


06/07/2026 17:13

Emissão de NFS-e será feita exclusivamente pelo Portal Nacional a partir desta terça-feira (7)

Mudança atende ao processo de padronização nacional e prepara os contribuintes para as novas regras da Reforma Tributária


06/07/2026 14:38

Equipe "Nós Podemos Nadar" conquista 50 medalhas e garante vagas para etapa nacional dos Jogos Escolares

30 atletas luverdenses disputaram nos Jogos Escolares e Estudantis de Mato Grosso


05/07/2026 15:34

Copa JD Loc Green de Futebol chega ao fim com grandes finais em Lucas do Rio Verde

Competição chegou ao fim neste sábado com jogos decisivos e entrega da premiação


05/07/2026 15:15

Rota Urbana movimenta a Praça dos Buritis com esporte e cultura

Evento reuniu competições, apresentações e atrações para toda a família


03/07/2026 18:32

Saae completa 33 anos levando água e qualidade de vida à população

Evento celebra a trajetória da autarquia e os avanços no saneamento do município


03/07/2026 18:22

Prefeitura abre inscrições para cursos gratuitos de pizzaiolo, massagem modeladora e bolos decorados

As aulas começam em julho e as vagas são limitadas


02/07/2026 18:00

Inaugurada a Delegacia Especializada de Defesa da Mulher de Lucas do Rio Verde

Investimento de aproximadamente R$ 133 mil garante estrutura moderna e atendimento especializado às vítimas de violência


02/07/2026 17:13

União entre Estado e Município marca entrega de escola estadual e anuncia implantação do modelo militar em Lucas do Rio Verde

Com investimento superior a R$11,2 milhões, a nova unidade do bairro Vida Nova passará a ser Escola Bombeiro Militar Dom Pedro II


02/07/2026 09:36

Programa Educacional de Resistência às Drogas forma 240 alunos da rede municipal em Lucas do Rio Verde

Cerimônia realizada nesta quarta-feira (1º) marcou o encerramento das atividades realizadas pelos alunos do 7º ano da Escola Olavo Bilac, conduzidas pelo soldado da PM Alex Porto


02/07/2026 08:34

Com seis shows e entrada gratuita, Prefeitura divulga programação oficial do 11º Dia do Rock em Lucas do Rio Verde

Além das atrações musicais, evento terá praça de alimentação e participação de clubes de carros e motos no dia 11 de julho, na Rotatória do Paço Municipal


01/07/2026 16:46

Lucas do Rio Verde avança na elaboração do Plano Municipal de Adaptação às Mudanças Climáticas

Participação no AdaptaCidades fortalece compromisso previsto no plano de governo da gestão municipal para preparar a cidade para os desafios climáticos